8.3.10

.


EMPRESA DE CONSULTORIA CONTRATADA PELA PREFEITURA PARA REFAZER PLANO DIRETOR DEFORMA PROPOSTA DEBATIDA COM A COMUNIDADE E QUER PERMITIR ADENSAMENTO DE CONSTRUÇÕES NO CENTRO HISTÓRICO DE SANTO ANTONIO E REGIÃO DA PONTA DO SAMBAQUI.

Por Nildomar Freire (Nildão)

Alguns de vocês sabem que há mais de uma década vivemos o dilema do plano diretor no distrito de Santo Antonio de Lisboa, que engloba Sambaqui, Barra de Sambaqui e Cacupé.

O plano que estava sendo debatido há tanto tempo pela comunidade e que estava na prefeitura para ser enviada à Câmara Municipal tinha como entendimento que nossa região tinha como centro a preservação das características do centro histórico de Santo Antonio (já existia até lei limitando no centro histórico edificações com até dois pavimentos) e em boa parte da nossa região, o plano que estava acordado com a comunidade tinha um veio preservacionista da nossa mata atlântica, muito forte, com várias áreas de APL (de uso limitado) sendo transformada em Preservação Permanente.

Pois bem, a prefeitura recentemente contratou uma empresa de consultoria e o resultado é que esses consultores deformaram e muito a proposta original debatida com a nossa comunidade. Em resumo, por exemplo, querem permitir um gabarito maior de construção, inclusive, no centro histórico de Santo Antonio, bem como equipamentos de médio/grande porte na região da ponta do sambaqui, na área de mata atlântica e cujo mapeamento anterior vedava essas construções.

O fato é que o Prefeito Municipal irá levar a proposta de Plano Diretor para a cidade inteira a Câmara Municipal com esses “contrabandos” que desvirtuam e modificam para pior a proposta até então formatada com a comunidade.

As associações de moradores da região estão chamando para hoje à noite (19:00), no CESUSC, sala 12, reunião com a comunidade para buscar intervir e reparar a tempo esse dano a qualidade de vida de toda a nossa região.

Compareça!!!

Nenhum comentário: