12.9.09

A FESTA DO DIVINO
E SUA IRMANDADE


Pe. Alcides Albony Amaral, Pároco, e Gabriel Vaz Pires,
atual Provedor da Irmandade do Divino
Espírito Santo de Santo Antônio de Lisboa.


BREVE HISTÓRICO

Por Sérgio Luiz Ferreira

A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades há mais de dois séculos conta os serviços das irmandades de leigos. Existiram a Irmandade do Santíssimo Sacramento, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e a Irmandade de São Miguel e Almas.

Com a extinção dessas irmandades, a comunidade pediu, através de abaixo-assinado, em 1911 que o bispo diocesano, Dom João Becker, criasse a Irmandade do Divino Espírito Santo em Santo Antônio. Coube a Dom Joaquim Domingues de Oliveira, arcebispo metropolitano, criar em 25 de maio de 1927, a Irmandade do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades. A posse aconteceu no dia 27 de maio de 1927 no Clube Recreativo Sete de Setembro. A primeira diretoria era assim constituída:

Diretor: Padre Bernardo Bläsing; Provedor: Victor Fangier; Vice-provedor: Sebastião Alexandrino de Melo; Tesoureiro: Antônio Pereira Machado; Procurador-geral: Manoel Leopoldo da Luz. Procuradores regionais: Sambaqui, Antônio Fabriciano Queiroz; Cacupé, Luiz Gonzaga Machado; Saco Grande, Francisco Machado; Ratones, Laurindo Januário da Costa; Barra: Manoel Pedro da Ventura; Conselheiros: Isid de Souza Dutra, Alexandre Moisés, Saul Wagner, Thomaz Camilo da Cunha, Ricardo Soares, Aníbal da Rocha Pires, Agrícolo Leopoldo, João Sartorato, Ignácio Pereira do Nascimento, João Pulcênio da Silva (João do Zaia), Cassiano Areias, Leopoldino Francisco Pinheiro. Zeladoras: Braulina de Campos Mello e Itelvina B. da Silva.

















Nenhum comentário: