25.6.09

O CAMINHO DE PEABIRU
Segundo a jornalista Rosana Bond


Será lançado amanhã, sexta-feira (26.6) o 15º livro da jornalista Rosana Bond, intitulado História do Caminho de Peabiru - Descobertas e segredos das rota que ligava o Atlântico ao Pacífico, com 280 páginas, selo da Editora Aimberê (RJ). Rosana, que trabalhou no jornal O Estado em 1977, também ficou chocada com as condições em que foi deixado o acervo fotográfico e documental do antigo diário. O lançamento de seu livro pode ser uma ocasião para os antigos "O Estado" se reverem e chorar as pitangas.

O Caminho do Peabiru começava no rio Itapocu, cobria parte do Paraná, passava pelo Paraguai, Bolívia, Peru e Chile e terminava no Oceano Pacífico, cerca de quatro mil quilometros depois, aberto e mantido pelos indígenas Guarani.

Resumido assim parece fácil contar, mas para chegar a essas informações precisas, a jornalista pesquisou durante 14 anos, revirando arquivos aqui e em outros países, percorrendo trechos do Caminho, vendo, ouvindo, gravando, fotografando e anotando tudo. Realizou muitas entrevistas, sobretudo com lideranças Guarani.

"Devido a nossa longa amizade", destaca Rosana, os Guarani "permitiram generosamente que eu tivesse acesso à sua memória ancestral sobre o Peabiru, com revelações que geralmente não são passadas aos juruás, ou seja, aos brancos".

Uma delas dá conta do significado de Itapocu (sua foz serve de divisa de Barra Velha e Araquari, no Nordeste de Santa Catarina) que, em Guarani, significa Tape Puku ou Caminho Comprido". Ao aprofundar as pesquisas, a jornalista localizou a existências de outros seis pontos denominados Itapocu no Paraguai e Mato Grosso. Segundo ela, "todos esses lugares denominados Itapocu eram pontos geográficos importantes da rota do Caminho". Ou seja, a indicação Itapocu não é um topônimo, mas "um sinalizador do Perabiru".

Outra revelação importante no livro de Rosana Bond é sobre a presença dos Guarani no Chile, confirmada por sítios arqueológicos. Com base nesses estudos ela calcula que o Caminho do Perabiru tenha chegado ao litoral chileno (Pacífico) há cerca de 1.500 anos.

Natural do Paraná e residente em Sambaqui (Florianópolis) desde a década de 1970, Rosana Bond lança seu 15º livro, obra em dois volumes (o segundo sai em breve). O formato do livro também é inovador: parece uma pequena apostila de estudante, podendo ser impresso e encadernado tanto no Rio de Janeiro quanto em Florianópolis, barateando o custo final.


LANÇAMENTO

Data
26 de junho (sexta-feira) de 2009


Local
Restaurante Posto da Alfândega (Ponta do Sambaqui, Sambaqui)


Horário
19 horas


Preço do exemplar
R$ 22,00



Como adquirir

Optica Brasil
Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis-SC.
Fone: (48) 3232 2250.

* Editora Aimbere
Fone: (21) 2256 6303
anovademocracia@uol.com.br
www.anovademocracia.com.br

Nenhum comentário: