16.12.09

Nostalgia aguda



Por Amílcar Neves*

- Essa mulher é uma bandida! - Ela está possessa, inconformada, grávida da indignação mais sinistra. - É uma assassina! Pegou em armas, vê bem, uma mulher!, pegou em armas, apontou para a cabeça de gente nossa e, dizem, matou uns quantos! Vem aí, agora...

- Verdade! Sequestrou embaixador estrangeiro, esse crime mais pérfido que pode haver, o da supressão arbitrária da liberdade sem amparo judicial - solidário, Ele ajunta argumentos para Ela -, inda mais de uma pessoa de fora, que não tem nada a ver com os nossos problemas internos. Por que pegarem um diplomata, que só está aqui para bem representar o seu país? Para trocar por outros criminosos como eles, por prostitutas como ela?

- Vivemos num país torpe em que os terroristas assumiram o poder com o projeto de se perpetuar para mais se locupletarem. Aliás - Ela quase não se contém: - estamos num continente do mais puro esterco (Ela usou outra palavra), em que os subversivos de ontem, revanchistas e vingativos, agora dão as cartas por todos os lados! Lembro bem de papai me contando dessa gente...

- O saudoso General, teu nobre pai! - Ele se põe embevecido. - Um modelo para mim e para todos os cidadãos de brio, um ídolo perene para qualquer um que conheça seu trajeto de glórias! Não merece o esquecimento a que sua memória está relegada, asseguro-te.

- Papai seria capaz de explodir uma escola cheia de criancinhas inocentes, de bombardear um hospital lotado de enfermos se isso fosse necessário para preservar o regime! - o semblante se ilumina, Ela tem os olhos brilhantes e febris, ardorosos de civismo militar.

- Capaz de abandonar a esposa e sacrificar os filhos em nome da hierarquia... - Ele não esquece de acrescentar.

- Tudo porque esse apedeuta, um nordestino pobre e ignorante, um apertador de parafusos, um analfabeto que tem até sangue negro na família, um retirante sem eira nem beira - Ela ofega -, instalou-se em Brasília e quer fazer sua sucessora! Papai muito me alertou sobre essa gentalha, sempre temeu do que seriam capazes se um dia chegassem ao poder! Não imaginávamos é que eu estaria viva para ver.

- Eles voltarão, tenho certeza - Ele fixa um ponto vago no espaço. - Os portões logo se abrirão e eles retornarão às ruas, de onde não deveriam ter saído. Viverás para ver.

- Este espaço é pequeno demais para toda a minha indignação! - Ela ainda vociferou.

*Amilcar Neves, escritor.
Crônica publicada na edição de hoje (16.12)
do jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC).
Reprodução autorizada pelo autor.


*

Tem ensaio hoje no
Baiacu de Alguém


À partir das 20 horas. Quem já toca na bateria ou quem pretende tocar no Carnaval 2010, precisa aparecer.

O lançamento do Samba 2010 no último sábado teve as presença da velha guarda da Coloninha e da Copa Lord e dos músicos da casa Carlos Pantera, Joana, Júlio, Jackson, Reizinho entre outros.

As camisetas já estão a venda.

www.baiacudealguem.com.br
contatos@baiacudealguem.com.br

webmaster@baiacudealguem.com.br


Lançamento do Samba 2010 do Baiacu. Foto: Angelita Brandão.

*

CCI com nova diretoria

Eleição do Conselho Comunitário de Ingleses (CCI)
BIÊNIO 8.12.2009/8.12.2011

CHAPA ÚNICA

Comissão Eleitoral: Cristina Cardoso Nunes, Eoríco Mattos Gonçalves, Eva Selestina dos Santos.

Presidente: Nivaldo Araújo da Silva
Vice- Presidente: Márcio Porto
Secretário: Daltro Ribeiro Prestes
2º Secretário: Lize Torok
Tesoureiro: João Batista Santos Silvas
Diretor de Patrimônio: Fabrício Basílio Almeida
1-Suplente:Volmar Souza Neto, 2- Suplente:Fernanda Müller, 3-Suplente:Ester Bahia Lopes,

Conselho Fiscal: Arthur Vergílio Pacheco, Paulo Marcos Borges Rizzo, Delmar Rosa Garcia.

Conforme a lista de presença no livro ATA, votaram 52 pesssoa.

Dia 15.12.2009 foi empossada a nova diretoria acima listada. Conforme a lista de presença no livro ATA participaram 31 pessoa.

Senhores e Senhoras, vamos fortalecer CONSELHO COMUNITÁRIO DOS INGLESES (CCI) , por que só uma comunidade organizada terá fôrça para alcançar o suscesso diante do PODER PÚBLICO.

Secretário: Daltro Ribeiro Prestes (daltrorp@hotmail.com/tel. 48 84073515)

Nenhum comentário: