17.1.12

.

PARAÍSO PROFANADO


Laguna-SC
Prainha do Farol de
Santa Marta está
imprópria para o
banho, diz a Fatma


A Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna-SC, é a única praia do município imprópria para o banho segundo o último relatório de balneabilidade da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma). Até a praia da Lagoa de Cabeçudas, imprópria para o banho quase todo o ano, está agora apropriada para o banho.



No município de Laguna dos sete pontos examinados pela Fatma seis se encontram próprios e um impróprio para banho, exatamente a Prainha do Farol. Na última coleta do órgão ambiental, no dia 11, foram detectadas 5000 bactérias Escherichia coli em 100 mililitros (ml) coletados.
Segundo a Fatma, uma praia é considerada imprópria “quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000
Escherichia coli por 100 mililitros”. Na Prainha tem 5000.

Essa bactéria Escherichia coli (E.c.) está presente nas fezes de animais de sangue quente, servindo de indicador para a análise das condições de balneabilidade das praias de Santa Catarina. Confira mais detalhes no site da Fatma.


As fotos são dos dias 29 e 30 de dezembro de 2011.
Farol de Santa Marta, Laguna-SC. Por Celso Martins

Um comentário:

Anônimo disse...

Coisa mais triste isto............e é uma coisa recorrente....os nossos paraísos estão sumindo na mesma proporção que as nossas vozes calando...........SAUDADE DE VCS e da nossa ORGANIZADA indignação!

amarilis laurenti
joinville - sc