26.6.09

ACERVO DO JORNAL O ESTADO
ESTÁ SALVO E EM BOAS MÃOS

Vídeo do jornalista Ozias Alves Jr. denunciando
o abandono foi gravado no dia 19.6, sexta-feira.



O acervo do jornal O Estado está salvo e em local seguro. Uma parte se encontra nas instalações da Hoepcke Bordados, no bairro do Roçado (São José), sob os cuidados de dona Silvia Hoepcke da Silva. Está, portanto, em boas mãos. Ela e sua irmã, dona Anita, são as principais responsáveis pela Fundação Carl Hoepcke, que mantém bem preservada a memória da família – as duas são filhas de Aderbal Ramos da Silva e netas de Carl Hoepcke. O restante do acervo está com familiares de José Matusalém Comelli. Restam algumas dúvidas que devem ser esclarecidas ao longo da próxima semana.

Só para relembrar, a situação de abandono do jornal O Estado foi constatada na última sexta-feira, dia 19, pelo jornalista Ozias Alves Júnior, dos jornais Biguaçu em Foco e São José em Foco. Isso desmente a versão de que o acervo estaria encaixotado e pronto para ser retirado do local, mas que no último final de semana teria havido um arrombamento. Na ocasião, os ladrões teriam lançado o conteúdo no chão para colocar nas caixas os objetos do roubo, como esquadrias de alumínio. Comentei essa versão com Ozias há pouco e ele garantiu não ter encontrado nada encaixotado e pronto para transporte. O que viu foi o que saiu gravado em vídeo e se espalhou pela internet.

Aliás, por volta de dezembro do ano passado ou janeiro desse ano, encontrei num shopping da cidade uma ex-funcionária do jornal, que me alertou para o risco que o acervo corria, com as janelas e portas arrombadas, fotos, negativos e contatos espalhados pelo chão. Achei que era uma situação apenas temporária e que as providencias seriam tomadas pelo Comelli, mas parece que não. Ele teria se limitado a registrar cinco boletins de ocorrência, informando sobre a rapinagem que estava ocorrendo. Mas não se preocupou em retirar o acervo do local. Acabou perdendo aquela propriedade e o acervo ficou por lá. É possível que o novo proprietário nem tenha desconfiado da preciosidade que ali foi deixada, largada, espalhada pelo chão.

A foto acima é da última terça-feira, dia 23.6.2009.

Um comentário:

Mário Medaglia disse...

Caro Celso: é sempre assim. Porta arrombada, tranca de ferro. E o outro arquivo, o das edições de O Estado, onde andam? Certa época estavam na mesma situação do arquivo fotográfico. Parece que o Petrelli teria comprado aquele acervo. Abração, Mário Medaglia