21.9.11

.


ALTO-CONTRASTE

Arte: Uelinton Silva

Por Amílcar Neves*

As coisas ficam bem mais simples se forem binárias: zero ou um, sim ou não, norte ou sul, direita ou esquerda, certo ou errado, verdade ou mentira. Isso é mais comum encontrar no universo unidimensional, ao longo da linha reta.

Seres unidimensionais não têm dúvidas, comprazem-se alimentando certezas eternas. Assim, desconhecem ou negam outras dimensões, as quais conturbariam o seu mundinho estabelecido e promoveriam uma formidável bagunça em sua tranquilidade dogmática. Como raciocinar e julgar com a profusão de variáveis, já infinitas, de uma realidade bidimensional? Como manter-se inabalável numa tal promiscuidade de alternativas, opções e possibilidades? Como viver com um Norte seguro, digamos assim, em meio a tantas direções possíveis, viáveis e (o que é aterrador) extremamente tentadoras, oferecidas pelas propriedades geométricas do plano?

Seres bidimensionais penam demais, sofrem de dar dó, angustiados e, tais náufragos, sôfregos por agarrarem-se a uma tábua de salvação, que pode ser tanto as Tábuas da Lei como a tradição dos costumes, que se nutrem, umas e a outra, de todas as formas de preconceito. Não faz muito, a sociedade constituída aceitava como natural a figura jurídica da "legítima defesa da honra", que permitia ao corno, dito desonrado, assassinar a mulher adúltera, ou o amante dela, ou ambos, e o inocentava com ovação pela circunstância de guardar as regras da boa conduta social ao punir exemplarmente a violação das normas instituídas, ainda que fosse ele próprio um adúltero confesso. Extinta a figura, ele agora mata e se mata.

Seres bidimensionais precisam se defender. Então, para não se perderem na inevitabilidade do plano, apegam-se com fervor ao consolo do alto-contraste. Segundo o Houaiss, este vem a ser um "processo de reprodução fotográfica em que os tons claros e escuros são fortemente acentuados em detrimento dos cinza, que podem até desaparecer". Claro! (ou: escuro!), eliminem-se todos os matizes do cinza - o processo permite essa operação - e fique-se apenas com o preto e o branco! O que não é preto, é branco, e vice-versa. Nada mais fácil e confortável, eles dizem, já que vivemos no plano - e se congratulam pela descoberta.

Boa parte das pessoas no mundo adota o alto-contraste extremo como forma de se manter supostamente viva e com seus critérios intactos. Elas te dizem, arrogantes e autossuficientes: Quem não está comigo, está contra mim (talvez falem: está contra migo), quem discorda de mim, é meu inimigo. Durante a ditadura, o governo golpista apregoava: Brasil, ame-o ou deixe-o. Com isso, tentava vincular de forma criminosa o País ao grupo que assaltou o Poder. Ainda hoje as pessoas escrevem para os jornais e publicam na internet coisas como: Preto, sempre me diverti e fiz tudo o que quis naquele tempo preto, nunca tive qualquer problema; quem mandou alguém querer ser branco?; tinha mesmo era que pagar, e bem caro, pelo atrevimento e pela afronta.

Para a gente do alto-contraste é inadmissível que a primavera comece no próximo dia 23, pois só conseguem compreender o inverno e o verão; à noite mais cerrada, deve suceder-se numa explosão apenas um meio-dia inclemente de 12 horas. Por piedade a eles, não lhes contemos de sombra e de luz, da sombra que cria os meios-tons que sugerem volumes e uma insuportável terceira dimensão, da luz que gera as cores, milhões de variações delas.

Como avaliar e julgar num mundo assim? E mais: para que serve tamanha e tão confusa variedade?

*Amilcar Neves é escritor com oito livros de ficção publicados. A partir de 1.8.2011, é um dos seis candidatos à Cadeira nº 32 da Academia Catarinense de Letras, cuja eleição, em primeiro e segundo turnos, ocorrerá dia 26 de setembro próximo. Crônica publicada na edição de hoje (21.9) do jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC). Reprodução autorizada pelo autor.

*

Adesivo em veículo na avenida Beira-Mar Norte. Foto: Celso Martins

*

IMAGENS DO DIA
Ao redor de casa

Fotos: Celso Martins









Nenhum comentário: