21.9.09

SALADA CULTURAL
Murilo Silva, Conferência de Cultura,
Semana Ousada e Jornalismo


*
Convocada a
2ª Conferência
Municipal de Cultura

Por Dieve Oehme/FCFFC

O prefeito Dário Berger assinou o decreto de convocação para a 2ª Conferência Municipal de Cultura e constituiu a comissão organizadora do evento, que será presidida por Dennis Radünz, Coordenador de Patrimônio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Marcada para os dias 2 e 3 de outubro, a conferência local vai discutir e elaborar propostas de políticas públicas para a valorização, fortalecimento e democratização da cultura em âmbito municipal, estadual e federal. A abertura do evento será no dia 2 de outubro, no Teatro Álvaro de Carvalho, às 19h.

Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, o encontro municipal deve reunir gestores, artistas, pensadores, ativistas culturais, produtores, empresários, e sociedade civil como um todo. As palestras e a plenária serão realizadas no dia 3 de outubro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das 8h às 20h.

Cinco eixos temáticos devem nortear os debates, conforme diretrizes sugeridas pelo Ministério da Cultura: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Institucionalidade da Cultura; e Cultura e Economia Criativa. As propostas aprovadas no encontro municipal serão encaminhadas ao evento estadual, marcado para o dia 25 de novembro, em Florianópolis. Já a Conferência Nacional de Cultura será realizada de 11 a 14 de março de 2010.


Mobilização

Para divulgar as informações sobre a 2ª Conferência Municipal de Cultura e mobilizar o setor em Florianópolis, a Fundação Franklin Cascaes criou um blog [link ao lado]. As unidades da FCFFC estão disponíveis para sediar reuniões setoriais da classe artística e cultural, que se mobiliza para o evento. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3333-1322 e 3324-1415.

Durante a conferência local serão escolhidos os delegados para representar Florianópolis na etapa estadual. Se mobilizar mais de 500 participantes, o município poderá eleger 25 representantes. Além disso, no evento serão eleitos os 15 membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), conforme estabelece o substitutivo global ao projeto de lei 13.063/2008, aprovado pela Câmara de Vereadores, por unanimidade, no início do mês.

Resultado de um acordo entre o legislativo, Fundação Franklin Cascaes e Fórum Cultural de Florianópolis, a matéria alterou os dispositivos da Lei 2.639, de 1987, que criou o Conselho Municipal de Cultura, mas que nunca foi constituído. Pela nova proposta, o CMPC será um órgão deliberativo, consultivo e normativo de assessoramento ao poder executivo, com 30 membros. Quinze serão designados pelo prefeito e os demais, representando a sociedade civil, serão eleitos na Conferência Municipal de Cultura.

O Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, afirma que o poder público está empenhado não só na realização de uma conferência democrática e participativa, como também na efetiva implantação do conselho. “Esse é um momento muito especial, pois vamos tornar realidade um anseio da classe artística e cultural, resolvendo uma situação que se arrastava há 22 anos”, destaca.

O gestor da FCFFC defende ainda a criação do Fundo Municipal de Cultura e a elaboração do Plano Municipal para a área cultural. “Com esse arcabouço, teremos uma política de Estado para a cultura, ultrapassando as questões de governo. Isso colocará Florianópolis em sintonia com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura”, conclui Rodolfo Pinto da Luz.

Informações sobre a 2ª Conferência Municipal de Cultura

Blog da Conferência

Casa da Memória – (48) 3333-1322

FCFFC / Forte Santa Bárbara – (48) 3324-1415

*
Forumpolis

Por Murilo Silva*

A palavra Fórum, originada do latim, nos presenteia com significados extremamente proveitosos. No ambiente rural, Fórum é o lugar para azeitonas e uvas serem pisadas. Já no meio urbano, em sentido mais genérico e conhecido, Fórum é o lugar de debates, é a praça pública na antiga Roma. Portanto, transformando azeitonas e uvas em azeite e vinho, ou palavras e gestos em debate e ação, Fórum é o lugar, de excelência, da participação e transformação. E Polis, do grego, é a Cidade formada e organizada pelos cidadãos.

Como já noticiado na imprensa, no final do mês de agosto foi criado o Fórum Cultural de Florianópolis – FCF. Na assembleia de fundação compareceram, entre entidades e produtores culturais, 102 cidadãos construtores de um espaço de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural. Entre outras coisas, o FCF deverá contribuir para o cumprimento, pelo Governo Municipal e Sociedade, do dever constitucional de assegurar o desenvolvimento pleno da cultura e da cidadania, a partir da realização de políticas públicas em âmbito municipal.

No próximo dia 24 de setembro, às 18 horas de uma quinta-feira, no Teatro da Ubro, o FCF realizará a sua primeira assembleia extraordinária. Na pauta, os seguintes assuntos: Fundação Franklin Cascaes; Conselho Municipal de Cultura (recente conquista do FCF); Concurso de logotipo para o Fórum; Proposta de eventos e projetos; PLC nº. 928 / 2007 (que cria a Tela Histórica e Cultural); e Sindicatos.

Além de seus membros fundadores, e apesar de já ter nascido forte e representativo, este Fórum está sendo diariamente ampliado com a chegada de novas entidades e pessoas. Para isto, estão solicitando a ficha de cadastro e de adesão pelo e-mail forumculturaldeflorianopolis@gmail.com e enviando preenchidas para a caixa postal 460.

Assim, crescendo com as discussões necessárias do ambiente cultural e artístico, o Fórum consolida-se como promotor de cidadania cultural, onde a expressão não ocorre somente na esfera do evento, que vem e vai como o vento, mas sobretudo no dia-a-dia de nossa gente, com projetos culturais enraizados nesta Polis, que não é só de Floriano, mas de muitos outros Fulanos e Sicranos.

*Murilo Silva, filósofo, Presidente do Fórum Cultural de Florianópolis.

*
2ª Semana Ousada de Artes
UFSC/UDESC


A segunda edição da Semana Ousada de Artes, evento cultural promovido integradamente entre a UFSC e a UDESC inicia na próxima segunda-feira, dia 21/9. As atividades acontecem durante toda a semana nos respectivos campi universitários da Trindade e Itacorubi. Serão oferecidas 10 oficinas gratuitas: dança, dramaturgia, artesanato, expressão corporal, jogos teatrais, entre outras. Também acontecem atividades nas áreas de cinema, teatro, dança, música, artes visuais, moda, design, arquitetura e filosofia.

A programação completa está no site www.semanaousada.ufsc.udesc.br.
Informações: (48) 3721-8329 ou 3721-9279.

*

UFSC
8ª Semana do Jornalismo

Entre os dias 21 e 25 de setembro acontece a 8ª Semana de Jornalismo da UFSC, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A programação inclui palestras, mesas de discussão, minicursos e exibição de TCCs e documentários. Este ano o evento terá a presença do cronista Marcelo Rubens Paiva e a equipe do programa Profissão Repórter. Os temas dos nove minicursos são: after effects, charges, crítica cultural, desenvolvimento de projetos editoriais, locução, noções jurídicas e econômicas para jornalistas, produção de perfis, técnicas de entrevista e videoclipe.

Todas as palestras e mesas serão transmitidas pelo site do Estúdio de Videoconferência CCE: www.videoconferencia.cce.ufsc.br.

A programação completa está no site www.semanadojornalismo.ufsc.br.
Informações: semanadojor@gmail.com

Nenhum comentário: