4.4.12

.

Relevância da Páscoa
Emanuel Medeiros Vieira
.
Mandala de pescador (Laguna-SC)
Fátima Barreto Michels
.
Um entardecer na orla de
Santo Antônio de Sambaqui

Celso Martins

*


RELEVÂNCIA DA PÁSCOA


Por EMANUEL MEDEIROS VIEIRA


O Cristianismo é uma idéia que sai dos limites dos dogmas estabelecidos pelas igrejas que o adotam.

Poucos são os hierarcas e fiéis que têm a consciência das reais da dimensão da mensagem cristã.

“A Encarnação em Cristo, para muitos pensadores, é a assunção da grandeza do homem enquanto homem”.

Na interpretação dos humanistas, o jovem Cristo foi um dos muitos judeus daquele tempo, que, inquietos com a situação política de seu povo, procuravam uma saída para a liberdade.

A Palestina estava sob domínio do Império romano e era tempo de Tibério, representado por Pilatos. O território se dividia em cinco pequenos reinos, depois da morte de Herodes.

Como analisou alguém, como outros fundadores de religiões, a ele se atribui origem divina, correspondendo à necessidade humana de lidar com a finitude, o desaparecimento e a Morte.

“Era necessária a reafirmação da antiga aliança, com a Encarnação, a renovação da promessa mediante um homem de carne e osso, enviado do Absoluto, para pregar o amor – ou seja, a solidariedade essencial entre os homens como pressuposto de sua salvação”.

Sim: Ele é tanto mais o filho de Deus quanto é amigo e irmão de todos os homens.

“O irmão e o amigo a que recorremos, nos rincões de nossa alma, onde se recolhe o sofrimento, porque n’Ele – que é parte de nós mesmos – podemos confessar as humilhações sofridas, o nosso desespero, a nossa desesperança do futuro, o nosso desamor para com o próximo, e contar com o seu consolo e perdão”, como analisa sabiamente Mauro Santayana.

Isso não absolve os erros da Igreja desde Constantino.

Mas Cristo é maior que a Igreja.

Páscoa é Ressurreição.

Cristo está além dos super-mercados da fé, que usam o seu nome para ludibriar e enganar os carentes, os humilhados e ofendidos deste mundo.

A teologia deve ser da esperança, e não da mera prosperidade material.

Importa agora é o Cristo reconciliado com nós mesmos, e não o mau uso do seu nome por impérios religiosos que usam o se nome, arrecadando bilhões.

“Nós podemos contar com Cristo, em qualquer capelinha de estrada, em todos os corações que sofrem”.

Insisto – não esqueçamos: Páscoa é Ressurreição, e nessa capelinha de estrada nos mostramos como nós somos, sem subterfúgios, sem dissimulações, sem hipocrisias.

Nus e desamparados – em busca da verdade.

(Salvador, abril de 2012)

*

Um entardecer na orla de
Sambaqui e Santo Antônio

















Fotos: Celso Martins (3.4.2012)


*

Começando a
Semana Santa


Por Fátima Barreto Michels

...e por isto amigos,

estive nos Molhes da Barra ontem [31.3] ao final da tarde.

Vai procês um mandala* que o pescador desenhou com sua tarrafa.


Mandala em 3 Clics







(*) Mandala.

1. No tantrismo, diagrama composto de círculos e quadrados concêntricos, imagem do mundo e instrumento que serve à meditação.

P.S.: eu não sabia, mas MANDALA é substantivo masculino (Aurélio virtual)

6 comentários:

Clarice Villac disse...

Belíssimas, inspiradas fotos !

Anônimo disse...

Gostei muito de tudo oque li e vi nesse blog. Achei as fotos lindíssimas e a crônica plena de teologia do escritor Emanuel Medeiros Vieira, que conheci quando alunos do C.Catarinense. Ele é muito mais novo que eu.

Apenas gostaria de acrescentar à frase: "Cristo é maior que os erros de sua Igreja", que Cristo é infintamente maior que os erros e os acertos, que são muitos, de sua Igreja.
Nossa Igreja nunca erra quando segue "in totum" os ensinamentos de seu Fundador, mas erra muito quando nós, a Igreja, nos afastamos dos ensinamentos de Cristo e queremos ditar nossas regras ao mundo.
Para todos e em especial ao Tadeu o meu saudoso e carinhoso abraço.
João Jerônimo de Medeiros, o JJ do CC, lá por 1957/59.

Tereza Dalva Rodel disse...

Gostei do texto de E.M.Vieira, das fotos do Celso Martins e das fotos da minha amiga do coração, Fá Barreto. Sempre inspirada.Quando é que tu vais me levar para conhecer esse lugar Fá????
Bjs, Tereza Rodel

José Alberto de Souza disse...

Para a "poderosa" Fátima, aproveito essa excelente oportunidade para lhe enviar meus sinceros votos de Feliz Páscoa, bem como externar os sentimentos que me inspiraram o brilhante texto e as fotos artísticas captadas através da emoção dos retratistas.

Anônimo disse...

Carinhosas e honrosas visitas nos trazem sentimentos de renovaçao muito importantes ao espírito pascoalino. Assim, com Clarice de Campinas/SP, Tereza de Laguna, Prof. João Jerônimo de Tubarão e José Alberto de Jaguarão/RS fazemos elos com a ilha de Santa Catarina, diretamente com Santo Antonio de Lisboa/Sambaqui. Bj da Fatima.
P.S.:Lembrando ao José Alberto e ao Celso Martins,este autor da orelha, que estamos irmanados desde o Varal Antológico onde nos conhecemos.

Zuleida disse...

A Fátima sabe como mostrar as belezas de Laguna! Parabéns, artista!