12.6.10

.

PROCISSÃO E FESTA
DE SANTO ANTÔNIO

*
Banda Comercial
oferece cursos

*
Markun lança
Cabeza de Vaca

*
Jânio Pires Senna
realiza exposição


*

Imagem do padroeiro no interior da igreja de Santo Antônio de Lisboa.

*

Santo Antônio
celebra seu
santo padroeiro





Rafael Andrade e Marilice Martins - casal festeiro 2010.







*

Músicos da Banda Filarmônica Comercial acompanham a procissão.

Banda mais antiga
de Florianópolis
oferece cursos de música

Os dirigentes da Sociedade Musical Filarmônica Comercial aproveitaram a presença na Festa de Santo Antônio para divulgar a abertura de inscrições para o curso de música que tem início em agosto. Segundo o maestro João Almir Wendt, as aulas e os materiais são gratuitos e os instrumentos cedidos para uso. A banda tem sede na esquina das ruas Bento Gonçalves com Tiradentes (Centro). Os interessados podem obter informações e inscrições pelo telefone (48) 3225-2276.

A banda Filarmônica Comercial, engajada no ensino musical de crianças, jovens e adultos carentes, foi criada no dia 11 de outubro de 1874, sendo declarada de utilidade pública pela lei nº 4.608 de 30 de agosto de 1971. Marca presença nos principais eventos populares e religiosos de Florianópolis, como a Procissão do Senhor dos Passos, festas do Divino Espírito Santo e atividades musicais da Fundação Franklin Cascaes. É a banda mais antiga de Florianópolis e a segunda com maior tempo de atividade em Santa Catarina (a primeira é a Carlos Gomes, de Laguna).

*

LANÇAMENTO
Cabeza de Vaca
de Paulo Markun



Paulista nascido em 1952 e residente em Santo Antônio de Lisboa, o jornalista Paulo Markun lançou seu livro Cabeza de Vaca neste sábado, durante a 2ª Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa, no Espaço Cultural Óptica Brasil. O espanhol Cabeza de Vaca esteve nos anos 1540 em Florianópolis e denominou Ratores as ilhas em frente a Sambaqui, entre outras iniciativas. Foi "soldado, alcoviteiro, conquistador, náufrago, escravo, comerciante, curandeiro, governador, prisioneiro, escritor", qualidades assinaladas na capa da obra. Leitura imperdível de um texto jornalístico, fluido, baseado em livros e documentos, sobretudo o processo em que Cabeza de Vaca foi réu.


Ficha

Cabeza de Vaca
Paulo Markun
Companhia das Letras (SP, 2009)
283 páginas
R$ 35,00 (Óptica Brasil, Santo Antônio de Lisboa)


Evento integrou a 2ª Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa.

*

Jânio Pires Senna
expõe no Baiacu



Trabalhos do artista podem ser vistos até este domingo.

Nenhum comentário: