11.6.10

.


GASTRONOMIA TÍPICA
Semana Cultural de

Santo Antônio de Lisboa

*

Compasso de Espera

*
Lambança na estrada geral
*
Anita está em casa

*

Entardecer desde o bairro João Paulo (Florianópolis-SC) em 10.6.2010.

*
Resgate da culinária tradicional


Cerca de 200 pessoas lotaram o salão paroquial de Santo Antônio de Lisboa nesta sexta-feira (11.6) para ouvir a boa música do grupo Compasso Aberto e desgustar iguarias da culinária local, como: tainha escalada grelhada, ensopadinho com chuchu, berbigão com abóbora, linguiça frita com pirão d'água e cacuanga – doce de mandioca produzido dentro de folha de bananeira.

A iniciativa integra um projeto de resgate e disseminação da gastronomia típica da comunidade do distrito de Santo Antônio de Lisboa, coordenado pela professora Silvana Müller, com a participação de 30 alunos do curso técnico em Cozinha do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Cefet).

“Queremos que a comunidade e os restaurantes voltem a conhecer os alimentos que são típicos da região e que foram sendo esquecidos com o tempo”, sugere a professora Silvana. O evento fez parte da Semana Cultural de Santo Antônio e Festa do Padroeiro, que encerra nesse fim de semana (veja a programação em postagem abaixo).

Professora Silvana Müller, responsável pelo projeto.












*

COMPASSO ABERTO









*

BEM VINDO A SAMBAQUI.
Só não repare a bagunça!






São estas as condições da estrada geral. Fotos: Celso Martins (11.6.).

*

ANITA ESTÁ DE VOLTA

Com a avó paterna Dircéa Martins da Silveira.

A jornalista Anita Martins seguiu em março do ano passado para a Austrália (cidade de Byron Bay), onde permaneceu nove meses fazendo um curso de inglês. Cumprida a missão, percorreu quase todo o litoral leste australiano, a ilha da Tasmânia, e atravessou o deserto daquele país. Depois seguiu para a Indonésia (Bali etc), Cingapura, Tailândia e, por último, Malásia. Por volta da 1 hora de sexta-feira (11.6), desembarcou no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Permanecerá aqui cerca de 30 dias antes de retornar a São Paulo, onde reside e trabalha.

A avó (primeiro plano), o primo Celso Neto (boné), os tios
Roberto e Cleuza e mais dois primos, Júnior e Roberta.




Anita com os tios e primos. No centro (de branco), a mãe Margaret.

Camila Stähelin, jornalista e historiadora, acompanhou Anita boa parte da viagem.


*

A G E N D A

Comunidade da Barra da Lagoa
debate a preservação da praia

Moradores da Barra da Lagoa participam de audiência pública na próxima quarta-feira (16.6), às 20 horas, na Escola Básica Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago. Em pauta o futuro da praia. A informação é do vereador Renato Geske, que participou com a comunidade de reunião no Ministério Público Federal, visando preservar a praia da Barra da Lagoa, parcialmente destruída nas últimas ressacas. Estão convidados os órgãos ambientais, Executivo Municipal, Ministério Público, associações de moradores, comunidade, técnicos, e o deputado estadual Edison Andrino, entre outros.

Nenhum comentário: