28.5.09

Tezza é censurado
em Santa Catarina



Uma obra literária acaba de ser censurada pela Secretaria de Educação de Santa Catarina - Aventuras Provisórias, de Cristóvão Tezza. O preconceito de carolas aliado a uma certa dose de ignorância cortaram a cabeça de um livro que recebeu os prêmios Petrobras de Literatura Brasileira, Jabuti, Bravo – Livro do Ano, Prêmio Portugal e Prêmio São Paulo de Literatura.

Explica a nota oficial da Secretaria de Educação: "Em vista das observações de dois professores que atuam em unidades da rede estadual, feitas após a leitura do livro e antes de utilizá-lo em classe, e em decorrência da constatação de expressões consideradas incompatíveis com a idade de alunos das séries iniciais do ensino médio, a SED, por prudência, resolveu recolher todos os exemplares do autor às Gerências Regionais de Educação e ao Almoxarifado Central da Secretaria".

Decisão infeliz com base em parecer pífio que dá a medida de nossa civilização.

2 comentários:

J.L.CIBILS disse...

Caro Celso, nao conheço o conteudo desta obra, mas trocando alho por bugalho, fica a pergunta, quem paga o PREJUIZO da compra destes livros?
Qual o destino agora desta obra literaria agora descartada?
É provavel que pare em algum LIXAO, as espreitas por ai, derrepente em uma manha de nevoeiro, alguem encontre em algum terreno baldio, uma quantidade X, de volumes decaixas e mais caixas deste livro, jogadas por ai e depois irao dizer com a cara mais deslavada que nao sabiam de nada.
Vamos recaptular, lembra agora recentemente qual o destino que foi dado a muitas coisas que foram doadas para os FLAGELADOS?
Umas enterradas em um terreno de Palhoça, outras vendidas na maior cara de pau em municipio visinho de Ilhota.
Qual o destino que irao dar a estes livros?
LIXAO ou VENDIDOS no mercado clandestino????

J.L.CIBILS disse...

Conselho é bom e estou vendendo.
Que tal pra nao ficar muito feio a lambança com as obras literarias equivocadamente CENSURADAS, serem doadas para todas as bibliotecas publicas e se sobrar enviar para as de outros estados.
Fica ai esta ideia, melhor que queimar, jogar no lixao ou ser encontrada a venda com selo do governo em algum sebo.