25.2.10

.

AS TAIS PLACAS

Praia do Toló. Foto CM em 24.2.2010.

A instalação de placas proibindo a ação dos DJ's de fim-de-semana com suas potentes caixas de som, e de churrasqueiras no chão das praias, gerou indagações, muitos ficaram perplexos. Robertinho Lapa Píres e o jornalista Raul Longo manifestaram-se indignados, encaminhando textos para o Sambaqui na Rede e o DAQUI Jornal.

A falta de divulgação da iniciativa gerou interpretações.

As placas foram implantadas a pedido da Associação de Bairro de Sambaqui, com o apoio do vereador Edinon Manoel da Rosa (Dinho, PSB) e o historiador Sérgio Luiz Ferreira, que o assessora na Câmara Municipal.

A primeira praia contemplada foi a do Índio (ou do Rola, referência a Raulino Andrade, pai de Elias Andrade; ou da Geraldina, mãe do artista plástico).

A praia seguinte foi a do Toló. Devido às chuvas e ao Carnaval, a praça Macário da Rocha e a Ponta do Sambaqui ficaram algum tempo sem as placas. Foi o que gerou a confusão, pois aparentemente a restrição se limitava à praia do Tolo (a praia do Índio fica mais distante e a frequência é bem menor). Na última quarta-feira (24.2), as placas já estavam instaladas na Ponta do Sambaqui. Outras duas vão ser colocadas na praça Macário da Rocha (podem até já ter sido postas).

A proibição de acampar é antiga e são raros aqueles que eventualmente armam suas barraquinhas no local. O uso de parafernália sonora, convenhamos, serve apenas para o deleite do DJ de fim-se-semana e seu grupinho, incomodando os demais. A restrição não inclui o uso de churrasqueira portátil, com uso de carvão levado de casa.

A seguir fotos de 24.2.2010 (quarta-feira). A situação é grave na Ponta do Sambaqui, onde árvores nativas estão sendo usadas nas churrasqueiras improvisadas. Bromélias e outras espécies também são danificadas ou destruídas.

*
Praia do Índio






*

Praia do Toló



*

Ponta do Sambaqui

Onde as árvores viram carvão


















FISCALIZAÇÃO AUSENTE!

Nenhum comentário: