30.9.09

IMAGENS d'AUSTRÁLIA


A jornalista Anita Martins postou em seu blog dois ensaios fotográficos - uma exposição ao ar livre (dela) e o narcer do sol em Byron Bay (Austrália) de Miroslova Darinda.


Confira em Presença de Anita.

A crônica de Amílcar Neves

e algumas informações

Foto: Luis Méndez (Tegucigalpa, 25.9.2009).


T e g u c i g a l p a

Por Amílcar Neves*

Resolvo desprezar o onisciente e caótico Google, bem como a verborrágica e desproporcional Wikipedia, e partir para vetustas publicações em papel. Por que fazer isto? Talvez só pelo prazer de manusear por todos os lados textos físicos, palpáveis, e empilhar livros abertos sobre mesas e cadeiras.

Tegucigalpa carrega a sonoridade harmoniosa e incomparável de todas as palavras verdadeiramente americanas, isto é, pré-colombianas. Desde 1880 capital de Honduras, “segundo país da América Central em superfície e o mais montanhoso”, situada a 975 m de altitude, “a cidade surgiu do antigo povoado de Cerro de Plata, que é o significado de seu nome atual na língua dos nativos locais” (Povos & Países, 1974). “Fundada em 1578, sua origem está ligada às descobertas das minas de ouro, prata e cobre” (Enciclopédia Barsa, 1969) pelos espanhóis na região.

Como quase todos os países centro-americanos, no entanto, Honduras nunca teve uma convivência muito íntima e prolongada com a democracia, o que dificulta, por desconhecimento, a valorização de tal sistema de governo. A partir da independência, em 1838, “uma ininterrupta sucessão de caudilhos dominou o país no restante do século 19” (Nova Enciclopédia Ilustrada Folha, 1996). Sua História recente é essa: “1907: intervenção norte-americana; 1925: guerra civil; 1925-80: ditaduras militares” (Enciclopédia Compacta de Conhecimentos Gerais, 1995).

Assim, fica mais fácil entender como o deputado Roberto Micheletti, presidente do Congresso, conseguiu a aprovação célere da lei casuísta de que se valeu a Corte Suprema para pressionar Manuel Zelaya, presidente constitucional do país desde 2006. O problema é que Zelaya, do Partido Liberal, foi eleito por uma coligação de centro-direita mas fazia um governo de esquerda (aumentar salário mínimo é tido como coisa da esquerda).

Pura ilegalidade: sem processo de impeachment, Zelaya é sequestrado durante a madrugada por militares armados e mascarados, retirado de casa ainda de pijama, enfiado num avião e despachado para a Costa Rica. No mesmo dia, Micheletti, que perdera a indicação do mesmo Partido Liberal para as eleições deste ano, logra finalmente seu objetivo e, com o golpe, assume o poder.

Três meses depois de sair à força, “o presidente deposto volta de forma clandestina para Honduras e refugia-se na embaixada do Brasil em Tegucigalpa” (IstoÉ, 2009).

*Amílcar Neves, escritor.
Crônica publicada na edição de hoje (30.9.2009)
do jornal Diário Catarinense.
Reprodução autorizada pelo autor.

*

Bravos jornalistas
Por Míriam Santini de Abreu

O companheiro jornalista Raul Fitipaldi me ligou cedo nesta segunda-feira, 28. É que nas primeiras horas da manhã a Rádio Globo de Honduras fora invadida pelo exército golpista de Roberto Micheletti, e a emissora estava fora do ar. Uma onda de gelo me percorreu, aguçada pela chuva incessante lá fora, ameaçando mais uma vez deixar Santa Catarina sob a água.

Passei a tarde em busca de informações, temendo o pior, porque os companheiros jornalistas da Rádio Globo de Honduras não são desses de linha de montagem de pseudo-notícias.

Pois às 16h30 em Honduras se soube que eles fugiram dos militares por uma corda desde uma janela. Relata Raul, a partir de informações vindas de lá: “Agora a rádio está transmitindo de forma precária desde a periferia de Tegucigalpa, em lugar oculto. As pessoas a localizam pelos telefones celulares dos jornalistas e pelo chat da rádio. Esses jornalistas heróis agora se dedicam através da rádio clandestinizada a proteger a comunidade das agressões nos morros, nos bairros e colônias. ISSO É JORNALISMO. Honduras está de festa pela coragem do jovem jornalista Rony Martínez Chávez e do licenciado David Romero Ellner. Heróis de Honduras junto aos desaparecidos e mortos, e à última martir hondurenha, a trabalhadora e estudante Wendy Ávila, sepultada hoje em Tegucigalpa e assassinada com gases tóxicos jogados fora e dentro da embaixada do Brasil.”

Na grande mídia do Brasil, que alardeia isenção e imparcialidade, continuam chamando Micheletti de “presidente interino”.

Raul e o jornalista Celso Martins, aqui de Floripa, estão em contato direto com os colegas de Honduras. Cumprimentos cheios de orgulho aos dois e aos jornalistas hondurenhos!

Veja vídeo com depoimentos sobre a situação de Honduras.


*
Instituto de Estudos de Gênero
Lançamento do site do FG9

Prezad@,
Gostaríamos que divulgasse a informação abaixo:

Informar que o site do Fazendo Gênero 9 já está no ar. No momento, estão abertas as inscrições para propor Simpósio Temático. Acesse o site: http://www.fazendogenero9.ufsc.br/ e consulte as normas para propor ST. O formulário de inscrição encontra-se no pé da página do link Inscrições. Esclarecemos que a partir de hoje, 25/09/2009, as inscrições não serão mais encaminhadas por e-mail.

Jair Zandoná
Secretaria do Fazendo Gênero 9
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Filosofia de Ciências Humanas
E-mail: fazendogenero9@gmail.com
Site: http://www.fazendogenero9.ufsc.br
Telefone: 55 48 3721 6440

*

CINEMA CUBANO


O drama bélico cubano "Kangamba" é exibido em Florianópolis pela primeira vez como parte da programação cultural-cinematográfica da ACJM-SC. O mais recente filme do cineasta Rogelio Paris recria o imemorável combate das tropas angolanas e cubanas contra forças contra-revolucionárias numericamente superiores, assistidas pelo regime de apartheid da África do Sul, na localidade de Cangamba, em Angola. Durante mais de uma semana, se desenvolve um batalha desigual, que também atinge a população civil.

Nos primeiros dias de agosto de 1983 um grupo de 82 assessores cubanos junto a algo mais de 800 combatentes das Forças Armadas para a Libertação de Angola foram fustigados num espaço físico menor ao de um campo de futebol e saíram vitoriosos.

29.9.09


ECOS DA
FESTA DO
DIVINO

6.9.2009

Apresentação do grupo sertanejo universitário Hellipe e Helon.
















28.9.09


Missa

EXALTAÇÃO DA
SANTA CRUZ

(Sambaqui, 27.9.2009)

Celebração aconteceu no Centro Comunitário de Sambaqui.









TRANSLADO
IMAGEM DE
SÃO PEDRO





Dona Vanda seca a imagem de São Pedro, molhada pelas chuvas.

TRAGÉDIA EM SANTA CATARINA

13h

Temporal, granizo e
vendaval provocam
prejuízos em
municípios catarinenses


Foto: EFE.

O Departamento Estadual de Defesa Civil registrou, nesta segunda-feira (28), prejuízos causados por temporal, vendaval e granizo nos últimos dois dias em 29 municípios das regiões Oeste, Meio-oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul. A Defesa Civil estima que o número de casas danificadas ultrapassam 4 mil e o número de pessoas diretamente afetadas chegue a 40 mil.

Fonte: Defesa Civil. Acompanhe aqui as informações oficiais sobre a tragédia.

*

CHUVA FORTE E
PERSISTENTE EM SC!


28,9.2009

Areas de instabilidade com chuva moderada a forte em SC, intensa atividade elétrica e ventos fortes de 60 a 80km/h, associados aos temporais deve permanecer na maior parte do dia se segunda-feira, deslocando-se para o Planalto e litoral durante a tarde. Até o momento os registros de chuva mais significativa concentram-se do Oeste ao Litoral Sul. Ocorreu queda de granizo pelo estado com prejuizo para agricultura e danos às construções. As tabelas abaixo mostram valores de precipitação acumulada nas ultimas 36 horas e vento máximo.

27.9.09

POEMAS E CONTOS
DE CONCURSO
GANHAM EDIÇÃO


Confira também as últimas do Fórum de Cultura

Capa do livro com os trabalhos dos estudantes.

Foi lançado no último sábado o livro "1º Concurso Literário de Prosa e Poesia da Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa e Festa do Padroeiro", com trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio do Distrito. O lançamento ocorreu durante solenidade no Cesusc, instituição que apoiou a edição do livro.

Confira os trabalhos premiados no site Santo Antônio de Lisboa.





Vencedores do Concurso Literário de Santo Antônio de Lisboa.

*
As últimas do
FÓRUM
CULTURAL


Caríssimos (as),

O Fórum Cultural de Florianópolis- FCF, novamente reuniu um diversificado e numeroso grupo. Compareceram mais de 60 pessoas.

Você que ainda não é membro do FCF, responda esta mensagem solicitando sua ficha de inscrição. Após preencher e assinar, envie para o endereço que estará descrito na própria ficha, ou entregue diretamente para algum membro da executiva. Você terá a oportunidade de fazer desta forma, entregar pessoalmente a ficha, em nossa plenária, que acontecerá num intervalo do segundo dia (03/09 - sábado, na UFSC ) da Conferência Municipal de Cultura. Fique atento(a), pois estaremos divulgando, em breve, a sala (próxima ao auditório da Conferência) e o horário. Nesta plenária, iremos escolher os nomes do FCF que serão submetidos à Conferência para integrarem o Conselho Municipal de Cultura.

Abaixo, um resumão do que foi discutido e deliberado em nossa última assembleia extraordinária, cuja pauta teve 6 pontos extensos, representando um pouco dos muitos assuntos represados nas respectivas áreas.

1 - Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal: Após informes sobre a aprovação da lei do Conselho e de sua prometida sanção pelo Prefeito, na II Conferência Municipal de Cultura, relatou-se os encaminhamentos já tomados para a rápida tramitação do Fundo Municipal de Cultura, que se encontra na Câmara e que a executiva estará acompanhando até o fim. Após exaustiva discussão, o Fórum decidiu que reunira-se durante a Conferência Municipal de Cultura, conforme escrito acima.

2 - Sindicatos: Explanação sobre complicado assunto da representação sindical (pelega e aparelhista) dos artistas, especialmente usando o exemplo do SATED. Deliberou-se que esta discussão deverá dar-se em nível estadual, amadurecida junto aos diversos grupos temáticos do Fórum, sendo estes por segmento artístico, sempre articulados por outros grupos no estado, buscando uma legítima base de oposição.

3 - Concurso de logotipo para o Fórum: Apresentada a importância do concurso, mais algumas considerações acerca de sua formatação, a executiva ficou encarregada de apresentar proposta regulamentadora na próxima assembléia.

4 - Eventos: A executiva apresentará proposta de eventos, como debates sobre cultura, incluindo a presença de renomados de diversas áreas, e intervenções no espaço urbano. Como idéia, comentou-se sobre um projeto de ocupação artística no Parque Municipal do Córrego Grande. Estas ações serão definidas a partir da criação dos grupos temáticos, onde será possível criar uma demanda e logística para estes eventos.

5 - PLC nº. 928 / 2007 (que cria a Tela Histórica e Cultural): Sobre o PLC nº 928 / 2007, que cria a Tela Histórica e Cultural, de autoria do vereador Márcio de Souza, deliberou-se, após algumas considerações sobre necessárias mudanças no mesmo, que será discutido no âmbito da câmara de artes plásticas, uma proposta de alteração. Ocorreu ainda um debate sobre a Lei Municipal 3255/89, aprovada em 1989 e implantada em 1997, que dá direito às construtoras de aumentar em 2% o estabelecido como área total pelo Plano Diretor municipal. Para isso, o empresário deve colocar no prédio, num campo de visão do transeunte, uma obra de arte.

6 – Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes: Preocupados com a frágil situação funcional da Franklin Cascaes, o Fórum decidiu que defenderá a criação de um quadro próprio de funcionários, hoje inexistente no órgão, deixando-o política e administrativamente abalado. Além disto, o Fórum deliberou que, além de uma fundação cultural forte e atuante, Florianópolis também precisa de uma Secretaria Municipal de Cultura.

Observação Geral:

- Referente às Câmaras temáticas, será enviado um e-mail pelo Fórum, somente aos membros cadastrados, para recebermos as manifestações e adesões. Após isto, serão criados os grupos para deliberar as próximas ações. Portanto, repito, solicite já a sua ficha pelo e-mail forumculturaldeflorianopolis@gmail.com

Um grande abraço.

Murilo Silva - Presidente do FCF

26.9.09

EXALTAÇÃO
DA
SANTA CRUZ

Procissão de São Pedro
Domingo, 27.9.2009



Está tudo pronto para a Missa da Santa Cruz nesse domingo (27.9), às 10 horas, na Ponta do Sambaqui. A celebração que acontece no mês da Exaltação da Santa Cruz é organizada pela Comunidade de São Pedro Apóstolo, responsável pelas missas dominicais no Centro Comunitário de Sambaqui. "Nós queremos conseguir um terreno e construir uma capela para São Pedro, o padroeiro dos pescadores", explica dona Vanda Martins (foto abaixo). A imagem de São Pedro sairá em procissão do Centro Comunitário às 9h30, seguindo na direção da Ponta do Sambaqui pela rodovia Rafael da Rocha Pires (estrada geral).



UM PERALTA NO TRAPICHE

Em dia de vento sul (24.9.2009)