31.5.09

DOMINICAIS


A abertura Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa será marcada pelo retorno dos "Sábados Culturais" do Baiacu de Alguém, dia 6.6, às 21 horas, com a presença do grupo Portal do Choro - samba, chorinho, MPB, e outras atrações. Alimentação: Bistrô da Leila. Bebidas no local. Ingresso: R$ 10,00. Vestindo a camiseta do Baiacu: R$ 5,00.


Detalhe do interior da igreja de Santo Antônio e N.S. das Necessidades.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 7 - Domingo
14h - Sessão de autógrafo do livro “Cada Macaco no seu Galho”, de Cristina Santos.
15h30 - Show Acústico MPB, com Joana Cabral e Jorge Lacerda. Local: Feira das Alfaias/Praça Roldão da Rocha Pires.

Dia 8 - Segunda-feira
19h30 - Lançamento de Concurso Literário (contos e poesia). Lançamento do projeto Fazendo Cinema na Comunidade.
20h - Apresentação da Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jéferson Della Roca. Local: Igreja de Santo Antônio e Nossa Senhora das Necessidades.

Dia 9 - Terça-feira
Das 8 às 11h, das 14 às 16h00 e das 18 às 20h - Mostra de Cinema Catarinense. Local: Auditório da Cesusc.
20h30 - Mostra comemorativa 24 anos da Casa Açoriana e 80 anos de Eli Heil. Local: Centro Cultural Casa Açoriana.

Dia 10 - Quarta-feira
Das 8 às 11h, das 14 às 16h00 e das 18 às 20h - Mostra de Cinema Catarinense. Local: Auditório da Cesusc.
20h - Painel cultural com participação da Câmara Municipal de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes, Ipuf, Secretária de Turismo, Iphan e entidades locais.
20h30 - Abertura da exposição Motivos de Santo de Antônio. Espaço Cultural Santo de Casa (r 15 de Novembro).

Dia 11 - Quinta-feira
6h - “Fazendo Arte na Rua” - Participação das escolas e comunidade na Confecção dos tapetes de “Corpus Christi”.
20h - Abertura do salão Comida Típica da Ilha, sob a orientação da profª Silvana Graudenz Müller (IF-SC, ex-Cefet). Local: Salão Paroquial Valérico de Souza. Reservas: (48) 3235 2572. (Realização Convivium Engenho de Farinha – Slow Food. E-mail: engenhoandrade@gmail.com). Mostra de fotografias “Olhar Açoriano”, de Flavio de Oliveira

Dia 12 - Sexta-feira
Abertura da Festa de Santo Antônio
19h30 - Novena
20h30 - Boi de mamão de Sambaqui
21h - Pau de fita de Sambaqui
21h30 - Show com a banda Compasso Aberto
23h - Banda Kid Joe
* Durante a festa haverá atividades de lazer promovido pelo SESC

Dia 13 - Sábado
18h30 - Missa do padroeiro
19h30 - Procissão da imagem de Santo Antônio
20h - Concurso de quadrilhas de São João e casamento na roça
22h30 - Show musical com banda de forró
* Durante a festa haverá atividades de lazer promovido pelo SESC

Dia 14 - Domingo
9h30 - Missa


Realização - Irmandade do Divino Espírito Santo, AARTESAL e Associação Cultural Baiacu de Alguém.

Apoio - Cesusc, Fundação Catarinense de cultura, Fundação Franklin Cascaes, AMSAL, Banco do Brasil, Cinemateca Catarinense, Associação de Bairro de Sambaqui (ABS), IF-SC (ex-Cefet), Mostra de Cinema Infantil de Florianopolis, Ótica Brasil e SESC.

*
EMANUEL MEDEIROS VIEIRA


O escritor Emanuel Mendeiros Vieira e sua companheira Célia retornaram hoje (31.5) a Brasília, nas primeiras horas, levando na bagagem as lembranças da mesa-redonda e do lançamento do livro "Olhos Azuis - Ao sul do efêmero" na última quinta-feira na UFSC ”. Por um bom tempo vão se lembrar da farinhada no engenho de José Roberto de Andrade (Beto); a visita ao jornalista Raul Longo na Ponta do Sambaqui; o almoço de sábado com o irmão Paulo Leonardo Medeiros Vieira e o sobrinho Paulo, no restaurante do Dandão; e da Festa do Divino do Ribeirão da Ilha.

Aproveitei a presença de Emanuel na cidade, hospedado na residência do artista e crítico Janga, na Praia Comprida/Caminho dos Açores, para iniciar uma entrevista com ele. Afinal, o conheci em 1972, nos tempos do Colégio de Aplicação da UFSC, antes ainda do lançamento de seu primeiro livro, Expiação de Jerusa. Hoje com 64 anos de idade e tendo sobrevivido aos ataques recentes de uma malina bactéria, Emanuel não perdeu o lume interior, a chama, aquela vibração continuada, a exaltação de um guri. Permanece um observador arguto, externando sempre sua exacerbada idolatria pela existência, cantando sempre as virtudes do ser humano, mas reservando um lado para as mazelas sem com elas se envolver.

Dizer que ele continua assim é insuficiente, ou seja, o Emanuel que ainda ensarilha as armas aguçou todas essas qualidades: a visão plural que tinha do mundo e da vida se ampliou frente a complexidade cada vez maior do conhecer. Se antes, o escrever era uma simples necessidade, uma catarse como ele costuma dizer, hoje se tornou primordial, faz parte de seu corpo, tão importante quanto respirar. Caminhando com certa dificuldade, apoiando-se às vezes no interlocutor, ele declama continuamente a poética que faz da vida e dos humanos habitantes da Terra, gesticula como um regente, conduzindo o fio do raciocínio.

PS - O livro Olhos Azuis - Ao sul do efêmero, de Emanuel Medeiros Vieira, pode ser encontrado na Casa Açoriana (Centro Histórico de Santo Antônio de Lisboa).


Com Raul Longo e Ida na Ponta do Sambaqui.



Emanuel, Célia, Paulo e Paulinho Medeiros Vieira.

*
Reunião da ABS

Pauta da próxima reunião da Associação de Bairro de Sambaqui (ABS), terça-feira (1º.6), às 20 horas, no Anexo do Casarão.

* II Arraiá Açoriano
* Oficinas de Artes Cênicas
* Equipamentos Justiça Federal
* Evento N.A.
*Participação em Seminário do Instituto Carijós
* Contrato de Prestação de Serviços Contábeis

*
Victor Jara

Confira: "Los estremecedores testimonios de cómo y quiénes asesinaron a Víctor Jara", por Jacmel Cuevas P. do site La Haine, que detalha "el interior del Estadio Chile - construido sólo cuatro años antes de los hechos - era un escenario 'dantesco' debido a la gran cantidad de prisioneros: 5.600".

Nenhum comentário: