4.2.10

.

MURAL DE AVISOS E RECADOS


O Farol de Santa Marta
segundo Eduardo Tavares

*
Raul Longo no Pravda
*
Novo Centro de Saúde
*
"Rock no Rancho"

*


O FAROL VIROU LIVRO

O jornalista e fotógrafo gaúcho Eduardo Tavares está lançando mais um livro fotográfico. Desta vez o assunto é o Farol de Santa Marta, localizado a 15 km de Laguna. Ilustrado com 264 fotos coloridas, emolduradas por textos descontraídos e objetivos, escritos por Tavares, o livro “Pharol de Santa Martha”, nome de batismo do Farol, é uma edição elegante, com 68 páginas, no formato 20x29 cm, impresso em papel couchê.

Passando por suas páginas é possível conhecer e visualizar a história desse “velinho iluminado”, nascido em 1890, e a vida que o cerca: lindas praias, lagoas serenas, dunas e sambaquis, flora e fauna, a vila e seu povo, a pesca, o turismo, as festas, o Farol do inverno e o Farol do verão.

O autor se declara um cidadão farolense, porque freqüenta o Farol deste 1975 e, a partir de 1982, passou a habitar, sempre que possível, uma casinha no Morro do Céu, de frente para o Farol. O resultado dessa paixão foi um imenso acervo fotográfico que agora sai da gaveta e pode ser compartilhado por todos que se interessam pela região.

O livro será lançado no Farol no próximo dia 06 de fevereiro, sábado, às 19 horas, no Salão Paroquial do Farol.

Exemplares, também, podem ser encomendados diretamente com o autor pelo e-mail ete@terra.com.br.

Preço: R$ 35,00




Breve resumo de
uma extensa carreira

Eduardo Tavares, natural de Porto Alegre (RS), é fotógrafo profissional desde 1979. Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1982. Na mesma instituição foi professor do curso de Comunicação Social, de 1992 a 1998. Trabalhou, em Porto Alegre, na COOJORNAL, na sucursal do jornal O Globo, na sucursal da Bloch Editores (revistas Manchete, Fatos e Fotos, Geográfica Universal), no jornal Correio do Povo e no jornal Diário do Sul. Em Brasília, trabalhou na sucursal da Editora Abril, fotografando para as revistas Veja e Exame. Em São Paulo, foi editor de fotografia da revista de bordo da TRANSBRASIL. Em 1992, em Porto Alegre, criou a Lumen Comunicação, uma agência fotográfica e banco de imagens, com cerca de 100.000 fotos do Brasil e exterior, de sua autoria. Foi professor de Fotojornalismo no Curso de Jornalismo da UNISINOS, nos anos de 2003 e 2004.

Dentre as reportagens internacionais, publicou fotos sobre Veneza na revista Geográfica Universal. Para a revista Manchete fez matéria sobre a Festa do Sol, em Cuzco, no Perú. Na mesma revista publicou matéria sobre os ex-combatentes argentinos na Guerra das Malvinas. Para o COOJORNAL fez matéria sobre Cuba. Para o jornal Indicador Rural, fez a cobertura da Feira Agropecuária de Palermo, em Buenos Aires. Para as revistas Transbrasil e Ícaro fez matérias sobre Portugal. Sobre as reduções jesuíticos-guaranis da América do Sul publicou ensaios fotográficos no Jornal do Comércio (Porto Alegre), na revista House (Porto Alegre), na revista Mares do Sul (Florianópolis) e revista Zero Km (Editora Globo, São Paulo). Na revista Galileu (Editora Globo), publicou matéria sobre a Patagônia, na Argentina. Para a Folha de São Paulo e revista Viaje Bem, da VASP, fez matérias sobre a Exposição Mundial de Lisboa (1998) e a região de Kansai, no Japão.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais de fotografia. Em 1979, foi premiado no concurso El Niño y la Estructura, promovido pela Fundacion Teresa Carreño, da Venezuela. Em 1984, foi selecionado para a exposição La Jeunesse Dans les Années 80, promovido pela UNESCO, na França. Em 1989, foi selecionado para o 49th International Photographic Salon Exhibition, promovido pelas Associações de Fotografia, no Japão. Em 1990, foi vencedor do Prêmio Fotoforum, promovido pela Féderation Internationale de L’art Photographique, na Checoeslováquia. Em 1993, recebeu menção honrosa no Concurso Mundial UNESCO/ACCU de Fotografia, no Japão. Em 1986 e 1989, recebeu menção honrosa no Nikon Photo Contest International e, em 1992 conquistou o segundo lugar, categoria cor, no mesmo concurso.


Participou de várias exposições coletivas e apresentou outras individuais. A primeira foi Quarup, em 1986, sobre o ritual indígena do Xingu. Em 1989, apresentou O Cometa Halley no Brasil, sobre a frustração sócio-político da Nova República. Viagens Brasileiras, em 1991, mostrou fotografias de matérias publicadas na revista Transbrasil. Em 1993, Faxinante, com retratos de empregadas domésticas. Também em 1993, Paisagens do Brasil, com imagens dos locais mais turísticos do país. Casa de Luz, em 1994, expôs um ensaio fotográfico sobre as nuances da luz, realizado no Farol de Santa Marta (SC). Verde Amarelo, Resgatando a Cidadania, um ensaio sobre a bandeira e a cidadania, foi também em 1994. No ano seguinte realizou duas exposições: Patagônia, Viagem ao Fim do Mundo, sobre a região mais austral do continente, e As Missões Jesuítico-Guaranis da América do Sul, mostrando as ruínas humanas e arquitetônicas desse período histórico, além de Faróis da Pátria, uma coletânea de faróis da costa brasileira.

Na área editorial, produziu as fotografias dos livros A Magia do Papel, A Magia das Árvores e A Magia das Águas para a empresa Riocell. Em 1997, lançou o livro Rio Grande do Sul - Cenas e Paisagens, através da Editora Sulina e ilustrou o livro Terra da Gente, do Ceape/Sebrae-RS Neste mesmo ano, o ensaio fotográfico Verde Amarelo, Resgatando a Cidadania foi escolhido pelo Banco do Brasil para ilustrar o Relatório Anual e o Balanço Social da instituição, premiado pela ABERJE como o melhor relatório administrativo do Brasil de 1997. Em 1998 lançou o cd rom Portfolio Brasil, com 800 fotografias de todo o país e fez as fotografias do projeto Paraísos, dez fascículos encartados na Gazeta Mercantil. Em 1999, junto com a Unisinos, publicou o livro Missões Jesuítico-Guaranis, vencedor do Prêmio ABERJE, região Sul, Gran Prix do Salão de Comunicação Gráfica Promocional – RS e Prêmio Açorianos de Literatura.

Em 2002 lançou o livro Assim é Porto Alegre com a Editora Artes e Ofícios. Em 2008 editou e ilustrou o livro Aparados da Serra, na trilha do Padre Rambo e fez as fotografias para o livro Caminhos do Brasil Rural, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Em co-autoria ilustrou os livros A História Econômica do Rio Grande do Sul, Minha Porto Alegre, Banhado do Taim, Brazil, Heritage Sites, Brasil- 22 de Abril de 1999, Patrimônio Mundial no Brasil (UNESCO) e Palácio Pamphili (Roma).

*

Imagens do livro "Pharol de Santa Martha"














*

Raul Longo emplaca no Pravda


Jornal russo publica série DESMITIFICANDO LULA, escrita pelo jornalista brasileiro Raul Longo, residente em Sambaqui (Florianópolis,SC).

Raul Longo em frente a sua residência.




*
Novo Centro de Saúde

Thereza e colegas conselheiros e representantes das entidades do distrito:

Na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, solicitamos uma audiência com a Secretaria de Saúde para esclarecer as alterações na planta do novo posto de saúde do nosso Distrito. A reunião ficou marcada para a próxima terça-feira, dia 9 de FEVEREIRO no auditório da Secretaria de saúde (localizada em frente ao Shopping Iguatemi - Trindade). Em conversa com alguns conselheiros resolvemos transferir a reunião do conselho local para junto a esta reunião, com a finalidade de reunirmos o maior número de pessoas possível lá na Secretaria na próxima terça. Contamos com a presença de todos para que consigamos agilizar o processo de construção do novo Centro de Saúde de Santo Antônio de Lisboa, de acordo com as necessidades de atenção à saúde das nossas comunidades. Um abraço, Doris Gomes.

*

ROCK NO RANCHO

Pessoal,

Dia 13/02 a partir das 11:00 h, faremos o evento "ROCK NO RANCHO", lá no meu rancho em Sambaqui!! Teremos a presença da banda
CAVE e CAPITÃO CAVERNA. A FESTA VAI TARDE A FORA, E QUEM QUISER NOITE A DENTRO!!! Homem leva uma caixa de SKOL 355 ml BEM GELADA - NÃO ADIANTA LEVAR CERVEJA QUENTE.

A mulher que absorve muita gelada, também levará uma caixa de SKOL 355 ml; se bebe pouco, pode ser meia caixa, e se não saboreia cerveja, levar o que quiser pra desembuchar. Levar um pedaço de carne, ou lingüiça, ou ovelha, ou carne suína temperadinha (media por gasto de comida por casal 12 reais)... Teremos umas caixas de isopor com gelo pra botar as bebidas e comidas.


Não esqueçam, 13/02 a partir das 11:00 h da matina, ROCK NO RANCHO!!!!!


OBS: O rancho fica em frente ao estacionamento do Restaurante do Cesar(PA).


Quem viver verá!! (Marcelo Rocha)

Nenhum comentário: