14.9.09

Santo Antônio de Lisboa
SAÚDE EM DEBATE
Hoje, às 19h30


A situação do Posto de Saúde de Santo Antônio de Lisboa será discutida hoje, às 19h30, durante reunião no Salão Paroquial. A Secretaria Municipal de Saúde vai apresentar o projeto da nova unidade.

Confira a seguir a manifestação oficial do Conselho Local de Saúde – Distrito de Santo Antônio de Lisboa sobre o problema.

"Nosso posto de saúde está em perigo!!!

Venha e faça sua parte!
Unidos podemos mais.

Senhores moradores, que tipo de Posto de Saúde queremos para nossa comunidade? Você conhece as reais condições do nosso posto de saúde?
Alguns fatos para refletir:

* Mais de 100 pessoas por dia buscam o Posto de Saúde para atendimento.

* O Posto de Saúde conta com 12 funcionários (fixos) que trabalham dentro da unidade de 2ª a 6ª feira e mais 15 funcionários que (prestam serviço) usam a unidade em horários alternados.

* As instalações elétricas encontram-se em mal estado de conservação, sofrem com as infiltrações da chuva e as fiações velhas apresentam risco de curto circuito.

* Dos quatro banheiros existentes, dois encontram-se fora de serviço porque há entupimento, não possibilitando o uso adequado aos pacientes e funcionários. Não se sabe se existe fossa séptica no Posto ou se os dejetos são lançados diretamente ao mar.

* A sala de limpeza e esterilização de materiais é a mesma onde se fazem os curativos. Não há nem mesmo duas pias neste recinto.

* Faltam salas para atendimento à comunidade necessárias em programas com grupos de grávidas, diabéticos, hipertensos, tabagismo, adolescentes e outros.

* Os prontuários, que são documentos confidenciais de cada um individualmente, ficam expostos por todo Posto de Saúde, inclusive na sala de espera, onde qualquer pessoa pode passar os olhos sobre informações privativas do usuário (doenças, informações pessoais, etc.)

* Tais condições físicas insalubres interferem no atendimento e na vida dos funcionários que se dedicam à comunidade.

Na década de 1950, quando o posto de saúde foi construído (1953), a cidade de Florianópolis contava com perto de 50 mil habitantes (dados do IBGE). Hoje, o crescimento populacional nos traz a marca de quase 400 mil habitantes. Nosso Distrito não está fora deste contexto, mas a estrutura do Posto permanece a mesma de 56 anos atrás.

Desde 2002 a comunidade clama pela construção de um novo posto de saúde. Em 2005, foi feito o projeto e colado nos murais do Posto; foi escolhido o local (ao lado do terminal TISAN) e feito orçamento para execução da obra; a construção já foi prometida publicamente em campanhas eleitorais. Mas até agora, só recebemos uma nova promessa para 2010.

O Conselho Local de Saúde do Distrito de Sto. Antônio solicita que a Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura de Florianópolis cumpra sua promessa e obrigação com as comunidades de Sambaqui, Barra de Sambaqui, Cacupé e Santo Antônio.

Para manter nossa vigilância na cobrança de nossos direitos, todos os moradores estão convidados a Participarem das atividades e reuniões do Conselho Local de Saúde do Distrito, que acontecem nas primeiras segundas-feiras de cada mês, às 19:30h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora das Necessidades, em Santo Antônio de Lisboa."

Conselho Local de Saúde – Distrito de Santo Antônio de Lisboa

*

TERRA DE FARÓIS

A RBS TV apresentou no último sábado (ver abaixo) a primeira parte do documentários "Terra de Faróis", dirigido por Chico Pereira, destacando a importância dos faróis de São Francisco do Sul, Ilha do Arvoredo e Naufragados (Florianópolis) e Santa Marta (Laguna). Moradores da região participam do trabalho, como Antônio Cardoso (Marujo) e o empresário e defensor do patrimônio histórico catarinense, Armando Gonzaga, que são entrevistados. Além disso, o títular do Sambaqui na Rede figura como consultor.

SINOPSE

"Terra de Faróis" é um documentário inédito, produzido especialmente para o SC EM CENA 2009. Trata-se de um tema com importância histórica, roteirizado a partir de textos Bíblicos, provérbios quinhentistas e poesias de Fernando Pessoa e Emily Dickinson. Um roteiro realizado e construído a partir da vivência da equipe com os faroleiros da Ilha do Arvoredo e do farol de Santa Marta depois de pernoitar e passar dias nesses faróis, de enfrentar maus tempos para chegar ao Farol da Ilha da Paz, de fazer imagens aéreas da ilha de Santa Catarina e do Farol de Naufragados, para mostrar a relação intrínseca que há entre o homem e o mar. O documentário também pretende um resgate das construções marítimas que clamam pela conservação de seus patrimônios, não só como potencial turístico como também ambiental. (C. P.)


A segunda parte do documentário vai ao ar no próximo sábado (19.9). Confira o primeiro programa.



*

Debate sobre a Palestina

O Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino convida você e seus amigos para o debate sobre a Causa Palestina!

Dia: 16 de setembro de 2009 - quarta-feira

Debate: Palestina hoje - relato da viagem de Khader Othman a Palestina com exposição de fotos!!

Hora: 19 horas
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários - Rua Visconde de Ouro Preto, 308, Centro - Flrorianópolis.

Informações: comitepalestinasc@yahoo.com.br

Sua presença é fundamental! ajude a divulgar esse evento!!

VISITE NOSSO BLOG
http://somostodospalestinos.blogspot.com/

Palestina livre!
Viva a Intifada! Resitência até a vitória!

Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino

"Um beduíno sozinho não vence a imensidão do deserto, é preciso ir em caravana".

Nenhum comentário: