27.9.09

POEMAS E CONTOS
DE CONCURSO
GANHAM EDIÇÃO


Confira também as últimas do Fórum de Cultura

Capa do livro com os trabalhos dos estudantes.

Foi lançado no último sábado o livro "1º Concurso Literário de Prosa e Poesia da Semana Cultural de Santo Antônio de Lisboa e Festa do Padroeiro", com trabalhos de alunos do ensino fundamental e médio do Distrito. O lançamento ocorreu durante solenidade no Cesusc, instituição que apoiou a edição do livro.

Confira os trabalhos premiados no site Santo Antônio de Lisboa.





Vencedores do Concurso Literário de Santo Antônio de Lisboa.

*
As últimas do
FÓRUM
CULTURAL


Caríssimos (as),

O Fórum Cultural de Florianópolis- FCF, novamente reuniu um diversificado e numeroso grupo. Compareceram mais de 60 pessoas.

Você que ainda não é membro do FCF, responda esta mensagem solicitando sua ficha de inscrição. Após preencher e assinar, envie para o endereço que estará descrito na própria ficha, ou entregue diretamente para algum membro da executiva. Você terá a oportunidade de fazer desta forma, entregar pessoalmente a ficha, em nossa plenária, que acontecerá num intervalo do segundo dia (03/09 - sábado, na UFSC ) da Conferência Municipal de Cultura. Fique atento(a), pois estaremos divulgando, em breve, a sala (próxima ao auditório da Conferência) e o horário. Nesta plenária, iremos escolher os nomes do FCF que serão submetidos à Conferência para integrarem o Conselho Municipal de Cultura.

Abaixo, um resumão do que foi discutido e deliberado em nossa última assembleia extraordinária, cuja pauta teve 6 pontos extensos, representando um pouco dos muitos assuntos represados nas respectivas áreas.

1 - Conselho Municipal de Cultura e Fundo Municipal: Após informes sobre a aprovação da lei do Conselho e de sua prometida sanção pelo Prefeito, na II Conferência Municipal de Cultura, relatou-se os encaminhamentos já tomados para a rápida tramitação do Fundo Municipal de Cultura, que se encontra na Câmara e que a executiva estará acompanhando até o fim. Após exaustiva discussão, o Fórum decidiu que reunira-se durante a Conferência Municipal de Cultura, conforme escrito acima.

2 - Sindicatos: Explanação sobre complicado assunto da representação sindical (pelega e aparelhista) dos artistas, especialmente usando o exemplo do SATED. Deliberou-se que esta discussão deverá dar-se em nível estadual, amadurecida junto aos diversos grupos temáticos do Fórum, sendo estes por segmento artístico, sempre articulados por outros grupos no estado, buscando uma legítima base de oposição.

3 - Concurso de logotipo para o Fórum: Apresentada a importância do concurso, mais algumas considerações acerca de sua formatação, a executiva ficou encarregada de apresentar proposta regulamentadora na próxima assembléia.

4 - Eventos: A executiva apresentará proposta de eventos, como debates sobre cultura, incluindo a presença de renomados de diversas áreas, e intervenções no espaço urbano. Como idéia, comentou-se sobre um projeto de ocupação artística no Parque Municipal do Córrego Grande. Estas ações serão definidas a partir da criação dos grupos temáticos, onde será possível criar uma demanda e logística para estes eventos.

5 - PLC nº. 928 / 2007 (que cria a Tela Histórica e Cultural): Sobre o PLC nº 928 / 2007, que cria a Tela Histórica e Cultural, de autoria do vereador Márcio de Souza, deliberou-se, após algumas considerações sobre necessárias mudanças no mesmo, que será discutido no âmbito da câmara de artes plásticas, uma proposta de alteração. Ocorreu ainda um debate sobre a Lei Municipal 3255/89, aprovada em 1989 e implantada em 1997, que dá direito às construtoras de aumentar em 2% o estabelecido como área total pelo Plano Diretor municipal. Para isso, o empresário deve colocar no prédio, num campo de visão do transeunte, uma obra de arte.

6 – Fundação Municipal de Cultura Franklin Cascaes: Preocupados com a frágil situação funcional da Franklin Cascaes, o Fórum decidiu que defenderá a criação de um quadro próprio de funcionários, hoje inexistente no órgão, deixando-o política e administrativamente abalado. Além disto, o Fórum deliberou que, além de uma fundação cultural forte e atuante, Florianópolis também precisa de uma Secretaria Municipal de Cultura.

Observação Geral:

- Referente às Câmaras temáticas, será enviado um e-mail pelo Fórum, somente aos membros cadastrados, para recebermos as manifestações e adesões. Após isto, serão criados os grupos para deliberar as próximas ações. Portanto, repito, solicite já a sua ficha pelo e-mail forumculturaldeflorianopolis@gmail.com

Um grande abraço.

Murilo Silva - Presidente do FCF

Nenhum comentário: