30.9.10

.

UMA TARDE
NO ENGENHO

Alunos da Escola Autonomia conhecem um pouco

da cultura tradicional de Santo Antônio de Lisboa


Mais:
Rosana Bond vai lançar

livros e revista na Bolívia




Alunos da Ascola Autonomia tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (30.9): ouviram histórias de bruxas e lobisomens, cantaram e dançaram com o boi de mamão, passearam de carro de boi, acompanharam o trabalho de um oleiro e conheceram os engenhos de farinha de mandioca e cana-de-açúcar. As atividades aconteceram no Casarão e Engenho dos Andrade, na Praia Comprida/Caminho dos Açores (Santo Antônio de Lisboa), através de um projeto iniciado há sete anos pelo artista plástico e líder comunitário Cláudio Andrade. (C. M.)

























*

Rosana Bond
REVISTA E LIVROS
DO PEABIRU
SERÃO
LANÇADOS NA BOLÍVIA



A revista Cadernos da Trilha, apresentada há poucos meses em Santo Antônio de Lisboa e tratando do famoso Caminho de Peabiru, será relançada no Museu de História, de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, na noite de 21 de outubro, pelas pesquisadoras e editoras da publicação, Sinclair Pozza Casemiro e Rosana Bond.

Rosana mora em Sambaqui e há muitos anos estuda o Caminho indígena, que ligava o Atlântico ao Pacífico e percorria o território de Santa Catarina. E Sinclair é uma das diretoras do NECAPECAM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Caminho de Peabiru na COMCAM), sediado na cidade paranense de Campo Mourão.

No mesmo evento, Rosana relançará seus livros A saga de Aleixo Garcia e História do Caminho de Peabiru (Vol. 1).

Exemplares da edição no. 1 da revista, que é gratuita, serão distribuídos a estudiosos e bibliotecas de Santa Cruz.

Além do lançamento, Sinclair e Rosana também farão investigações sobre trechos do Caminho naquela área boliviana. Viajando ao país vizinho com recursos próprios, as pesquisadoras visitarão ainda ruínas arqueológicas incas e guaranis que possuem vínculo com a rota do Peabiru, tendo como guia Bismarck Cuellar Chávez, diretor da Fundação Educativa Turismo, Cultura e História (FETCH), com sede na capital cruzenha.

Nenhum comentário: