8.1.10

.

FRONTEIRA

IMAGENS DO EXTREMO OESTE (4)
Na outra ponta do Estado de Santa Catarina



A GALINHADA NO TACHO
e o pinheiro gigante

Linha São Vicente
(Guaraciaba)


"No começo era só um almoço comunitário. Cada um levava um prato e todos comiam", lembra Izabel Terezinha Galina Birnfeld, coordenadora da Galinhada do Tacho e Ministra da Eucaristia. "Depois resolvemos fazer essa galinhada em tachos, sem cobrar nada. Os custos são cobertos pelo lucro da venda das bebidas", acrescenta. Nos últimos 10 anos a iniciativa ganhou dimensão e já começa a integrar o calendário da região. Normalmente acontece no dia 31 de dezembro de cada ano. Dessa vez, excepcionalmente, se realizou no dia 27 de dezembro, um domingo.

O choque emocional provocado pelo tornado de 7 de setembro do ano passado em Guaraciaba-SC, fez os moradores da Linha São Vicente suspenderem os eventos tradicionais da comunidade - o Baile do Chopp e as festas do santo padroeiro e dos casais. Superado o abalo inicial, foi mantida a Galinhada do Tacho, evento singular iniciado há cerca de duas décadas, onde as mulheres se encarregam do preparo.

Distante cerca de 20 quilômetros do Centro do município, a região de São Vicente começou a ser ocupada e seus pinheiros extraídos em 1936, pelo irmãos Mazzochio, donos da primeira serraria. Uma série de dificuldades forçaram a saída dos Mazzochio, que retornaram ao mesmo local em 1944. Em 1959 surgiu outra serraria e uma vila de trabalhadores ocupadas pelas famílias de Lidivino Teleken, Jacó Haupenthal, José Haupenthal, Leodino Pereira, Evaldo Pinsfeld e os Lipen. Outras famílias originárias do Paraná, Rio Grande do Sul e da Argentina afluíram a São Vicente em busca de trabalho.

Foram esses operários e funcionários da Madeireira São Vicente (Martini&Bertuol) que criaram em 1963 o clube Palmeiras de futebol, hoje com a denominação de Esporte Clube Operário, instalado em ampla sede junto à igreja de São Vicente de Paula. Atualmente a comunidade tem na lavoura, no gado e na madeira de reflorestamento a fonte de sustento e prosperidade. Das partes mais altas se avista as florestas nativas do lado argentino, no outro lado do rio Peperi.

Fontes

1) "Raios de luz que iluminam a história de Guaraciaba".
Airton Fontana. Joaçaba: Editora Unoesc, 2008.

2) Entrevista com Izabel Terezinha Galina Birnfeld.



Izabel Terezinha Galina Birnfeld, coordenadora do evento.




















*
O pinheiro gigante
de São Vicente

Raridade preservada na propriedade da família de Jorge Berwanger.


Jorge e Ricardo Grando.


Nenhum comentário: