6.3.10

.


Demolição, 2º episódio
*
Resultados da Assembléia
Fórum Cultural

*
'Manual de Sabotagem'
O destino dos Correios
*
Mulheres na Barca

*

Antiga "Escolinha" de Sambaqui.

*
D E M O L I Ç Ã O
Faltou o arremate



Uma árvore envolvida na estrutura do restaurante demolido na praia das Flores (Sambaqui), tombou no final da tarde de ontem antes do início da tempestade. A retirada do aterrro, sem acompanhamento técnico da Floram, deixou o "sombreiro" instável. O telhado de um rancho foi atingido e sofreu danos. Ninguém se feriu. Outra árvore situada ao lado pode ter o mesmo destino. Moradores das imediações tentaram um contato com os órgãos ambientais, visando o replantio. O vereador Edinon da Rosa (Dinho) tentou ajudar na recolocação. No final da tarde ela foi cortada em pedaços e levada embora.

Uma rápida olhada no local evidencia que a Floram não fez o trabalho completo: parte do telhado amarrado a uma árvore permaneceu; os ramos secos da cobertura do restaurante estão espalhados pela praia; o barro pode ser levado na maré alta; a base de um rancho de embarcações foi afetada; o vaso sanitário do antigo Kacimba permanece na praia das Flores como se fosse um "troféu".






*
Rodízio na presidência do
Fórum Cultural de Florianópolis


Chistiane Ramirez substitui Murilo Silva na condução do Fórum.

RESULTADOS DA
ASSEMBLEIA GERAL

Em 04/03/2010


Presidência

Conforme regimento interno, dando sequência ao rodízio na executiva do Fórum, foi escolhida e aclamada por todos os presentes, a produtora cultural Chistiane Ramirez para presidir a entidade até agosto de 2010. O ex-presidente, Murilo Silva, passa a ocupar a função de 2º Secretário.


Fundação Municipal de
Cultura Franklin Cascaes


Problemas administrativos e políticos na condução dos trabalhos de protocolo e seleção dos projetos culturais para a captação de recursos por intermédio da Lei Municipal de Incentivo. Ausência de critérios claros, má divulgação e o despreparo do funcionário responsável pelo setor na Franklin Cascaes (Sr. Ferrari), foram algumas das reclamações apontadas. Como encaminhamento, o Fórum decidiu que solicitará à Fundação Franklin Cascaes informações sobre o funcionamento deste sistema de seleção e apoio, e também todos os projetos aprovados, desde o início da atual gestão e seus respectivos valores. O pedido de informações também será reforçado pelo poder legislativo.


Tenor Italiano
Andréa Bocelli


Após diversos comentários sobre a última programação natalina, o Fórum aprovou que solicitará para a Prefeitura, via Câmara dos Vereadores, e para o Governo do Estado, via Assembléia Legislativa, informações sobre o contrato do tenor italiano Andréa Bocelli, que teve parcela de valores já pagas com dinheiro do município e do Funturismo.


Assuntos Gerais

Destacou-se a necessidade deste Fórum provocar debates em todo o Estado, visando a construção de um Fórum Estadual de Cultura.

*


*
Elementos para um
'Manual de Sabotagem'
do serviço público

Já faz algum tempo se nota uma mudança na eficiência dos Correios. No início do ano passado, aqui em Florianópolis, promoveram um remanejamento geral dos carteiros, o que tornou tumultuadas as entregas. Carteiros que já conheciam os destinatários das correspondências nas suas respectgivas áreas, tiveram de atuar em locais completamente desconhecidos devido ao rodízio oficial. Nós de Sambaqui acompanhamos o caso de perto, devido à saída do carteiro Sérgio Garcia, substituído por outro profissional. Foram realizadas reuniões entre a comunidade e a direção da ECT na Capital, resultando infrutíferas: a medida era positiva e visava estimular o desempenho. Bobagem! Estragaram um serviço que funcionava, mancharam a boa imagem da empresa junto a opinião pública.

Nas últimas duas semanas uma moradora de Sambaqui aguardou a chegada de um livro enviado por uma editora paulista - encomenda a cobrar. Todos os dias verificava na caixa a chegada do aviso para retirada. Nada! Intrigada, fez contato com a Editora que informou estar a encomenda há 5 dias na Agência Central dos Correios, na praça 15. Em contato telefônico imediato com a Agência, ficou sabendo que a encomenda retornaria à origem no dia seguinte.

Ou seja, são pequenos indícios, vividos no cotidiano de quem aprendeu a respeitar e gostar dos serviços dos Correios, que indicam a existência de alguma sabotagem, algum corpo mole, a ação de um cobra-mandado, quem sabe, com a missão de queimar o filme da empresa.

Em relação às condições de trabalho dos funcionários dos Correios, uma ilustração: há cerca de duas semanas um dos que operam no setor de sedex da agência na praça 15, levou um ventilador de casa para ajudar a afastar o calor. O sistema de ar-condicionado funciona parcialmente e, em dias de temperaturas mais altas, não refrigera o ambiente.

Uma carta encaminhada ao presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo vereador Antônio Batisti (São José-SC), a respeito do assunto, reproduzida abaixo, acrescenta importantes elementos.

*
São José, 11 de fevereiro de 2010. Presidente Lula, Li na imprensa que o Ministro das Telecomunicações, Hélio Costa (PMDB), preparou uma Medida Provisória para sua assinatura logo após o carnaval. Esta MP transformaria a ECT em uma "Sociedade Anônima" (S.A), passível portanto de ter acionistas privados. Tanto eu como você Presidente Lula sabemos que entre algumas importantes lições da crise econômica mundial ficou claro que os chamados "investidores" não têm outra preocupação a não ser sugar as empresas para abocanhar astronômicos dividendos. Por acaso isso seria diferente com os possíveis acionistas que viessem a ser proprietários de ações da ECT? Aqui em Santa Catarina acompanhamos a angústia e preocupação cotidiana dos funcionários da CELESC (Companhia de Eletrecidade de Santa Catarina) diante das enormes e permanentes pressões dos acionistas privados por reestruturar esta empresa estatal. Para estes investidores pouco importa as demissões, o aumento de tarifas e o sucateamento dos serviços à população que advirão desta "reestruturação", desde que uma boa rentabilidade do seu capital esteja assegurada. É irônico ver alguns setores do seu governo defenderem uma mudança tão drástica na ordem jurídica de uma grande empresa estatal como a ECT através de uma Medida Provisória (MP). Estes mesmos setores são aqueles que quando se tratou de atualizar o índice de produtividade da terra para facilitar a desapropriação para a reforma agrária, não admitiram que isso fosse feito por um decreto do Presidente. São os mesmos que quando foi para atender ao reclamo dos trabalhadores por uma lei que garantisse a estabilidade no emprego diante da crise, trataram de esgrimir argumentos contra a legitimidade do uso de uma MP para salvaguardar o direito ao trabalho. Na questão do pré-sal alguns destes setores se juntaram à gritaria do PSDB e DEM até mesmo contra seu pedido de urgência para votação do Projeto do governo. E agora, para entregar uma parte da ECT aos especuladores do mercado é legitima uma MP? Presidente Lula, por que pode uma MP para desfigurar o caráter estatal da ECT e ao contrário disso não cabe uma MP do seu governo para reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas, reivindicação da CUT e do movimento sindical brasileiro? Presidente Lula, termino esta pequena carta solicitando que você não edite esta MP da ECT sugerida pelo Ministro Hélio Costa e receba a Federação dos Trabalhadores dos Correios e a CUT para discutir sobre este assunto. Você conhece o empenho dos funcionários dos Correios para elegê-lo Presidente da República em 2002 e 2006 e esta gente, como trabalhadores, continuarão indispensáveis para a eleição da companheira Dilma Roussef em 2010. Respeitosamente, seu companheiro de partido Antônio Luiz Battisti - vereador em São José/SC

*

AS MULHERES NA BARCA

Nenhum comentário: