15.2.10

.

ALÉSIO VERZOLA
INTERNADO
NA UTI DO
HOSPITAL DE CARIDADE


O ex-preso político catarinense Alésio Verzola, residente em Sambaqui, está internado na UTI do Hospital de Caridade de Florianópolis e respira com ajuda de aparelhos. Ele sofreu duas cirurgias para extração de um tumor no cérebro, apresentou uma pequena melhora ontem (domingo), mas hoje de manhã seu estado piorou. A situação é delicada e os familiares alertam os amigos.

Nascido no Morro do Céu e desde a adolescência integrado ao antigo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Verzola foi uma das vítimas da Operação Barriga Verde desencadeada em Santa Catarina no dia 4 de novembro de 1975, com a prisão de 42 pessoas no Estado. Acusação: tentativa de reorganização de partido político proscrito. Submetido aos mais tenebrosos métodos de tortura, com os demais companheiros, Verzola nunca se livrou das sequelas daqueles tempos.


Livreiro antes da prisão (Livraria Cruz e Sousa), Alésio trabalhou na Casan até se aposentar por problemas de saúde, decorrentes das torturas. Mais informações com Jurema Verzola, pelo telefone (48) 8465-2969.


*

Fotos do Prontuário de Alésio Verzola na Penitenciária Estadual de Florianópolis. Arquivo Público de Santa Catarina. Reprodução: Osvaldo Nocetti.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Celso!
Sou sobrinha do Alecio Verzola. Minha mãe acabou passando o telefone errado, o correto é 8465-2969.
Desde já agradeço por todo o carinho.
Priscilla Adriano