Mostrando postagens com marcador Sambaqui. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Sambaqui. Mostrar todas as postagens

4.4.12

.

Relevância da Páscoa
Emanuel Medeiros Vieira
.
Mandala de pescador (Laguna-SC)
Fátima Barreto Michels
.
Um entardecer na orla de
Santo Antônio de Sambaqui

Celso Martins

*


RELEVÂNCIA DA PÁSCOA


Por EMANUEL MEDEIROS VIEIRA


O Cristianismo é uma idéia que sai dos limites dos dogmas estabelecidos pelas igrejas que o adotam.

Poucos são os hierarcas e fiéis que têm a consciência das reais da dimensão da mensagem cristã.

“A Encarnação em Cristo, para muitos pensadores, é a assunção da grandeza do homem enquanto homem”.

Na interpretação dos humanistas, o jovem Cristo foi um dos muitos judeus daquele tempo, que, inquietos com a situação política de seu povo, procuravam uma saída para a liberdade.

A Palestina estava sob domínio do Império romano e era tempo de Tibério, representado por Pilatos. O território se dividia em cinco pequenos reinos, depois da morte de Herodes.

Como analisou alguém, como outros fundadores de religiões, a ele se atribui origem divina, correspondendo à necessidade humana de lidar com a finitude, o desaparecimento e a Morte.

“Era necessária a reafirmação da antiga aliança, com a Encarnação, a renovação da promessa mediante um homem de carne e osso, enviado do Absoluto, para pregar o amor – ou seja, a solidariedade essencial entre os homens como pressuposto de sua salvação”.

Sim: Ele é tanto mais o filho de Deus quanto é amigo e irmão de todos os homens.

“O irmão e o amigo a que recorremos, nos rincões de nossa alma, onde se recolhe o sofrimento, porque n’Ele – que é parte de nós mesmos – podemos confessar as humilhações sofridas, o nosso desespero, a nossa desesperança do futuro, o nosso desamor para com o próximo, e contar com o seu consolo e perdão”, como analisa sabiamente Mauro Santayana.

Isso não absolve os erros da Igreja desde Constantino.

Mas Cristo é maior que a Igreja.

Páscoa é Ressurreição.

Cristo está além dos super-mercados da fé, que usam o seu nome para ludibriar e enganar os carentes, os humilhados e ofendidos deste mundo.

A teologia deve ser da esperança, e não da mera prosperidade material.

Importa agora é o Cristo reconciliado com nós mesmos, e não o mau uso do seu nome por impérios religiosos que usam o se nome, arrecadando bilhões.

“Nós podemos contar com Cristo, em qualquer capelinha de estrada, em todos os corações que sofrem”.

Insisto – não esqueçamos: Páscoa é Ressurreição, e nessa capelinha de estrada nos mostramos como nós somos, sem subterfúgios, sem dissimulações, sem hipocrisias.

Nus e desamparados – em busca da verdade.

(Salvador, abril de 2012)

*

Um entardecer na orla de
Sambaqui e Santo Antônio

















Fotos: Celso Martins (3.4.2012)


*

Começando a
Semana Santa


Por Fátima Barreto Michels

...e por isto amigos,

estive nos Molhes da Barra ontem [31.3] ao final da tarde.

Vai procês um mandala* que o pescador desenhou com sua tarrafa.


Mandala em 3 Clics







(*) Mandala.

1. No tantrismo, diagrama composto de círculos e quadrados concêntricos, imagem do mundo e instrumento que serve à meditação.

P.S.: eu não sabia, mas MANDALA é substantivo masculino (Aurélio virtual)