4.3.10

.

Filmes e documentários
A L T E R N A T I V O S


*



13 e 20 de março
MULHERES DA TERRA
Série de dois programas na RBS TV

Documentário produzido pela Plural Filmes vai ao ar nos dias 13 e 20 de março, no programa Santa Catarina em Cena, ao meio dia, na RBS TV, e às 13h45, na TV COM. Mulheres camponesas ganham destaque na semana do Dia Internacional da Mulher

*

Ciclo de cinema francês

Promoção: Fundação Cultural Badesc e Aliança Francesa
Auditório da Fundação (Centro de Florianópolis). Entrada franca.


Dia 8.3

Barakat! (2006)
De Djamila Sarahoui
Tempo: 1h34
Classificação: 12 anos

Amel é médica de emergência num hospital, na Argélia. Ela se esforça, na medida do possível, para conciliar sua profissão e sua juventude, apesar da guerra civil. Uma noite, voltando para casa, Amel constata que seu marido jornalista desapareceu e decide partir à sua procura. Vai acompanhada de Khadidja, uma enfermeira que, em sua juventude, ficou conhecida nos combates pela independência.


15.3

Duas Garotas Românticas – Les Demoiselles de Rochefort. (1967)
De Jacques Demy
Tempo: 1h31
Classificação: 16 anos

Delphine e Solange são duas irmãs gêmeas encantadoras e espirituosas de 25 anos. Delphine, a loira, dá aulas de dança e Solange, a ruiva, aulas de música. Elas vivem, então, da música e sonham ir para Paris e ter uma vida de fantasias. Alguns empresários chegam à cidade e passam a frequentar o bar que é da mãe delas. Uma grande feira é promovida e um marinheiro sonhador está à procura da mulher ideal.


22.3

Os Maus Perdedores – Les Mauvais Joueurs. (2005)
De Frédéric Balekdjian
Tempo: 1h25
Classificação: 14 anos

Paris, o bairro do Sentier. O Natal aproxima-se e a vida de Vahé Krikorian vai por água a baixo. A loja de seu pai, com quem trabalha, fechará em breve. Muitas dívidas e devedores. Lu Ann, a mulher chinesa que ele ama, deixa-o e ele sente que as trapaças, que pratica com seu irmão, não vão levá-lo à lugar algum. Yuen, o irmão de Lu Ann, ilegalmente, na França, recusa-se a trabalhar para a gangue que o trouxe, sem dar-se conta do perigo que o espreita. Tomando-se de afeto por ele, Vahé decide ajudar. Aos poucos, um laço de amizade se tece entre eles e coloca à prova a lealdade de Vahé contra seus velhos amigos. Apesar de a vida parecer retomar seu curso, algo se rompeu em Vahé. Algo que ele não controla. Algo irreparável.


29.3

História de um Encontro - Histoire d'une Rencontre. (1983)
De Brahim Tsaki
Tempo: 1h20
Classificação: Livre

Duas crianças surdas e mudas. A menina, filha de um engenheiro americano; o menino, filho de um camponês argentino. Eles se encontram e conseguem se comunicar, ultrapassando todas as barreiras culturais que os separam.


*

Comédias italianas

Promoção: Cineclube Badesc e Centro de Cultura Italiana .
Sempre às terças feiras, às 19h. Entrada gratuita.


9.3

Pergunta-me se estou feliz - Chiedimi se sono felice. (2000)
De Aldo Baglio, Giovanni Storti,Giacomo Poretti
Tempo: 1h37
Classificação: 14 anos

Três inseparáveis aspirantes a atores e suas desastrosas vidas amorosas. Por enquanto eles estão apenas fazendo "pontas" em produções artísticas: Aldo como um figurante de ópera não confiável, Giacomo como dublador de filmes de baixo orçamento e Giovanni como um mímico nas lojas de departamentos da cidade. O segredo do sucesso do trio? “Queremos nos divertir, a vida é um jogo, e as pessoas podem sentir isso”. E esses três incorrigíveis, tão simples e irresponsáveis, conquistam os corações das audiências por todos os lugares com suas bobagens sem preocupações, alegrando com esse filme descontraído e ainda assim provocante.


16.3

Lição de Amor - Scusa ma ti chiamo amore. (2008)
Dir.: Federico Moccia
Tempo: 1h22
Classificação: 14 anos


Niki é uma garota de 17 anos que gosta de curtir a vida ao lado de seus amigos, indo a clubes e festas. Alex é um publicitário de sucesso, de 37 anos, que, após ser abandonado por sua namorada, possui uma vida social restrita aos seus velhos amigos. Em uma movimentada manhã, Niki bate com sua moto no carro de Alessandro e este incidente marca o início de uma virada na vida de ambos.


23.3

Meu caso com o imperador - Io e Napoleone. (2006)
Dir.: Paolo Virzi
Tempo: 1h50
Classificação: 14 anos

Ilha de Elba, 1814. A comunidade local está eufórica. Tudo por que o glorioso Napoleão Bonaparte se exila na ilha logo após abandonar o título de Imperador. Todos os moradores, pessoas simples, vêem a chegada de Napoleão como um presente dos deuses. O professor Martino é o único morador que não está contente com essa história, pois vê como uma ameaça. Por ironia do destino, Napoleão acaba contratando Martino como seu secretário particular e ele fica responsável por escrever as memórias do homem que ele mais odeia.


30.3

Parente... É Serpente - Parenti Serpenti. (1996)
De Mario Monicelli.
Tempo: 1h40
Classificação: Livre

Uma família tipicamente italiana se reúne na casa da “nonna” para a ceia de Natal. Separados pela distância e estilos de vida bem diferentes, tudo transcorre em clima de festa, até que as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão sendo expostas e minam, aos poucos, o clima festivo. Há, por exemplo, a irmã hipocondríaca e intrometida, a outra é frustrada por não ter filhos e um dos casais tem uma filha adolescente comilona que sonha em ser bailarina. O que resta da fraternidade familiar vai por água abaixo, quando os avôs anunciam que decidiram morar com um dos filhos. A partir daí, começa um autêntico jogo de empurra-empurra, pois ninguém quer arcar com a responsabilidade. O que se segue, é uma comédia hilariante e muito divertida!

*

A mulher no cinema espanhol

Promoção: Cineclube Badesc e Instituto Cervantes.
Sessões às quartas feiras, às 19h, no auditório da Fundação Cultural Badesc.


10.3

O Segredo de Educar – El Secreto de Educar. (2008)
De Sonia Tercero
Tempo: 1h
Classificação: Livre

Documentário que repassa, através de quinze entrevistas com professores e ex-alunos, a trajetória de um colégio que abriu suas portas em plena ditadura e que, enfrentando o Regime por seguir os passos da Institución Libre de Enseñanza e do Instituto Escuela, irá driblando numerosas dificuldades para conseguir o objetivo de educar em respeito à criança e ao ser humano. As protagonistas desta façanha são três mulheres: Jimena Menéndez Pidal, Ángeles Gasset e Carmen García del Diestro.


17.3

Nadar
De Carla Subirana (2008)
Tempo: 1h34
Classificação: Livre


Meu avô foi fuzilado em 1940 por cometer três assaltos à mão armada. Quando comecei a pesquisa, minha avó era a única pessoa que podia me falar disso, mas tinha Alzheimer. Três gerações de mulheres sozinhas enfrentam um segredo guardado durante anos. Será o ponto de partida de uma investigação que narra uma viagem pessoal e reflete sobre a perda da memória familiar e coletiva.


24.3

CURTAS

Às de Copas – As de Corazones. (2006)
De Silvia González Laá
Tempo: 12min
Classificação: Livre

Um homem idoso triste e desencantado, que passa o dia jogando cartas em um bar com seu único amigo, tem de passar a tarde cuidando de uma neta que quase não conhece, uma menina nepalesa adotada.

*

Rémoras
De Marisa Lafuente. (2007)
Tempo: 20min
Classificação: Livre

O que é mais difícil: pedir perdão ou ser perdoado…?

*

Teste
De Marta Aledo e Natalia Mateo. (2007)
Tempo: 12min
Classificação: 14

Assistiremos a quatro momentos fundamentais na vida de quatro mulheres. Umas buscaram isso com toda sua energia e para outras será uma surpresa, mas todas sabem que a notícia mudará suas vidas.

*

A Aula – La Clase (2008)
De Beatriz M. Sanchís
Tempo: 20min
Classificação: Livre

Documentário que reúne a magia de uma primeira experiência: o primeiro contato com a interpretação dos meninos da quarta série primária. Através dos olhos das crianças vivemos seu processo de aprendizagem desde as primeiras lições até enfrentarem a apresentação do fim do curso diante de seus pais.

*

Dores – Dolores
De Manuela Moreno (2008)
Tempo: 10min
Classificação: Livre

Um ponto de ônibus. Uma tarde qualquer. Duas pessoas e suas solidões se cruzam casualmente. Seus mundos são diferentes, mesmo assim compartilham sonhos e esperanças. Mas…


*
Enquanto isso, nas
ruas de Sambaqui,

jorra a água tratada...


Reclamação encaminhada pelo morador Ben Kraijnbrink (Bernardo). O problema acontece na áltura do número 151 da rodovia Isid Dutra (estrada geral da Barra). Num contato com a Casan, feito hoje (4.3) à tarde, a funcionária respondeu que já fora avisada. O vazamento começou na segunda-feira.

Nenhum comentário: