21.4.10

.

Silas, o encurralado

Montagem: Uelinton Silva.

Por Amílcar Neves*

Escrevo das arquibancadas da Ressacada neste domingo de sol. Daqui a pouco, às 16 horas, começa a decisão do returno do campeonato catarinense de futebol. Quem passar faz a final com o Joinville, campeão do turno. Ao Avaí, jogando em casa, basta-lhe o empate; o Figueirense precisa vencer para não morrer.

Escrevo da Ressacada, sim. Muitas das crônicas aqui publicadas foram escritas à mão enquanto espero o Avaí entrar em campo.

Relembro um jogo de 2008 em São Paulo, penúltima rodada da Série B. Corinthians já campeão, Avaí também garantido na Série A de 2009, o time paulista aposta na intimidação, baixando o sarrafo. Pelas tantas, quebra o pau, dois corintianos seguram Marquinhos e um terceiro bate nele.

Marquinhos - hoje no Santos goleador -, armador do time e principal atleta avaiano, foi expulso junto com o agressor. Quebrava-se a estrutura da equipe catarinense que, ainda assim, saiu do Pacaembu com uma derrota honrosa de 3 a 2.

Silas, técnico do Avaí por quase dois anos, ficou justificadamente indignado e esbravejou que faziam isso para beneficiar um time grande que não precisa de favores ilícitos para ganhar, etc.

Pois semana passada o Avaí foi ao Olímpico enfrentar o Grêmio pela Copa do Brasil. Silas mudou-se no início do ano para a equipe gaúcha. Provocado, e porque está pressionado e encurralado, fez média com a torcida declarando que já é muito mais gremista do que foi avaiano um dia. Não precisava ter dito isso, mas disse.

Aos 18 minutos, um jogador do Grêmio se perde no ataque e deixa a bola escapar pela linha de fundo. O bandeirinha inventa um escanteio que resulta no primeiro gol do jogo. Meio time do Avaí parte para cima do auxiliar, que está próximo a Silas.

Silas corre ao árbitro e delata Caio por ofensas ao bandeira. Silas trabalhou com Caio no Avaí. Caio é o armador avaiano e foi dos que não cercou o bandeirinha. Silas sabia disso. Caio foi expulso, quebrando-se a estrutura da equipe. Silas não precisava ter feito isso, mas fez.

O Grêmio é tido como time grande e não precisa de favores, etc. O Avaí saiu de campo com uma derrota honrosa de 3 a 1.

Hoje, quarta-feira, os dois voltam a se encontrar, agora na Ressacada. Vencendo por 2 a 0, o Avaí elimina o Grêmio, o que será muito ruim para Silas, que anda pressionado e encurralado.

Ah, sim. Termina agora o jogo deste domingo. O Avaí ganhou por 1 a 1.

*Amílcar Neves, escritor.
Crônica publicada na edição de hoje (21.4) do
jornal Diário Catarinense (Florianópolis-SC).
Reprodução autorizada pelo autor.


*

LUTO NO PONTAL

(Daniela)



*

Para refletir no feriado


Justiça suspende obra de
termelétrica da MPX no MA

Leia na Agência Estado.

*

O que mais vale: água ou fosfato?
Confira no blog do jornalista Dauro Veras.

*
A GARÇA








Nenhum comentário: