22.1.10

.
ÍNDIO E ANGELITA
ANIVERSARIANTES ILUSTRES
Sábado, 23 de janeiro de 2010

Angelita Brandão e Elias Andrade (Índio). Foto: Cristiano Almeida Niles.


A blogueira nasceu em Panambi-RS (23 de janeiro de 1973).

O artista é de Sambaqui/Florianópolis-SC (23 de janeiro de 1956).

Ela descende de indígenas da região das Missões do Rio Grande do Sul.

Ele tem o sangue luso-açoriano correndo nas veias.

Sem perspectivas de emprego ou do que fazer na pequena cidade Natal, Angelita de Lourdes Gonçalves Brandão tinha 15 anos quando se mudou para Porto Alegre, distante 380 km. Trabalhou como babá por quase seis anos, quando resolveu se mudar para Florianópolis, escolhendo Sambaqui por local de residência em 1993.

Elias Andrade cresceu vadeando pelas praias e o manguezal de Ratones, pescando, colhendo ostras, remando, observando o universo cultural em sua volta, analisando as estrelas e a textura da Lua, sempre curioso, atento e observador. Tagarela, sabia e continua sabendo escutar. Angelita tinha seis anos de idade e ele já manejava tintas e pincéis, preenchia os claros das telas, experimentava pigmentos e materiais, cores e contrastes, admirando a luz e a sombra, as formas, os traços feitos pela própria natureza e os sentimentos dos homens e mulheres de seu cotidiano.

Índio e Susane (Suse) Krischnegg, de origem austríaca nascida em Blumenau-SC, se tornaram indissociáveis, tiveram filhos - Vinícius e Tiago. E surgiram as muitas telas, o amadurecimento resultante das incursões físicas e espirituais pelo mundo da cultura e da convivência, o partilhar as coisas e sensações. Tudo isso muito bem pesado no estúdio, lembrado, memorizado, com sucessivos descartes, novas inclusões. Estúdio onde recebe amigos e visitantes que interrompem involuntariamente momentos de criação, mas que são bem recebidos, fazem parte.

Foi esse casal que acolheu Angelita quando ela chegou em Sambaqui. "Uma guerreira", assegura Elias, desde os primeiros momentos integrada à vida do bairro, participando de equipes nas Gincapontas. Estudante de Mídia Eletrônica na Assesc (João Paulo), prestes a se tornar uma profissional diplomada de Multimídia, Angelita criou o primeiro blog da área, o Fala Sambaqui. Inicialmente por obrigação acadêmica. "O professor pediu. E o aluno foi estimulado a optar por criar um blog no bairro em que morasse", recorda. A disciplina terminou, mas a experiência virtual não. "Ampliei o meu leque de amizades, conheci de perto os problemas do bairro, as atividades", decidindo por continuar com a experiência, até para "colocar em prática um tipo de jornalismo cidadão".

A moça é uma máquina. Além de estudar, trabalha em uma empresa de informática no Polo Tecnológico (João Paulo), atualiza o conteúdo do site da Associação Cultural Baiacu de Alguém - imagem, texto e vídeo. Faz o mesmo com o blog Pescadores de Cultura (Baiacu). Recentemente ministrou uma oficina de animação (técnica do Stop-Motion) em parceria com Diego de los Campos. E mais: criou o blog e o site do artista plástico Elias Andrade. Inicialmente ela alimentou os dois, mas aos poucos foi repassando as manhas para Susi que hoje conduz a presença do marido na rede. Afinal, suas representações das paisagens naturais e humanas tão familiares a quem vive na região, são reconhecidas Brasil afora. As obras de Elias podem ser vistas na sede da Unesco (Suíça) e em galerias e residências de Portugal (Continente e Açores), Alemanha, França, Itália, Espanha, Argentina, México, Canadá e Estados Unidos. Trabalhos que podem ser conferidos no estúdio do artista, em alguns restaurantes de Sambaqui e Santo Antônio, no Artes&Tramóias do Janga e na internet.

Elias e Angelita fazem aniversário neste sábado (23.1), 54 e 37 anos de idade, respectivamente. Duas origens distintas e uma amizade que prosperou em Sambaqui. Duas trajetórias que se uniram na Internet, na convivência, na hospitalidade e no respeito mútuo. A filha do inspetor veterinário Wilmar Godoy Brandão e da dona-de-casa Terezinha Gonçalves Brandão, e o filho de Raulino Anselmo de Andrade e de dona Geraldina Leopoldina de Andrade, estão em franca atividade. Angelita promove festa no Baiacu e Índio permanece em casa, onde deve receber muitas visitas.


*

GALERIA
Fotos: Celso Martins

O artista

Elias Andrade no local de criação.

Na parede da casa do artista.


Na mesma parede da sala.

No Estúdio.





Suse: dificuldade passageira de locomoção.

Elias e Suse (na frente), Vinicius e Tiago: família unida.

*
A blogueira










Nenhum comentário: