10.3.10

.

A crônica semanal
de Amílcar Neves


Lá vem a tempestade:
Faça um estoque de velas!

*


*
Enigma nas sociais


Por Amílcar Neves*

Circulou tanto, e de forma tão intensa, que chegou até Manoel Osório. Se chegou até ele, avesso às coisas das tecnologias de ponta e do mundo virtual, é porque efetivamente realizou uma bela carreira.

Tratava-se de uma frase. De duas frases, se formos rigorosos e precisos. Lendo-a, lendo-as, as pessoas passavam rapidamente adiante e nem se importavam com elas. Quer dizer, não se importavam com elas mais do que pelo fato de lhes surgirem tantas e tantas vezes, e tão amiúde, como uma campanha publicitária. Reconheciam-nas mas eximiam-se de mergulhar nelas, de tentar entendê-las, saboreá-las, decifrá-las. Estas coisas demoram muito e, ao cabo, muitas vezes não levam a nada que valha a pena. Melhor partir de pronto para a próxima frase, a próxima imagem, a próxima novidade: aquilo que mal terminamos de ler, ver ou usar já passou, instantaneamente, a ser coisa velha, lida, vista e usada. Superada, pois.

O novo, o novo - há que buscar o novo, o inédito, o surpreendente, feito os fogos de artifício que explodem em cores, formas e sons diferentes e logo se apagam para dar vez a novas explosões coloridas que extraiam sinceros e ruidosos pontos de exclamação dos peitos.

Imaginem: Manoel Osório é como as pessoas que não assistem a dois segundos de qualquer telenovela ou supostas exibições de realidade (reality shows, no idioma da matriz), mas que, ainda assim, acabam bombardeadas por comentários e fotos relacionados a essas atrações que hipnotizam as massas. Assim foi com Manoel Osório, que foge das redes sociais eletrônicas, essas nas quais muitos seguem-se mutuamente e, indiscriminadamente, abrem a intimidade ao mundo em geral, enquanto outros, bem mais pragmáticos, contentam-se em explorar comercialmente esses filões cibernéticos vendendo, para os carentes e solitários, desde produtos do mundo físico e real até ideias, conceitos e crenças do universo das autoajudas.

A Manoel Osório chegaram as frases que só intrigam o público das redes sociais pela insistente repetição com que vêm de todos os lados, e em todos os formatos inimagináveis, assim isoladas de tudo e fora de qualquer contexto. A ele, lhe pareceu que elas trazem embutido um profundo desespero, uma ampla e cabal falta de perspectivas. Por isso, grudaram nele, apesar de vistas uma única vez. Dizem:

Cinco horas depois, o mundo continua redondo. Ou, melhor, esférico.


*Amilcar Neves, escritor.
Crônica publicada na edição de hoje (10.3.2010) do
jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC).
Reprodução autorizada pelo autor.

*

Lá vem a tempestade

Imagens do final da tarde de terça-feira (9.3.2010) em Sambaqui.








Os estoques de velas nos estabelecimentos de comércio na região de Sambaqui estão no limite. A cada tempestade de final de tarde a cena se repete: a energia elétrica fica na chamada meia-fase e depois cai. Já sabemos que vamos aguardar umas duas a três horas até que o fornecimento seja normalizado. Desse modo, calejados que estão, os moradores tratam desligar da tomada os aparelhos elétricos, como geladeira, freezer, televisão, som e computador das tomadas. O mercado e o armazém do Vilmo fecharam no final da tarde de ontem (9.3). No primeiro também fazem pão em forno elétrico. Nos dois casos os produtos refrigerados ou congelados acabam danificados.

Nenhum comentário: