17.11.09

REUNIÃO SOBRE
O SANEAMENTO

BOM DIA COMPANHEIR@S,

Lembramos a tod@s que agora mais do antes precisamos estar mobilizados e articulados para fazer valer nossas demandas com a Politica Municipal de Esgotamento Sanitário em nossos bairros.

O Conselho Municipal de Saneamento numa reunião extraordinário e relampago aprovou que a ETE do Rio Tavares/Campeche poderá lançar os efluentes/"esgoto tratado" no leito do Rio Tavares e deste para a Baia Sul, num periodo de dois anos ou mais até concluir o Emissário do Campeche.

Por sua vez a FATMA publicou dia 13 novembro, comunicado tornando público que se encontra disponível para consulta cópia do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, do Emissário Submarino de Ingleses, de responsabilidade da CASAN.

Os locais para leitura deste documento são: em Ingleses na EE Intendente José Fernandes e na Intendência Distrital de Ingleses; além da sede da FATMA e na Biblioteca Pública, ambas no centro. A partir desta data são 45 dias de prazo para o envio das críticas e pareceres ao RIMA.

Nas duas situações tanto a CASAN como a Prefeitura e agora tambem técnicos da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental não abrem possibilidades de se construir sistemas alternativos, microregionais fechados que seriam bem menos impactante e de melhor controle social das organizações regionais. Não vivemos situação de tamanha calamidade sanitária que justifique atropelamento ou negativas de debates sobre as possiveis opções alternativas aos emissários. Agora mais do que nunca fica evidente que o calendário eleitoral esta sendo o orientador das decisões federal, estadual e municipal das obras do PAC.

Diante disso nós do Movimento fizemos reunião na semana passada e estaremos fazendo outra hoje para dar encaminhamentos de mobilizações e articulações politicas com o Ministerio da Pesca e Aquicultura, ICMBio e Min Público Federal, que são quem ainda resistem as ações da Prefeitura e CASAN.

Estamos convidando portanto a tod@s que possam venham partuicipar desta reunião. Estará presente o Secretario Especial do Ministro da Pesca.

Por favor repasse este convite para seus contatos.

REUNIÃO MOV MUNICIPAL SANEAMENTO
Dia 17 de Novembro 2009
Local CATEDRAL
19:45h as 22h
(entrada pelo calçadão ao lado do Banco do Brasil)

Atenciosamente,

Ci Ribeiro
p/Movimento Municipal de Saneamento

Nenhum comentário: