13.1.10

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Crônica de Amílcar Neves
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Eleição na ABS



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A P L A U S O S


Por Amílcar Neves*

“Mas como reconhecer o trabalho de artistas geniais de outrora, que para exercer seu ofício muniram-se simplesmente de suas próprias emoções, de seu próprio corpo? Como manter vivo o nome daqueles que se dedicaram à mais volátil das artes, escrevendo, dirigindo e interpretando obras-primas, que têm a efêmera duração de um ato?”

A preocupação é de José Serra, expressa na apresentação dos livros da Coleção Aplauso, iniciativa da Imprensa Oficial do Estado que responde às questões levantadas pelo governador de São Paulo.

A história começa em 2004, quando a IOESP lança a coleção e os primeiros títulos chegam ao público por preços bastante atraentes, hoje na faixa dos 15 reais. De acordo com Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa, o objetivo é “resgatar a memória da cultura nacional, biografando atores, atrizes e diretores que compõem a cena brasileira nas áreas de cinema, teatro e televisão”. Escritores “com largo currículo em jornalismo cultural” foram chamados para executar esse trabalho, apoiado por enorme e valiosa iconografia e que compreende, também, o texto de muitas peças teatrais (algumas de 2009) e roteiros comentados de filmes (incluindo obras que acabam de chegar às locadoras). Os livros são bonitos.

A novidade é que, desde os derradeiros dias do ano passado, a série está disponível na Internet, no endereço aplauso.imprensaoficial.com.br: são 176 livros para serem lidos absolutamente de graça, num formato em que a mudança da página digital simula o virar de uma folha de papel. Desse acervo, 159 títulos podem ser baixados para leitura posterior, com o computador desconectado: também gratuitamente, sem qualquer constrangimento. Para quem quer ir além do nome do personagem na telenovela do momento, eis aí uma fonte riquíssima sobre o trabalho sério de atores com intensa carreira no cinema e no teatro.

Só essa coleção já comprova que é possível fazer Cultura de qualidade com recursos públicos, abrindo seu conteúdo à sociedade. Aplausos, pois, a quem idealizou e executou o projeto.

Por fim, registre-se e aplauda-se a constatação do presidente da Imprensa Oficial de São Paulo: “São inúmeros os artistas a apontar o importante papel que tiveram os livros e a leitura em sua vida, deixando transparecer a firmeza do pensamento crítico ou denunciando preconceitos seculares que atrasaram e continuam atrasando nosso país.”

*Amilcar Neves, escritor.
Crônica publicada na edição de hoje (13.1)
do jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC).
Reprodução autorizada pelo autor.


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ELEIÇÃO NA ABS

Continuam abertas até sábado (16.1) as inscrições para as chapas que vão concorrer às eleições para a nova direção da Associação do Bairro de Sambaqui (ABS). Veja abaixo a íntegra do Edital.

Oficialmente ainda não existe nenhuma chapa organizada, mas já começam as articulações de bastidores. A atual presidente Regina Di Marcantonio tem resistido aos apelos para que se candidate à reeleição. Aceita integrar uma chapa, mas não na presidência. Pode surgir uma alternativa encabeçada por Rodrigues Viana (Lindão).

Nessa quinta-feira (14.1), acontece a reunião mensal da ABS, às 20 horas, no Anexo ao Casarão. Na pauta o futuro Parque Ponta do Sambaqui, a 18ª Gincaponta, a Restauração do Casarão e a Prestação de Contas da atual (excelente) gestão.


Regina, atual presidente da ABS.

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EDITAL

Eleições da Diretoria e Conselho Fiscal
da Associação do Bairro de Sambaqui

Convocamos os interessados em inscrever chapas para concorrer às eleições da Diretoria e Conselho Fiscal da ABS - Associação do Bairro de Sambaqui, para o biênio 2010-2012.

A inscrição da chapa poderá ser feita com qualquer membro da Comissão Eleitoral – João Carlos Noronha; Sergio Luiz Ferreira e Maria Cecília Robillard, até o dia 16 de janeiro de 2010, data final, em que haverá um plantão na sede da ABS à disposição dos interessados, das 16:00h às 17:00h.

Só poderão concorrer às eleições as chapas previamente inscritas através de ofícios encaminhados à Comissão Eleitoral, contendo nome completo dos candidatos e suas respectivas assinaturas.

Os integrantes das chapas deverão ser moradores do bairro.

Cada chapa inscrita deverá apresentar um fiscal para acompanhar os trabalhos eleitorais.

Os cargos a serem ocupados são:
Diretoria
Presidente
Vice-presidente
Secretário
Tesoureiro
Relações Públicas

Conselho Fiscal: 3 (três) membros efetivos

A votação será realizada no dia 30 de janeiro de 2010, na sede da Associação do Bairro de Sambaqui, das 10:00h às 17:00h.

O direito a voto é pessoal, individual, secreto e não pode ser exercido por procuração.

Os eleitores serão os moradores de Sambaqui, cuja área está limitada ao Sul à Rodovia Gilson da Costa Xavier nº 350 (Volta da Lucia), a Leste à Rua Isid Dutra, sede da Associação Recreativa do Koerich (Morro do Agia) e a Norte à Ponta do Wenceslau.

Para votar o morador deverá ser maior de 16 anos de idade e apresentar, no momento da votação, documento de identidade.

O voto será por chapa e não por candidato.

Em caso de empate entre as chapas, na apuração, haverá nova eleição. Persistindo o empate, será proclamada vencedora a chapa que tiver o candidato a presidente, mais idoso.

A posse da nova diretoria dar-se-á logo após o término da apuração, no dia 30 de janeiro de 2010.

A Comissão Eleitoral

João Carlos Noronha
Sergio Luiz Ferreira
Maria Cecília Robillard

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Associação de Bairro de Sambaqui (ABS)

Ata nº 333

Aos quatorze dias do mês de dezembro do ano de dois mil e nove, realizou-se, na sede da ABS, sita à Rod. Rafael da Rocha Pires, 2990, Ponta do Sambaqui, com a presença dos associados constantes da Lista de Presença anexa, reunião ordinária para deliberar sobre os assuntos abaixo, constantes da pauta previamente distribuída aos associados.

Após a leitura da ata da reunião anterior, iniciou-se a reunião com os assuntos abaixo, constantes da pauta previamente distribuída aos associados.

Informes especiais - A ABS recebeu ofício do Núcleo de Transportes negando atendimento à nossa solicitação de alteração no horário para atender reivindicação dos profissionais da saúde que trabalham em regime de plantão nos finais de semana. Foi aprovada a licitação do Casarão da Ponta Sambaqui, antigo Posto da Alfândega e Sede da ABS, aguarda-se apenas a homologação por parte da Prefeitura. A empresa vencedora da licitação foi a Aline Construções Ltda., de Biguaçu. Foi divulgada a programação planejada pelas Associações do Distrito de Santo Antonio para o Natal na Comunidade e, por último a informação das observações da arquiteta que está desenvolvendo o projeto da Arena Sambaqui, que será instalada na Praça Macário da Rocha e que poderá fazer parte do processo de revitalização da orla, já em andamento no Distrito. Segundo ela, as “Floreiras do Casarão”, deveriam ser recobertas, parcialmente, por trabalhos em mosaico, a exemplo daquelas colocadas na Praia do Santinho, porém, somente após a restauração do Casarão, para evitar o retrabalho pela destruição do trabalho. Foi informada a aquisição da cal e da tinta amarela para a pintura das “floreiras”, em regime de mutirão, conforme sugestão de moradores na reunião extraordinária de novembro de 2009. Registrou-se o recebimento de ofício da Justiça Federal designando um apenado para cumprir trabalhos sociais na comunidade, com início previsto para 01 de fevereiro de 2010; e finalizando os informes especiais, foi divulgada a realização da audiência pública no Plenarinho da Câmara dos Vereadores para tratar da situação da Escola Reunida, localizada na entrada da Barra do Sambaqui.

Constituição de Comissão Eleitoral – Registrou-se o início do processo eleitoral para a nova diretoria da ABS, com a constituição da Comissão eleitoral, formada pelos moradores João Carlos Noronha, Maria Cecília Robillard e Sergio Luiz Ferreira e os editais terão ampla divulgação.

Relatório das atividades desenvolvidas pela atual diretoria: Foi apresentado o relatório de atividades desenvolvidas durante a gestão desta diretoria, conforme orienta o estatuto social da associação - “Artigo 24º - Compete ao Secretário: V – Elaborar o Relatório Anual da Diretoria”:

(Clique para ampliar)




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