1.12.09

Conseg deixou de existir

Entidades comunitárias
assumem a segurança
e
anunciam protestos


Se os problemas de segurança pública não forem resolvidos até janeiro, as comunidades do distrito de Santo Antônio de Lisboa vão realizar protestos de rua que podem incluir o fechamento da SC-401. A decisão foi tomada ontem à noite (30.11) em reunião do Conseg, cujos integrantes decidiram pela auto-dissolução, devido à falta de apoio oficial e de políticas claras para o setor.

As entidades comunitárias de Sambaqui, Barra do Sambaqui, Cacupé e Santo Antônio de Lisboa vão assumir provisoriamente as funções do Conseg. A primeira ação será uma campanha de ligações telefônicas para o serviço de Disque Denúncia, exigindo:

1) Funcionamento da base operacional da PM
em Santo Antônio durante 24 horas;

2) Realização de rondas com viaturas;

3) Operações e barreiras policiais.



*

Opinião

O Sambaqui na Rede apóia a iniciativa dos integrantes do Conseg, moradores e entidades comunitárias, mas sugere que ao invés de operações e barreiras sejam realizadas ações de inteligência. Enquanto nas barreiras e operações as pessoas são submetidas a constrangimentos, com o serviço de inteligência os alvos se tornam visíveis e precisos. Ou seja, menos ostentação
e mais discrição. Afinal, a criminalidade (ainda) não tomou conta da área e pode ser contida com um pouco de esforço, boa vontade e alguma investigação.



Nenhum comentário: