30.10.09

São cinco os meliantes
que atuam em Sambaqui


A casa onde residiam os cinco (casal e três menores irmãos da moça) está com as aberturas fechadas. Pregaram pedaços de tábuas para impedir ou dificultar a entrada. "Casa" é força de expressão - na verdade se trata de uma minúscula construção "enterrada" no barranco, aparentemente inabitável. Foi construída nas barbas das autoridades.

O Conselho Tutelar apreendeu os três menores na última terça-feira (27.10), pela manhã, e os conduziu ao Fórum, logo no início do expediente, às 12 horas, para apresentá-los ao Juiz da Infância e encaminhá-los ao São Lucas. A Polícia Militar negou-se a conduzí-los, então uma Conselheira Tutelar os acompanhou com a mãe (E. da S.) no carro do Conselho. Outra Conselheira Tutelar seguiu na viatura policial. Ao estacionar na frente do Fórum, os três fugiram com o incentivo da mãe.

O processo envolvendo os três menores está na mesa da Promotora da Infância e Adolescência.


FONE DO CONSELHO TUTELAR
0800 643 1407

*
Atletas pedem apoio

Os atletas Pedro Estrella, de Florianópolis (Barra do Sambaqui) e Angélica Gaulke, de Blumenau, são os dois catarinenses mais jovens a serem convocados para Campeonato Mundial de Karatê, que será realizado na cidade de Rabat, Marrocos, entre os dias nove e 16 de novembro próximo. Eles venceram as seletivas de Aracajú, Cuiabá e São Paulo e agora só dependem de um patrocínio para ir em busca do título maior. Ele com 15 anos, ela com 17, estão treinando forte e diariamente, mas, sobretudo, rezando para que Fundação Municipal de Esportes assuma a parceria e garanta os recursos para transporte e estadia. (Valdir Alves)

*
O Projeto de Revitalização da Orla de Santo Antonio de Lisboa está disponível na Intendência do Distrito, localizada no prédio entre o TISAN e o CESUSC.

*

Estrada geral
Ensaios de compactação

Notícia de última hora.

O pessoal da obra foi visto essa manhã fazendo ensaio de 'Grau de Compactação' (GC), na pista em execução, ensaio de campo que define a condição que o material de base atingiu em termos da densidade máxima de laboratório, o que define se essa base apresenta, no pavimento, a melhor condição de suporte para as cargas que o tráfego transmite. Esse ensaio não tinha sido feito até agora, o que quer dizer que anteriormente a liberação dos trechos e colocação do revestimento era empírica.

Assim, em parte, a intervenção da comunidade já resultou em melhoria da qualidade do trabalho executado.

Saber se o ensaio deu resultados satisfatórios para a compactação feita com aquele rolinho vibratório, já é outra história, e é isso que a supervisão oferecida e aceita na reunião, garantiria.

Abraço, Cezar Gouvêa

*

Boi de Mamão de Sambaqui

Apresentações durante encontro de grupos de Boi de Mamão de Florianópolis em novembro no Largo da Alfandega Dakir Polidoro (Centro).

O Boi de Mamão de Sambaqui se apresenta na abertura do evento (dia 10.11, às 18 horas) e no encerramento (dia 14.11, às 10 horas), pelas ruas centrais, com a Maricota, Berbunça e Vaqueiro.

*
APRESENTA

“BRINCANDO NOS CAMPOS DO SENHOR” (1991) de Hector Babenco
(186 min).

Uma aeronave usada para pequenos combates aterrissa em Mãe de Deus, nome irônico dado a um vilarejo localizado no mais remoto afluente remanso da floresta Amazônica. O funcionário do governo no local, recusa o pedido de gasolina feito pelos aventureiros do avião, confiscando seus passaportes, com a prerrogativa de devolvê-los mediante à realização de um pequeno serviço: bombardeio à aldeia indígena dos niarunas, cujas terras são cobiçadas por razões econômicas. Enquanto isso, um casal de evangélicos e seu filho pequeno embrenham-se na selva amazônica brasileira para catequisar os índios ainda arredios à noção de Deus.

31 de outubro (sábado) – 15:00 h

*

HOMENAGEM À VILLA-LOBOS


Ponteio deriva do termo punteado, referindo-se a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao rasgueado, mas também a uma técnica proveniente da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na nossa conhecida viola caipira. O ponteio é, em suma, o ato de dedilhar a viola, designando também uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. “Ponteio – Violão na Udesc” é um programa de extensão que visa promover o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplam a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea.

Músicos:

Andrei Uller
Igor Issicaba
João Penegalli


31 de outubro (sábado) – 18:30 h

*

"CHEIRO DE PEQUI" (2006)
Takumã e Maricá Kuikuro (36 min)

É tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estação seca está chegando ao fim. O cheiro de chão molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se não fosse por uma morte, o pequi talvez jamais existisse. Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija-flores e jacarés constroem um mundo comum.

e

“O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU” (2004)
de Takumã e Maricá Kuikuro (28 min)

De repente, um eclipse. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.

31 de outubro (sábado) – 19:00 h

Local
Museu da Escola Catarinense (antiga FAED)
r. Saldanha Marinho, 196, Centro.

Entrada Franca

Debatedor:
Mutua Mehinaku (Associação kuikuro)



*

RISCO DE EXTINÇÃO
(Clique para ampliar)

Nenhum comentário: