1.5.10

.


Na Ponta em 30.4.2010
POEMA FOTOGRÁFICO

*
Titular do Sambaqui na Rede
CIDADÃO
HONORÁRIO
DE IRANI

*
BRASIL MAIS DE 500 ANOS
O massacre indígena continua

Confira o manifesto de Megaron Txukarramãe


*














*

CIDADÃO HONORÁRIO

Câmara concede Título
aos que divulgam Irani e

a História do Contestado


A Câmara de Vereadores de Irani concede o Título de Cidadão Iraniense ao jornalista e historiador Celso Martins, ao arquiteto Ires Lopes da Silva, ao teatrólogo Romário Borelli e ao pesquisador, músico e folclorista Vicente Telles. A homenagem "aos que apóiam e contribuem na divulgação da história do Município de Irani" acontece às 19 horas da próxima terça-feira, dia 4 de maio de 2010, durante sessão do Legislativo (rua Presidente Getúlio Vargas, 42, Centro).


Dados dos homenageados

Celso Martins da Silveira Júnior, escritor, jornalista, bacharel em história, nascido na cidade de Laguna, radicado em Florianópolis-SC. Autor do livro “Os quatro cantos do Sol - Operação Barriga Verde", fruto de exaustiva pesquisa sobre as vítimas catarinenses do chamado “Período de Chumbo”, e de "O mato do tigre e o campo do gato - José Fabrício das Neves e o Combate do Irani".

Vicente Telles, natural de Palmas-PR, hoje com 77 anos, residente em Irani, foi um pioneiro da valorização da memória cabocla da Guerra do Contestado, sobretudo através da música. Recebeu o título de Cidadão Honorário de Santa Catarina, entre outros.

Romário José Borelli, ator, professor de história, poeta, compositor, escritor e teatrólogo, nascido em Porto União-SC. Autor da peça O CONTESTADO, que segundo especialistas, resgata a grandiosidade do maior episódio bélico do sul brasileiro.
Ires Lopes da Silva, arquiteto, natural de Caxambu do Sul-SC. Entre seus principais trabalhos em sua área de atuação merece destaque a realização de estudos preliminares do Parque Temático do Contestado, às margens da BR 153, Km 64, em Irani, e a autoria de projetos arquitetônicos dos componentes do Parque Temático do Contestado, além de ser um participante ativo da criação da Fundação Memória Viva do Contestado da Região de Irani, presente na fundação da mesma.


*


*

E S P E C I A L

DOCUMENTO


Comunicado dos
Kayapó Metuktire

contra Belo Monte



Os Kayapó Metuktire, da aldeia Piaraçu, bem como diversos povos indígenas do Brasil, tem reafirmado sua luta contra a obra da Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). As ações se intensificaram depois que o leilão para a escolha do consórcio responsável pela construção da usina foi realizado no dia 20 deste mês, em Brasília. Desde sexta-feira (23), os indígenas paralisaram o tráfego da balsa que corta do Rio Xingu, na BR-080, no Mato Grosso. Os grupos que serão direta ou indiretamente afetados pelo empreendimento mandaram recado contundente ao presidente Lula por meio de comunicado assinado pelo cacique Megaron Txucarramãe. No texto, eles dizem que Lula é o inimigo número um dos povos indígenas do país, seguido de Márcio Meira, presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).


Co m u n i c a d o

Nós lideranças e guerreiros estamos aqui em nosso movimento e vamos continuar com a paralisação da balsa pela travessia do rio Xingu. Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva insistir de construir a barragem de Belo Monte nós vamos continuar aqui.

Nós ficamos com raiva de ouvir Lula falar que vai construir Belo Monte de qualquer jeito, nem que seja pela força!!!

Agora nós índios e o povo que votamos em Lula estamos sabendo quem é essa pessoa.

Nós não somos bandidos, nós não somos traficantes para sermos tratados assim. O que nós queremos é a não construção da barragem de Belo Monte.

Aqui nós não temos armas para enfrentar a força. Se Lula fizer isso ele quer acabar com nós como vem demonstrando, mas o mundo inteiro vai poder saber que nós podemos morrer, mais lutando pelo nosso direito.

Estamos diante de um governo que cada dia que passa se demonstra contra nós indios. Lula tem demonstrado ser inmingo número um dos índios e Márcio Meira, o atual presidente da Funai, tem demostrado ser a segunda pessoa no Brasil contra os índios, pois, a Funai não tem tratado mais os assuntos indígenas, não tem demarcação de terra indígena mais, não tem fiscalização de terra indígena mais, não tem aviventação em terra indígena.

Os nossos líderes indígenas são impedidos de entrarem dentro do prédio da Funai em Brasília pela Força Nacional. O que está acontecendo com nós indios é um fato de grande abandono, pois, nós indios que somos os primeiros habitantes deste paíis estamos sendo esquecidos pelo governo de Lula que quer a nossa destruição.

É esta a conclusão que chegamos.

Líder indígena Megaron Txukarramãe
Aldeia Piaraçu, 26 de abril de 2010.

Fonte: CIMI.

*

Filme


Povos do Xingu contra a
construção de Belo Monte


31 de dezembro de 2009 Cenas gravadas na Aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto/Jarina, entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro de 2009. Nesse período, os ministros do Meio Ambiente e Minas e Energia foram convidados a ir ao Xingu para discutir os impactos da obra de construção da usina de Belo Monte na região. Se concretizado, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo e vai causar impacto mais de 9 milhões de hectares de floresta, uma área equivalente a duas vezes a cidade do Rio. 21'3


*


Um comentário:

Jubylaa disse...

Belíssimas fotos! E o lugar é lindo...