12.4.10

.

OFICINAS DE REDES,
TARRAFAS E CANOAS
Cursos acontecem no Engenho Andrade.
Inscrições abertas.



Começou no último sábado no Engenho Andrade (Praia Comprida-Caminho dos Açores) a oficina de conserto de redes de pescaria e confecção de redes e tarrafas, ministradas pelo pescador Célio Conceição (foto). A aula inaugural teve a presença de sete alunos e ainda existem vagas. Elas acontecem aos sábados das 15 às 17b horas. Na próxima semana começa a oficina de reparos em canoas e marcenaria, com Olegário Bittencourt.

Mais informações pelos telefone (48) 3235-2572 e 3235-2156.

*

D E N Ú N C I A

Desmatamento
em caminho

histórico na Lagoa



O proprietário de um terreno na rua Laurindo Januário da Silveira tem produzido diariamente um massacre contra a reserva florestal da Mata Atlântica que faz parte do histórico caminho que liga o Córrego Grande ao Canto da Lagoa.

Esse caminho, que está catalogado no livro "Caminhos e Trilhas de Florianópolis", produzido pela PMF e Propague, no passado fazia a ligação entre as comunidades do Córrego Grande e da Lagoa, tendo sido muito usado na época dos festejos da Romaria da Santíssima Trindade. Começa no final da rua Maestro Aldo Krieger (Córrego) e termina na rua Laurindo Janúrio da Silveira, (Canto) em frente ao número 1.915, ao lado do número 1.888.

No seu final há outro espaço histórico - o Pocerão, lcom represa dos córregos d-água que descem do morro e que sempre foi muito aproveitado pelos nativos da Ilha nos dias de calor. Justamente nesse final do caminho encontra-se a área desmatada. Num total desrespeito à legislação ambiental, o proprietário desse terreno derrubou toda a mata ciliar ao redor do córrego d'água, tentou iniciativas de fechar a entrada do caminho, retirou a placa de área de preservação permanente e pretende construir chalés para aluguel. Apesar das denúncias, o desmatamento continua. Em anexo, algumas fotos da situação que se encontra a área desmatada, nem as árvores maiores estão sendo poupadas.

Observatório Ambiental Florus/Ufeco




Nenhum comentário: