12.6.09

Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa
COMEÇA FESTA
DO PADROEIRO



Inicia em instantes a programação da Festa de Santo Antônio, Padroeiro do Distrito de Santo Antônio de Lisboa, com a realização de uma novena (19h30, 12.6), seguida de apresentações dos grupos de Boi de Mamão e Pau de Fita de Sambaqui.

Depois se apresentam as bandas Compasso Aberto (21h30) e Kid Joe (23 horas).

Durante a programação vão acontecer atividades de lazer para as crianças promovidas pelo SESC.

Tudo isso na igreja de Santo Antônio, pátio e salão paroquial.


Sábado, 13.6

14h – Primeiro Encontro das Rendeiras da Ilha. Feira das Alfaias.
18h30 – Missa em homenagem ao Padroeiro.
20h – Concurso de quadrilhas juninas e casamento na roça.
23h – Apresentação musical (Forró)
* Atividades de lazer do SESC para as crianças durante a programação.


Domingo, 14.6

9h30 – Missa
18h – Encerramento. Apresentação de documentário e show com a banda Gente da Terra. Salão Paroquial Valerico de Souza.


Centro Histórico pode se
tornar patrimônio nacional


O Centro Histórico de Santo Antônio de Lisboa pode virar patrimônio histórico e artístico nacional, através do projeto Freguesias Luso-Açorianas da Grande Florianópolis. Num primeiro momento a iniciativa incluirá o Ribeirão da Ilha, Enseada de Brito (Palhoça) e São Miguel (Biguaçu). Depois será a vez da Lagoa da Conceição (entorno da igreja) e São José.

A informação foi dada na última quarta-feira (10.6) pelo chefe da Divisão Técnica Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado, Fabiano Teixeira dos Santos, aos participantes da reunião entre as entidades locais, a Câmara Municipal e os órgãos culturais.

O encontro que integrou a Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa foi realizado no salão paroquial Valerico de Souza, com a presença do presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Aurélio Valente (PP), e de Anita Pires, superintende da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), entre outros. A Fundação Franklin Cascaes não compareceu.

Segundo o dirigente do Iphan, o projeto de tombamento do Centro Histórico de Santo Antônio e demais existe desde a década de 1980, mas foi abandonado devido a dificuldades operacionais do órgão. “Ele foi retomado agora com a realização de novos estudos”, destacou Santos. Todos esses tombamentos podem acontecer ainda em 2010.

A notícia não chegou a empolgar muito as lideranças locais. Segundo Cláudio Andrade, coordenador da Semana Cultural, o ato de tombamento deve ser acompanhado de assistência técnica e apoio financeiro para que os proprietários possam manter as edificações. “Muitos casarios históricos de Santo Antônio se perderam. E para o pouco que sobrou não há uma política de preservação. Muitas pessoas não têm recursos para restaurar as suas casas”, destacou Andrade. As intervenções em patrimônios protegidos precisam de projeto técnico complexo, mão-de-obra especializada e materiais especiais, o que encarece as obras.

O provedor da Irmandade do Divino Espírito Santo, Gabriel Pires Vaz, lembrou as dificuldades de relacionamento entre a comunidade e os técnicos do patrimônio durante a restauração da Igreja de Santo Antônio. “Chegaram a querer proibir que se acendessem velas dentro da igreja”, exemplificou. “Vocês precisam ser mais flexíveis”.

Festas do Divino

Durante o denominado Painel Cultural, que serviu de aproximação entre as entidades locais e os órgãos de fomento da cultura, Gabriel Vaz, sugeriu a adoção de um calendário unificado de Festas do Divino em Florianópolis. Elas poderiam ser realizadas com uma divulgação conjunta e apoio oficial, todo mês de maio, enriquecendo o calendário do turismo religioso na cidade.

Nenhum comentário: