3.2.10

.

Voo inaugural

Por Amílcar Neves*

Outro dia a árvore estava um alvoroço só. Manoel Osório conta:

A árvore lá de casa, uma meia pitangueira junto ao muro e que carrega o ano todo. Há uns cinco meses uma família de saguis veio comer a se fartar das frutas vermelhas. Vieram durante vários dias. Apanhavam as pitangas mais maduras de olho em mim, ali perto, comiam a polpa e largavam o caroço no chão. De vez em quando são os gatos da vizinhança que se metem por ali a fim de surpreender algum passarinho mais desavisado.

Isso lá no Sul do Estado passaria em branco, lá onde mora toda a minha gente e onde existe ao menos uma família Osória em cada município, à exceção de Imaruí, cidade em que o nosso pessoal até hoje não conseguiu se estabelecer: a concorrência política é muito forte, com um clã mandando e desmandando há mais de cem anos. Eles estão infiltrados em todas as vilas do município desde os tempos dos coronéis: perderam a patente mas mantiveram o poder absoluto. Sim, concordo: neste sentido, os Osórios somos os coronéis das demais cidades, comarcas e paróquias do Sul. Ramificações Osórias dominam e controlam os poderes temporal e espiritual através de dezenas de partidos políticos e centenas de crenças religiosas, com participação influente e decisiva no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e na Maçonaria.

Para a minha gente, prossegue Manoel Osório, esse alarido todo na meia pitangueira sequer seria percebido graças às extensões de terra disponíveis para quem vive em cidades menores. Mas aqui é diferente.

Pelos piados exigentes e incisivos, avaliei que seriam talvez uns seis filhotes de passarinho. Fui ver e lá estava um ninho com diversos bicos-de-lacre de bico aberto exigindo comida. Dois dias depois, no final da manhã quente de verão, hora favorável porque gatos não saem assim ao sol, lá estavam os rebentos pelo chão, cada qual acompanhado por dois adultos, tentando firmar-se nas pernas e agitando as asas até encontrar coragem para a primeira decolagem, que sempre os leva de encontro à parede mais próxima porque não conseguem vencer a altura e caem nas folhagens ao pé do muro.

A meia pitangueira? Manoel Osório ri. O vizinho. Queixou-se que as folhas estavam sujando demais sua piscina e pediu autorização para aparar “um pouquinho” a copa da árvore. Quando vi, ele ergueu um plano vertical imaginário pelo centro do muro que delimitou a poda radical.


*Amilcar Neves, escritor.
Crônica publicada na edição de hoje (3.1)
do jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC).
Reprodução autorizada pelo autor.

Nenhum comentário: