28.2.11

.

Orla de Santo Antônio de Lisboa
IMAGENS SEM COMENTÁRIOS
*
NOTÍCIAS DO CABO
Farol de Santa Marta pede socorro
*
Militância comunicacional
(Raul Fitipaldi)

*


*

SEM COMENTÁRIOS




Santo Antônio de Lisboa. Decks em construção. Fotos: Celso Martins

*
NOTÍCIAS DO CABO
Nota à imprensa



Farol de

Santa Marta
pede socorro!


Mesmo com chuva o evento esportivo reinvidicativo é realizado

Dando continuidade as manifestações a favor do saneamento básico da Prainha do Farol de Santa Marta, jovens de 17 a 25 anos reuniram-se hoje dia 27 de fevereiro de 2011 para pedir apoio dos governates, da Casan e Prefeitura, para canalizar o esgoto e, futuramente, instalar uma estação de tratamento de efluentes.

As 14 horas, iniciou o campeonato sub-25 de futebol de areia, aproximadamente cem pessoas entre moradores, turistas e crianças, prestigiaram os jogos e por volta da 15 horas escreveram nas areias da Prainha um cordão humano clamando S.O.S, cartazes pedindo ajuda, e solicitando ao Governador saneamento básico.

Um problema que vêm agravando se ano a ano e chegou no seu limite. A prefeitura diz que é responsabilidade da Casan e a Casan diz que é responsabilidade da prefeitura. A comunidade de forma pacífica e afim de somar esforços com o poder público, pede para ser ouvida.

Chega de Esgoto! O destino turistico e a casa da comunidade tradional de pescadores artesanais FAROL DE SANTA MARTA PEDE SOCORRO. Certamente que nos ouvir estará fazendo um bem de utilidade pública.

A solução só depende do envolvimento dos responsáveis, com apoio e aproximação da comunidade. Fornecer a canalização e um futuro tratamento do esgoto.

Acreditamos que isso é o progresso responsável. Chega de Esgoto queremos as praias limpas e um desenvolvimento responsável.

Atenciosamente,

Carolina G da Silva
Foto e texto
ONG Rasgamar-Na defesa da Natureza

*

Militância comunicacional
cresce e se aprimora


Por Raul Fitipaldi*

2011 vem rico em mudanças e com renovadas perspectivas para a comunicação e o jornalismo alternativo em Santa Catarina. A Agência Contestado de Notícias Populares AGECON, mudou o desenho da sua página dando a ela mais leveza, mais facilidade de busca e uma melhor apresentação de conteúdos. Acresceu o sítio de relacionamento Twitter e, dentre outras novidades, agregou o espaço Poesia em Luta. Além da beleza, tem a capacidade aumentada de informar, educar e mobilizar. e o aprimoramento na compreensão de que a Soberania Comunicacional começa a transitar-se por dois vetores fundamentais: a capacidade da comunidade de se apropriar dos meios de relacionamento e socialização tecnológicos, e a vontade militante dos jornalistas profissionais e educadores em exercer a tarefa fundamental da distribuição da produção do conhecimento e a informação, de forma verdadeira e compreensível.

Nestes meses então há novidades em todo esse novo espectro informativo que se apresenta como Rede Popular Catarinense de ComunicaçãoRPCC. Sigla coletiva que começa a se desenvolver contra os tsunamis da mídia monopólica e uniformizadora. Esse clima iniciado com o último livro da historiadora Urda Klueger, maior postadora de notícias da Rede: “Meu Cachorro Atahualpa”, segue com o enriquecimento tecnológico de Portal Desacato e a parceria deste com a Revista Pobres & Nojentas, de modo a oferecer de forma gratuita ao leitor, por via virtual, a coleção da Revista de Classe que fará 6 anos este ano. Só o número que ainda estão na banca não forma parte da coleção virtual. Se alarga com o novo irmão gráfico, o Jornal Daqui, que faz a cobertura das informações e notícias das comunidades de Santo Antônio de Lisboa e região, na Capital do Estado. Este novo veículo conta com a prestigiosa direção do jornalista e historiador Celso Martins, que participa em vários veículos da Rede. Pobres & Nojentas também incorporou um novo sitio de relacionamento coordenado pela jornalista Marcela “Loura” Cornelli. O mesmo fez Desacato entregando a coordenação do sítio Twitter ao seu diretor Marco Arenhart.

Mas, o esforço da Rede não pára por aí. Segue os caminhos abertos no 2º Encontro pela Soberania Comunicacional de 2010 e devolve a Honduras o carinho que ela nos proporcionou com a visita dos jornalistas Rony Martínez Chávez e Ronnie Huete. Com a sustentação tecnológica de Wilmar Frantz Jr. e a colaboração da Rádio Globo Honduras, a jovem colega do Portal Desacato, Larissa Cabral, partiu a Honduras, para, desde a Capital, Tegucigalpa, com a contribuição de vários colegas jornalistas hondurenhos, fazer desde este 1º. de março de 2011, a primeira experiência desde o exterior para a Rede, desde o Portal de comentários e notícias latino-americanas e mundiais da nossa Rede, com reportes diários da sua visita através do espaço: Diário de Honduras, por Larissa Cabral, no www.desacato.info.

É o aprimoramento na compreensão de que a Soberania Comunicacional começa a transitar-se por dois vetores fundamentais: a capacidade da comunidade de se apropriar dos meios de relacionamento e socialização tecnológicos, e a vontade militante dos jornalistas profissionais e educadores em exercer a tarefa fundamental da distribuição da produção do conhecimento e a informação, de forma verdadeira e compreensível.

Vem mais um sítio por aí (ta no forno) e outros projetos de serviço comunicacional que estão em desenvolvimento. Uma parte disso está sendo construída em cada veículo da Rede e a outra, na militância de cada trabalhador da comunicação popular e do jornalismo, que não cessa em buscar a Soberania Comunicacional e a Liberdade de receber a informação sem a censura e a distorção dos monopólios.

*Raul Fitipaldi é jornalista do portal Desacato. Texto produzido para a Rede Popular Catarinense de Comunicação.

Um comentário:

J.L.CIBILS disse...

Amigo Celso, falando de outro embrulho indigesto, ai esta mais um canal para vigiarmos a construção da "BELO MONTE", a destruição é iminente e todos devem protestar, alem de indios o bioma em geral, vai tudo literalmente agua a baixo.
http://www.blogbelomonte.com.br/