22.6.09

JORNALISTA DEBATE
O FIM DO DIPLOMA


Categoria se reúne para discutir decisão do STF.
Acadêmicos estão convidados a participar.

O Sindicato dos Jornalistas convoca assembléias regionais extraordinárias para debater a decisão do Supremo Tribunal Federal que pôs fim à exigência do diploma para o acesso ao registro profissional. Além de jornalistas, acadêmicos e representantes de entidades também estão sendo convidados a participar das assembléias. A Direção tem reunião, nesta terça-feira (23.6), com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. O resultado do encontro será um dos pontos da pauta das assembléias.

O SJSC recomenda que as assembléias, que devem ocorrer em São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia, Lages, Joaçaba, Rio do Sul, Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Itajaí, Blumenau e Joinville devem esclarecer quanto à decisão do STF e registro profissional. “Nossas assembléias devem apontar e agendar grandes manifestações públicas em Santa Catarina, em repúdio à decisão do STF”, disse o presidente Rubens Lunge.

CALENDÁRIO

Florianópolis, quarta-feira (24-6), às 10 e às 19 horas, no Auditório da FECESC, em frente ao banco redondo, na avenida Mauro Ramos.

Concórdia, na UnC, também na quarta-feira (24.6), a partir das 19 horas.

Criciúma, na quinta-feira (25.6), às 19 horas, no Auditório da SATC, com a presença do presidente do Sindicato e diretores.

Blumenau, na sexta-feira (26.6), no Auditório do IBES, a partir das 19 horas, com a presença do presidente do SJSC e diretores.

LUTO
Uma das primeiras manifestações de jornalistas, contra a decisão do STF, ocorreu no dia 18 de junho, na premiação do 9º Prêmio ACIC de Jornalismo, em Criciúma. A categoria vestiu roupa de cor preta em protesto ao resultado do Supremo e como forma de luta em defesa do diploma.

REGISTRO
Nessa terça-feira (23/06), às 14h, ocorre uma reunião entre dirigentes do SJSC, a assessoria jurídica da entidade e o superintendente regional do Trabalho (SRTE), Luiz Vaz Viegas. No encontro, serão discutidos encaminhamentos sobre registro profissional e a profissão de jornalista após a decisão do STF que derrubou a exigência do diploma para o exercício do jornalismo.

ACÓRDÃO
O presidente Rubens Lunge salienta que a nova situação da profissão ficará mais clara quando da publicação do acórdão ou do transitado em julgado do STF. Ele acrescentou que o julgamento ocorrido no Supremo em nada altera a convenção coletiva e a jornada de trabalho dos jornalistas, dentre outras questões relativas à categoria.

AMEAÇA
"Mendes volta a afirmar que diploma irá cair para outras profissões", informa a Folha Online. Confira.

Nenhum comentário: