28.9.11

.


Imagens caseiras. Fotos: Celso Martins

Amílcar Neves na Academia

Depois de Oldemar Olsen Jr., ativo colaborador do Sambaqui na Rede, agora chegou a vez de Amílcar Neves, eleito em primeiro turno no último dia 26.9, com 24 votos de 29 possíveis, para a cadeira nº 32 da Academia Catarinense de Letras, que tem Manoel dos Santos Lostada como patrono e ocupada até recentemente por Lauro Junkes, que presidia a entidade. Confira abaixo a crônica de hoje de Amílcar Neves.




Das vantagens de sair
caminhando por aí



Já estamos quase cansados de tanto exercício, ou melhor, de tanto ouvir falar que a atividade física é importante, talvez fundamental, para a manutenção de boas condições de saúde do corpo e da mente. Mexer-se em ritmo puxado ajudaria a combater a hipertensão arterial e a prevenir a (ou o) diabetes, a reduzir a obesidade e melhorar o sono, a tonificar os músculos e inflar a autoestima, a oxigenar o cérebro e destravar as juntas.

Para os que são da água, costuma-se prescrever a natação como santo remédio; para os da terra, a simples caminhada operaria milagres. O voo seria a atividade física ideal para os que fossem do ar, caso existissem entre os humanos gente com essa habilidade; acredita-se que não exista.

Houve tempo em que fazer exercício era matéria restrita às aulas de educação física nas escolas ou às obrigações dos atletas profissionais nos clubes. Homens adultos, velhos já de 30 anos, usariam terno escuro, camisa branca de colarinho, gravata preta, sapato social de couro e chapéu de abas em feltro também escuro a fim de se protegerem do sol ou do sereno, dependendo do período do dia em que tivessem que se expor às inclemências atmosféricas - e não fariam exercício de espécie alguma sob pena de serem malvistos e malfalados: coisa de desocupados, como os artistas e os escritores.

Às mulheres, então, nem se fala: inadmissível perder-se em exercícios físicos uma senhora casada, mãe de família com três ou quatro filhos paridos na fase da vida de maior rendimento das gestações, ou seja, entre os 20 e os 30 anos (antes de se tornarem balzaquianas, quando então, se não tivessem logrado o matrimônio, passavam automaticamente a contar entre a legião inconsolável e irremediável das solteironas, perdidos para sempre os gozos da vida - e geralmente ainda virgens).

Os tempos mudaram e percebeu-se que os infartos, derrames e tromboses, entre outros males, poderiam ser retardados ou amenizados pela atividade física regular e assistida. Foi quando explodiu a febre das academias e todo homem e cada mulher passou a se ver como atleta de alto rendimento - se não efetivo, pelo menos potencial. A história das autoajudas: você tudo pode se acreditar que pode. Profissionalizou-se o que era exercício banal, repleto de roupas, acessórios, cores e modismos.

Todo mundo começou a caminhar em marcha forçada. Os parques e vias públicas povoam-se cada vez mais de gente paramentada caminhando de um lado para outro, todos sorridentes em seus ares superiores.

Então, de repente, cai a bomba: caminhar não faz mais a cabeça do organismo, não dá mais conta da saúde mental e é preciso romper esse ciclo vicioso ao qual submetemos o nosso corpo que já anda quase sozinho, no piloto automático, sem beneficiar-se mais da imprescindível atividade física.

A ordem agora é correr - com novos equipamentos, com acessórios específicos, com consultores esportivos. Com custos crescentes.

No entanto, ainda é a caminhada, desinteressada do desempenho olímpico, a atividade que permite perceber que as pessoas têm olhos, e não endereços eletrônicos; que concede um tempo pessoal ao andante (quando ele caminha na rua e, não, parado sobre uma esteira mecânica à frente de uma televisão ligada); que revela os jacarés no Rio do Sertão; e que libera o escritor para gerar o seu conto, a sua crônica ou a solução para sua novela, textos que depois, no seu refúgio, é só passar para o papel ou a tela do computador. Com um pé nas costas.

*Amilcar Neves é escritor com oito livros de ficção publicados.
Crônica publicada na edição de hoje (28.9) do
jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC).
Reprodução autorizada pelo autor.




Nenhum comentário: