29.3.10

.

Berger,
o Plano Diretor
e o futuro de
Florianópolis


E mais:
Campanha Salarial 2010 dos Jornalistas
Cinema do CIC: Abaixo-assinado
Dia da Terra Palestina

*


Preocupações com a cidade e seu
futuro ficam em segundo plano e na
dependência de carreiras políticas

Segundo o setor de Comunicação da Câmara, o prefeito Dário Berger desistiu de encaminhar amanhã o projeto do novo Plano Diretor de Florianópolis. "Em contato com o presidente da Câmara de Vereadores, Gean Loureiro, o prefeito disse que decidiu adiar a entrega do documento, por prazo indeterminado, diante de várias manifestações de entidades da sociedade organizada que tem solicitado mais discussões para promover aprimoramentos e definições em vários pontos do projeto, onde há muitas discussões".

A mesma fonte informa que o prefeito nomeará uma "comissão especial" que vai "coordenar os trabalhos relacionados ao Plano Diretor diante da nova situação", com diferentes atribuições, como a de "receber as novas sugestões das entidades e decidir se deve ou não levá-las para discussão em audiências públicas".

O episódio da rejeição do "plano", materializado no levante ocorrido no Teatro Álvaro de Carvalho, foi uma ducha de água fria na corrida de Berger rumo ao Governo do Estado. Apostou todas as fichas numa vitória na disputa interna no PMDB, dedicando-se a esse momento desde janeiro, após deixar a sombra da árvore natalina. Por isso, não pode prestar atenção no que seus assessores estavam fazendo, especialmente em relação ao Plano Diretor. Os mesmos assessores que agiram à margem da lei (Estatuto das Cidades) e do bom senso, tentando empurrar goela abaixo da população um plano voltado exclusivamente ao adensamento populacional na Ilha, sem a previsão da infra-estrutura que isso exige.

O saldo de duas derrotas seguidas retiram do prefeito de Florianópolis o elã talhado por marqueteiros e a aura de invencibilidade, lançando dúvidas sobre seu tirocínio político, o poder de articulação, eclipsando a trajetória. Muitos de seus atuais aliados, por conta de uma vitória na prévia peemedebista, já estavam fazendo as contas, procurando as novas instalações, prometendo empregos, buscando indicações. A derrota e a possibilidade de Berger permanecer prefeito, cortou muitos embalos, frustou muitos sonhos, tolheu pretensões. Nunca mais as relações entre Berger e seus assessores dos diversos escalões serão as mesmas. Afinal, o prefeito pode ser acusado de muitas coisas, menos de que seja sensível para perceber movimentos e astuto o suficiente para notar quando alguns já não merecem a confiança devida.

No meio de tudo isso o vice João Batista Nunes exercita a invisibilidade, costura discretamente nos bastidores e planeja os quase três anos em que estará à frente do Executivo. Caso Berger renuncie, ele terá que administrar de maneira diferenciada, distinguindo-se do titular, promovendo alterações de políticas, posturas e projetos, promovendo ao mesmo tempo um troca-troca nos cargos, sobretudo no primeiro escalão. Se não fizer isso estará cumprindo um mandato tampão, agindo como interino. Jovem, bem articulado, com ambições políticas, João Batista tem a faca e o queijo nas mãos. Resta saber a opção que fará.

A derrota de Berger na disputa interna do PMDB é a tônica nas colunas dos comentaristas políticos, como Moacir Pereira, que faz algumas considerações sobre o futuro do prefeito da Capital. "Se renunciar, disputará cargos majoritários ou proporcionais. Se ficar, termina a gestão em 2012 e fica dois anos sem mandato". Berger, segundo Moacir Pereira, "tem duas espadas de Dâmocles sobre a cabeça: o pedido de cassação do mandato no Tribunal Superior Eleitoral e o julgamento do polêmico processo da Beira-Mar de São José, no Tribunal de Contas da União".

*

Abaixo-Assinado
Cinema do Centro Integrado de
Cultura (CIC/Florianópolis):


Prezada Presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Profº Anita Pires:

Nós, freqüentadores e apreciadores do Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, vimos através deste abaixo assinado nos manifestar a favor e pedir para que a reabertura da sala de cinema do CIC ocorra impreterivelmente no mês de Julho de 2010.

O fechamento desta sala de cinema para obras ocorreu em Setembro de 2009 com previsão de reabertura em Março de 2010 e nada ocorreu. Pedimos então que a reabertura seja em Julho de 2010, pois a cidade de Florianópolis carece de outras salas de cinema com exibições periódicas de filmes de arte. Agradecemos sua atenção e aguardamos pela retomada das atividades de cinema no CIC em Julho 2010!


*

30 de março:
Dia da Terra Palestina

Atividade na antiga FAED, dia 30, 19h, reúne a jornalista Elaine Tavares, Khader Othmann e a exibição de um filme sobre as raízes do conflito.

Desde a década de 70 que no dia 30 de março, nas terras invadidas da Palestina, nos campos de refugiados e nos demais países onde vivem os palestinos emigrados, as gentes rememoram o “Dia da Terra” (Yawm Al-Ard). É um dia de protesto e de resistência, contra a apropriação, por Israel, da terra Palestina.

Esta data acabou tornando-se significativa para o povo palestino porque em 1976, em resposta ao anúncio do governo israelense de um plano que iria confiscar mais terras em áreas árabes, para a construção de novas colônias e ampliação de cidades judaicas, foi organizada uma greve geral pelos palestinos e aconteceram diversas manifestações nas cidades árabes, desde a Galiléia até o Negev.

Naquele dia, o governo israelense, através do seu exército, reprimiu violentamente a população com tanques e artilharia pesada. O saldo do confronto foram seis jovens - cidadãos árabes – mortos, 96 feridos e 300 presos.

Desde então o 30 de Março, tornou-se anualmente um dia de reflexões e manifestações, realizadas não só por cidadãos palestinos, mas por árabes e demais cidadãos de todo o mundo. A solidariedade das gentes ao povo Palestino é o que mantém a esperança de que um dia se possa viver em paz na terra das oliveiras.

Neste ano de 2010, o "Dia da Terra" simboliza também a resistência palestina à ofensiva em curso, de Israel, no que diz respeito à continuada expropriação de terras, ao apartheid, à colonização e à ocupação.

Em Florianópolis, para lembrar esta data em que, mais uma vez, o povo da Palestina foi massacrado, e para tornar significativo sacrifício de tanta gente, o Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino chama para a apresentação de um filme que mostra como se dá a resistência. Participam ainda como debatedores, Kadher Othmann, do Comitê e a jornalista Elaine Tavares

Data: 30 de março de 2010 - terça-feira
Hora: 19 hs
Filme: Occupation 101 - A Voz da Maioria Silenciada
Debatedores:
Khader Othmann - Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino
Elaine Tavares - jornalista
Local: Museu da Escola Catarinense (antiga FAED) - UDESC. Projeto Cinearth - R. Saldanha Marinho, 196, Centro.

Entrada Franca

Sinopse: Occupation 101 - A Voz da Maioria Silenciada - Dos diretores Abdallah Omeish e Sufyan Omeish , 2006, duração 80 minutos. O filme trata das raízes históricas do conflito entre Israel e Palestina, abrangendo uma ampla gama de assuntos, entre os quais: a primeira onda de imigração dos judeus europeus para a região da Palestina nos anos de 1880; as tensões dos anos de 1920; as guerras de 1948 e 1967; a primeira Intifada de 1987; o processo de paz de Oslo; a expansão dos acampamentos judeus; o bloqueio econômico e a ocupação de Israel na Faixa de Gaza; o papel dos EUA no conflito; o testemunho das vítimas da ocupação israelense.

*

Campanha Salarial 2010.
Venha prá luta, participe!

Venha debater a pauta salarial dos jornalistas! Assembleia em Florianópolis dia 31

Categoria tem que mostrar sua força junto ao patrão

Colegas jornalistas da Grande Florianópolis,

Assembleia em Florianópolis encerra discussão sobre pauta de reivindicação

Florianópolis recebe a 11ª assembléia que discute desde o início do mês os rumos salariais e socias da categoria. Até agora foram referendadas a pauta original e mais três sugestões recolhidas em Jaraguá do Sul, Joinville e Criciúma. A principal reivindicação financeira é o piso salarial de R$ 1.800, que, segundo o Dieese, está dentro da realidade das empresas e atende em parte as necessidades dos jornalistas.

Foram acrescentadas as seguintes sugestões: 1 - ampliação no prazo do auxílio-creche, que assegura o recebimento do direito social entre o nascimento e 60 meses de idade para filhos de jornalistas (Jaraguá do Sul); 2 - ampliação da licença-maternidade, conforme a nova legislação, assegurando direito de afastamento do trabalho de jornalistas por seis meses (Joinville); 3 - que as empresas contratem jornalistas formados em cursos específicos de jornalismo e com reconhecimento pelo MEC (Criciúma).


Local da assembleia:

31 de março - Florianópolis – Auditório do 3º Andar da Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina, à Avenida Mauro Ramos, 1624, com primeira chamada, no turno matutino, às 9h30min, com o quórum regulamentar, e às 10h, com qualquer quórum, e no turno noturno, em primeira chamada às 18h30min, com o quórum regulamentar, e em segunda chamada às 19h, com qualquer número de participantes.


Confira no site do Sindicato:
* Proposta de Convenção Coletiva 2010
* Campanha Salarial 2010 - Razões para elevar o valor do piso dos jornalistas em SC.

Nenhum comentário: