9.6.10

.

Semana Cultural de
Santo Antônio de Lisboa

Artistas abrem exposição

&
Comunidade pensa
o futuro do distrito

Debate hoje à noite

*
Crônica de Amílcar Neves
Pau no Dunga
*
Oficina de fotografia

*

Desde Sambaqui em 7.6.2010. Foto: Celso Martins.

*
Semana Cultural
ARTE E DEBATE

Jânio Pires, Elias Andrade e Jucélio Machado.

Os artistas plásticos Neri Andrade, Nelson Teixeira Netto, Elias Andrade (Índio), José Pedro Heil, Tércio da Gama, Teresa Heil e Janga, abriram exposição que integra a programação da Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa. Os trabalhos podem ser vistos no Espaço de Arte "Nelson Teixeira Netto" (junto à praça Roldão Pires, Feira das Alfias).

Hoje (9.6), às 19h30, acontece o debate sobre "Identidade e Revitalização de Santo Antônio de Lisboa", um dos principais momentos da Semana Cultura, segundo Cláudio Andrade. Estão sendo aguardados no salão paroquial representantes dos principais órgãos municipais, federais e estaduais ligados à cultura e ao planejamento.

*

Imagens da abertura da exposição


Nelson Teixeira (centro).

Neri Andrade.

Teresa Heil.

Imagens de Santo Antônio e São Francisco de Elias Andrade.



Pepe (cão de rua).

*


*

Aí vem, de novo


Por Amílcar Neves*

Quatro anos depois da última, uma nova eleição pra presidente. Os caras são tão safados que marcam as eleições pra ano de Copa do Mundo. Assim, até terminar o torneio de futebol, ninguém pensa em mais nada, ninguém se preocupa com inflação, imposto, roubalheira e sacanagem. Finda a Copa, se o Brasil é campeão o governo fatura e ganha de lavada - ganha carta branca e elege todos os seus candidatos. Se a Seleção dá vexame, ficando como vice ou afundando já na primeira fase sem marcar um pontinho sequer, o pessoal esquece a vergonha (somente freiras têm a nobreza de curtir uma vergonha até o fim da vida) e o governo sai de fininho do gramado, diz que tem mais no que pensar, que está cuidando do povo e do País, o pessoal cai como patinho, acredita na conversa fiada e então o governo vai lá e fatura a eleição do mesmo jeito.

O que nos atrasa a vida é essa coincidência criminosa de Copa com eleição. Antes, bem antes, com mandatos de cinco anos - e sem reeleições -, tudo ficava mais fácil: sabíamos que seríamos conclamados a votar nos anos de final cinco e zero e todas as sobreposições não passavam de coincidências esporádicas, seja com Copa, com Olimpíada ou com qualquer outro evento esportivo, de lazer ou lítero-musical que se desenrole a períodos certos.

De verdadeiro nisso tudo, independente de hipotéticas relações entre política e futebol, é que detesto o analfabeto daquele técnico do selecionado. Por tanto detestá-lo, dado o fato de aquele energúmeno e apedeuta se achar o maior do mundo, o mais esperto e o mais preparado só por causa das suas atividades lá longe, bem antes de assumir o cargo, quando é um bobalhão (além de corrupto, ladrão e chefe de um bando de celerados) de quem o mundo inteiro se ri às gargalhadas, humilhando-nos por extensão a todos nós, brasileiros - por odiá-lo de morte é que não aceito nada do que ele diz, faz ou pensa e abomino todos os que o elogiam. Elogios a ele, de bocas respeitáveis e insuspeitas do exterior, não me deixam dúvida alguma de que são finíssimas ironias, requintados deboches jogados na nossa cara.

Por estas e outras é que, assim como milhares de compatriotas que pensam comigo, eu torço com todo o ardor contra a Seleção: para que nada dê certo e possamos provar, afinal, que o treinador é uma fraude, uma farsa, e que ele só estava ali porque muita gente ganhou fortunas com isso.


*Amilcar Neves é escritor com sete livros de ficção publicados, diversos outros ainda inéditos, participação em 31 coletâneas e 44 premiações em concursos literários no Brasil e no exterior. Crônica publicada na edição de hoje (8.6) do jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC). Reprodução autorizada pelo autor.

*

Desde Sambaqui em 7.6.2010. Foto: Celso Martins.

*

Oficina de
fotografia

de natureza


Evento, promovido pela Univali,
será ministrado pelo fotógrafo Zé Paiva


Florianópolis/SC - Estão abertas as inscrições para o workshop de fotografia de natureza. A oficina será realizada entre os dias 10 e 12 de julho, em Florianópolis. O curso, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) será ministrado pelo fotógrafo José Luiz Martins (Zé) Paiva e será dividido em teoria, saída de campo e avaliação de fotos. Ele será realizado na unidade da Univali Florianópolis-Ilha, no Cacupé. As inscrições, ao custo de R$ 250,00 podem ser parceladas em duas vezes e devem ser feitas na secretaria da Univali Florianópolis-Ilha ou pelo e-mail: extensao.ilha@univali.br. Mais informações: (48) 3234-1233.

Outras informações: (48) 3234-1233, com Renato Buchele Rodrigues, responsável pela Unidade Ilha.

(Por Wagner Mezoni. Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional/Univali-SC).

Nenhum comentário: