29.6.10



.

ESTALEIRO OSX
Plebiscito na Daniela

(Pontal de Jurerê)

*
MOBILIDADE URBANA
É TEMA DE SEMINÁRIO

*
Festa de São Pedro
na Barra da Lagoa


*


*

Pontal de Jurerê URGENTE

Praia da Daniela está de luto.

CONVOCAÇÃO PARA
PLEBISCITO SOBRE

ESTALEIRO OSX.

DIA 3 DE JULHO


Como muitos devem saber, a nossa querida Praia da Daniela está enfrentando o maior perigo de toda a sua história: o estaleiro da empresa OSX, que será construído em Biguaçu pelo grupo EBX, do bilionário Eike Batista (um investimento de mais de 2,5 bilhões de reais).

Trata-se de um mega-empreendimento ainda não licenciado e extremamente danoso ao meio ambiente. Como a baía norte é muito rasa para a navegação das embarcações, o projeto determina a dragagem de um imenso canal de acesso ao estaleiro.

As questões envolvendo o projeto do estaleiro estão sendo analisadas pela FATMA e Instituto Chico Mendes (ICMBio). Entretanto, o licenciamento tem se limitado aos impactos da dragagem periódica sobre as unidades de conservação, sobre os golfinhos, sobre os eventuais riscos da liberação de arsênio à saúde humana e sobre outros poluentes que poderão ser liberados pelos navios-sonda e plataformas petrolíferas que serão produzidas.

Lamentavelmente, embora esteja na Área Direta de Influência do empreendimento, os impactos sobre a Praia da Daniela NÃO estão preocupando nem a empresa nem os órgãos governamentais. Pouca atenção tem sido dada aos riscos que enfrentará a Praia da Daniela, principalmente o perigo de EROSÃO COSTEIRA. Ou seja, poderemos ficar SEM PRAIA e ninguém está levando isto em consideração.

É preciso que todos (empreendedor e órgãos governamentais) entendam que apenas apresentar números e simulações feitas em laboratório NÃO basta, pois a natureza tem se comportado diferentemente das previsões humanas.

É preciso que a comunidade local se mobilize para mostrar que o perigo de erosão costeira, da perda da balneabilidade, da alteração do perfil turístico da região, da provável desvalorização dos imóveis e da poluição visual, entre outros, são aspectos que merecem atenção.

Sem garantias legais robustas, sem um plano de emergência e sem compensações proporcionais ao empreendimento diretamente para a Praia da Daniela, o Estaleiro OSX NÃO pode ser licenciado e nem construído!

Por isso o Conselho Comunitário do Pontal do Jurerê convida TODOS os moradores para:


PLEBISCITO SOBRE ESTALEIRO OSX

DIA 3 DE JULHO (SÁBADO) - 14 às 18h

Local: Conselho Comunitário do Pontal do Jurerê, Avenida das Palmeiras, nº 566, Praia da Daniela.

Observação: Para votar os interessados devem ser maiores de 16 (dezesseis) anos e comprovar residência, por documento ou pessoa.

*

Audiência sobre o Estaleiro

Acontece nesta terça-feira, às 18h30, no Cesusc, uma nova audiência pública sobre o estaleiro da OSX, com a participação de membros do Conselho Consultivo da Estação Ecológica Carijós, do diretor de sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro, do professor Wesley Collyer e representantes do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
(Do jornalista Carlos Damião)

*
*
MOBILIDADE URBANA
EM DEBATE NA UDESC


Prezados e Prezadas das Comunidades, das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários, distritais e movimentos sociais,

segue convite para importante evento a realizar-se na UDESC, na sequência aos encontros interuniversitários propostos, em que docentes, alunos das universidades e membros das comunidades participam das discussões sobre aspectos do PDP a partir da proposta elaborada pela Prefeituta /CEPA;

Da da mesma forma que o o I Evento Interuniversitário realizado na UFSC, com a UDESC e UNISUL, trouxe grande contribuição em importantes análises técnicas sobre meio ambiente, uso e ocupação do solo e participação, que referendam a nossa análise comunitária e reafirma as nossas posições, o II Evento Interuniversitário a ser realizado na UDESC, versará sobre Mobilidade e Qualidade de Vida

Convido a ler o convite e blog abaixo e a colocarem em suas agendas, é imperdível.

Att.
Angela Liuti
P/UFECO

*


Programação completa no blog
www.seminariomobilidadeurbana.wordpress.com

*
*

ANOTE NA AGENDA

As missas em homenagem à São Pedro serão
realizadas nos seguintes dias e horários:


Sexta-feira (2.7) - 20h
Sábado (3.7) - 20h
Domingo (4.7) - 10h30

Um comentário:

Paty disse...

Oi! Qualquer morador de Florianopolis pode votar?