22.3.11


.

Conversa-vai, conversa vem
1º REENCONTRO

Jornal O ESTADO




Quatro jornalistas reunidas num bem regado conversa-vai, conversa-vem, tiveram a idéia de promover encontro de antigos profissionais do jornal O Estado, sobretudo os da Redação. Lá estavam Lena Obst, cabeça de tudo, Denise Christians, Lúcia Py, Mirela Vieira e Mylene Margarida. Alguns e-mails foram enviados com a idéia, logo acatada. No último domingo Lena abriu um grupo no Facebook (Reencontro O Estado) que, até meados da tarde desta segunda-feira (21.3) contava com mais de 100 integrantes.

O fenômeno da rápida adesão de antigos jornalistas a um grupo na rede social, nos fez lembrar o que aconteceu há pouco com a postagem de fotos do abandono do acervo fotográfico de O Estado em meu blog Sambaqui na Rede. No referido blog recebo quando muito cinco ou seis comentários das postagens, apesar dos cerca de 400 acessos diários (média). Pois nesta parei de contar o numero de comentários passou de três dezenas. Foi surpreendente a reação das pessoas frente o abandono do acervo fotográfico, a deterioração do espaço físico onde se produziu um dos melhores veículos que existiu em Santa Catarina.

Jornal presente no dia-a-dia da população, identificado. A certa altura de seu Rancho de Amor à Ilha, por exemplo, o poeta Zininho refere: “Ilha da velha figueira/onde em tarde fagueira/vou ler meu jornal”. Qualquer jornal? Não! Ele se refere ao jornal O Estado, o “mais antigo”, inicialmente na rua Conselheiro Mafra, depois Felipe Schmidt e a partir da década de 1970 no bairro do Saco Grande, às margens da SC-401 (atual Casa Cor). Para muitos foi uma escola de jornalismo, anterior ao surgimento do primeiro curso na UFSC, em 1979, servindo de campo de prática a recém formados e de efetivo exercício a experimentados profissionais.

A mobilização visando organizar algum tipo de reencontro de antigos colegas já teve um segundo sarau, com a adesão de Evandro Baron, Cláudia Sanz, Rui Baron, Déborah Almada, Hermínio Nunes e Vitor Louzado, conforme relato de Lena Obst. O próximo happy hour de "esquenta" será quinta-feira (24.3), no Botequim da avenida Rio Branco, a partir das 19 horas. “Levem fotos (do tempo de redação) e boa idéias”. Fala-se na elaboração de um livro, a edição de um vídeo e da adesão do Sindicato dos Jornalistas ao projeto.


*

Nenhum comentário: