17.11.10

.

Humor e futebol no livro
“GOL É ORGASMO”


Mais: A bruxa está solta no Baiacu


Futebol é uma paixão. E o gol é um prazer indescritível. O jornalista Celso Vicenzi, que passou boa parte da sua vida nas quadras e nos campos, como atleta, sabe disso. E agora lança, pela Editora Unisul, o livro “Gol é Orgasmo”, uma coletânea de centenas de frases bem-humoradas sobre o esporte mais popular do planeta.

Do craque ao cabeça de bagre, do juiz ao bandeirinha, do atacante ao zagueiro, do goleador ao goleiro, nada escapa ao humor perspicaz do autor, que já atuou como jogador profissional do Avaí (SC), durante uma curta temporada. Não poderiam faltar, também, os treinadores, os lances do jogo, os tipos de gols, o futebol feminino, as superstições, os empresários, os torcedores, os cartolas, as táticas, as gírias, a comparação entre futebol e sexo e os X Mandamentos do Futebol - tudo devidamente conceituado em frases curtas, irônicas, mordazes, picantes, precisas e cheias de graça. O livro tem ilustrações de Paulo Caruso e projeto gráfico de Pedro Paulo Delpino.

Celso Vicenzi, 52 anos, é ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Prêmio Esso de Ciência e Tecnologia, com passagens por rádio, TV, jornal, revista, internet e assessoria de imprensa. Atualmente assessora uma cooperativa de crédito (Sicoob), assina coluna de humor no Jornal de Barreiros e uma de opinião no portal www.acontecendoaqui.com.br.

Celso Vicenzi poderia estar por aí, pelos gramados da vida dando caneladas, cavando pênaltis, cometendo faltas e às vezes dando um bico pra frente porque o jogo é de campeonato. Mas não. Preferiu largar o futebol profissional - onde ficou somente um ano - e prosseguir na incipiente carreira de jornalista. Ganhou alguns prêmios,
mas perdeu, talvez, muitos eurodólares. Nunca se saberá. Futebol, só amador e, principalmente, de salão. Até a ruptura parcial de dois discos da coluna. Ossos do destino, fazer o quê... Brincar com as palavras! Como faz neste livro de frases bem-humoradas sobre futebol, essa caixinha de surpresas que, quando não vira um baú de problemas, pode se transformar num pote de ouro para jogadores e dirigentes.

E num reservatório de ricas e divertidas emoções para leitores e torcedores.

*

Pérolas de Vicenzi


*

Magia das Bruxas no Baiacu

O lançamento do filme BRUXAS, rodado em Florianópolis, produzido e dirigido por Merly Costa, será na próxima quinta-feira (18), às 20 horas, no Cine Clube Pescadores de Cultura que fica na sede do Baiacu de Alguém em Santo Antonio de Lisboa.

O filme é sobre duas curandeiras, mãe e filha, que vivem uma vida simples numa comunidade de pescadores de Florianópolis. Seus poderes são amplamente respeitados pelos moradores do bairro e usam ervas, poções e rituais para curar. Mas a filha Maria, bela e sedutora, aprende que a melhor forma de cura é o amor. Elas encontram obstáculos
impostos pela inveja de Raquel. A narrativa é feita de uma forma simbólica e poética usando mitos e costumes que fazem parte do cotidiano e imaginário da ilha de Santa Catarina.

A entrada é gratuita e após a exibição de BRUXAS,haverá bate-papo sobre a produção e apresentação de Sueli Ramos, acompanhada de Marcelo Gasparini no baixo e Mark na bateria.




Nenhum comentário: