9.6.09

Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa
Flávio de Oliveira expõe
OLHAR AÇORIANO

A exposição Olhar Açoriano do fotógrafo Flávio de Oliveira (foto) na Casa Açoriana já pode ser visitada. São 22 fotos em preto e branco com momentos do boi-de-mamão, o pau-de-fira, a pesca, a maricultura e alguns personagens do distrito de Santo Antônio de Lisboa. Quase todas as imagens foram obtidas com filmes de ASA 100, algumas operadas em 1.600 para granular a foto - 35 mm e 6x7 mm. "Com o filme o preto fica preto e o branco fica branco", explica Flávio, o que não acontece na foto digital.

A iniciativa integra a Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa e tem o apoio do Cesusc. A exposição é comemorativa dos 24 anos da Casa Açoriana e dos 80 anos da artista Ely Heil . Abre hoje (9.6, terça), às 20h30.




*

PONTO DE CULTURA
Projeto do Baiacú é pre-classificado

O projeto da Associação Cultural Baiacu de Alguém e entidades do distrito de Santo Antônio de Lisboa, visando os recursos do Ponto de Cultura (Governo do Estado/Cultura Viva-Minc), está entre os 172 pré-selecionados. A informação acaba de ser divulgada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Ao todo foram apresentados 201 projetos, mas 168 acabaram inabilitados. Dos 172 projetos no páreo, 60 serão escolhidos e receberão até R$ 180 mil em três para desenvolver propostas culturais.

A proposta da Associação Cultural Baiacu de Alguém visa a criação de uma rede de iniciativas culturais do distrito de Santo Antônio de Lisboa, tendo o apoio das associações de moradores de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, Conselho Comunitário da Barra do Sambaqui e Associação de Artistas e Artesãos de Santo Antônio de Lisboa. Foi entregue em março desse ano (protocolo n° 2597 PROTSOL).

*
Diploma de Jornalista
STF julga obrigatoriedade amanhã

O Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu na pauta da sessão de quarta-feira, 10 de junho, às 14h, o julgamento do Recurso Extraordinário RE 511961, que questiona a obrigatoriedade da formação universitária em Jornalismo para o exercício da profissão. O julgamento da exigência do diploma está marcado como primeiro ponto da sessão.

Ante a possibilidade de julgamento da questão, o Sindicato dos Jornalistas convoca a categoria para manifestação e vigília, em Florianópolis, em frente ao prédio da Justiça Federal, proximidades da Catedral Metropolitana, a partir das 14h. Outros atos em defesa do diploma estão sendo convocados pelos demais dirigentes sindicais nas demais cidades do Estado. (Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina)

Nenhum comentário: