6.8.09

Inscrições abertas
PESCADORES DE CULTURA
RETOMA AS ATIVIDADES



As oficinas do projeto Pescadores de Cultura, edição 2009, apoiado pela Fundação Luterana de Diaconia, com colaboração do CESUSC, iniciam suas atividades em agosto, no Centro Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis. Quem já tem ficha de inscrição (incluída no folder de divulgação) pode preencher e deixar na caixa de correio da sede do Baiacu.

Informações
(48) 32351183
(48) 91011183
(48) 91327166
nemotta@uol.com.br



Dias e horários das Oficinas

1. CAVAQUINHO - Segunda - Quinzenal - 19h - Início 10/08 – Profª Fernanda Silveira

2. PERCUSSÃO - Segunda - Quinzenal - 19h - Início 17.8 – Profª Gabriela Flor

3. VIOLÃO - Quarta - 19h - Início 12.8 – Prof. Jackson Cardoso

4. HIP-HOP - Terça - 19h - Início 1°.9 – Prof. Kim Isac

5. CIDADANIA - Sábado - 10h - Início 22.8 – Prof. Célio Moraes

6. ANIMAÇÃO - Sábado - 14h - Início 12.9 – Prof. Diegos de Los Campos e Angelita Brandão

7. BONECOS - Sábado - 10h - Início 3.10 – Prof. Adriana Durante

8. TEATRO - A DEFINIR


Animação sobre inscrições nas oficinas.

Encerramento da edição 2008 do projeto Pescadores de Cultura.



Utilidade Pública

A Associação Cultural Baiacu de Alguém foi declarada de utilidade pública pela lei municipal n° 7886, de 23 de junho de 2009, aprovada pela Câmara Municipal de Florianópolis e sancionada pelo Executivo Municipal. A iniciativa foi do vereador Márcio de Souza.


Assembléia geral
Associação Cultural
Baiacu de Alguém

Dia 13 de setembro de 2009 (domingo), às 15 horas, na sede da Associação (Santo Antônio de Lisboa). Pauta: 1. Prestação de contas do ano 2008-2009; 2. Eleição da nova Coordenação Colegiada e Conselho Fiscal.


Sábados Culturais do Baiacu

Em virtude das fortes chuvas e baixas temperaturas registradas em quase todos os finais de semanas estamos concelando Sábado Cultural do mês de agosto. Em setembro, o Sábado Cultural será realizado no dia 19, a partir das 21 horas, na sede da Associação, com a tradicional Festa dos Virginianos.

Saiba mais no site do Baiacu.

*

Os caminhos da cucaracha
Edição Especial



A ÉTICA DO
COWBOY
E O CAPACHO

Por Raul Longo*

Quem não assistiu ao Jornal da Globo ontem, perdeu um clássico do west-spaguetti estrelado pelo Secretário da Defesa dos Estados Unidos, com todos os ingredientes das macarrônicas produções do gênero.

O próprio Secretário de Defesa, General Robert Gates (Bob Gates já não é um nome no estilo?) não fica nada a dever pro John Wayne. Aquela mesma inexpressividade estática. Lembram-se de como beijando, atirando, dando porrada ou cavalgando Wayne mantinha o mesmo olho cambado de quem já nasceu fazendo mira na ponta do cano de uma arma?

Mas Wayne não conseguia manter os braços inalterados. Todo o corpo e o rosto segura a postura de durão, mas os braços se moviam diferentemente em cada cena. Sempre meio afastados do coldre, como quem está pronto a sacar, é verdade, mas dobrava os cotovelos. Não conseguia ficar sempre dobrar os cotovelos.

Já o General consegue. Fosse de outra geração, daria um excelente Robocop.

Agora adivinhem quem fez o papel de bandidão facinoroso de maus-bofes? Stálin? Não! Khruschov? Não! Fidel? Esse já caiu de moda. Mao Tse Tung? Hitler? Ben Laden?

Claro que todos sabem! Ele mesmo! Entrando pela ponta esquerda do ringue para suas vaias: o sujo, o golpe-baixo, o traiçoeeeiro Hu-go Cha-vez!

Mas voltando ao farwest, no papel de heroína, de donzela amarrada aos trilhos do trem da história: Álvaro Uribe, cercado pelas FARCs comandadas por Cavalo Louco, Touro Sentado e Lobo Cinzento.

Emocionante! Tem até a Cavalaria pronta para sair das Bases Americanas (americanas lá deles, porque a nossa América sempre foi outra deste o tempo dos Sioux, Comanches, Crows, etc.) ou Forte Apache com aquela cornetinha tocando o tátá-ra-tá-tá que levava a molecada das matinês ao delírio!

Como em toda boa matinê, apesar do adiantado do horário do telejornal, teve até o momento edificante quando Bob Wayne recorre a clássica ética de bom mocinho de filme de cowboy que sempre oferece a própria arma ao pulha do bandido, antes de ser obrigado a mandar a alma do famigerado para dentro de um caixão de álamo.

Mocinho que se preze jamais atira em bandido desarmado! Por isso armaram o Sadam antes massacrar o Iraque, armaram os Talibãs antes de massacrar os Afegãos. Seguindo o roteiro, Gates explicou ter vindo ao Brasil oferecer armas em troca de um boquinha no Pré Sal da Petrobrás.

Aí é que entra em cena William Wack, concorrendo ao Oscar de melhor ator coadjuvante no papel de El Capacho. Pensam que ele se limitou àquele sorrisinho sardônico que já o notabilizou quando quer sugerir que o Presidente Lula é uma bobagem? Naaada! Bill Wack se superou numa magnífica interpretação capaz de botar qualquer Lee Marvin e Clint Eastwood no papel de coco de cavalo do bandido.

Além de dublar a última fala do galã Gates Wayne num raro momento de savoir-faire na seriedade própria da dureza da vida do velho-oeste, admitindo em natural humor de general norte-americano que do mundo espera, no mínimo, pronta obediência; o que o Wack traduziu babando de gozo: "- Fico muito satisfeito quando retornam meus telefonemas".

Para bom entendedor ficou claro que alguém aqui no Brasil não anda atendendo telefone. Não fosse isso, por certo não receberíamos a visita do cowboy.

Wack não esclareceu se o General veio vender ou apontar mísseis em troca do pré-sal, mas seu olhar e satisfação, sem dúvida foi a melhor interpretação de El Capacho em toda a história da cinematografia internacional.

The End

*Raul Longo
pousopoesia@ig.com.br
pousopoesia@gmail.com
www.sambaqui.com.br/pousodapoesia
Ponta do Sambaqui, 2886
88.051-001 - Floripa/SC
Tel: (48) 3206-0047

Nenhum comentário: