24.9.09

Florianópolis, 25.9.2009
Ato contra o golpe em Honduras



O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, diante dos fatos que se agravam em Honduras, com bloqueio de informações, retirada de sinal de rádios combativas, violência policial, assassinatos e desaparições, convoca todos os sindicatos e lutadores sociais para um ato em defesa do povo de Honduras, contra o cerceamento de informações, contra a violência e pelo retorno de Manuel Zelaya ao poder. Honduras é parte da grande pátria Latino-Americana e a vitória de sua gente é a vitória da gente brasileira. Será nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, na Esquina Democrática em Florianópolis, das 11h30min às 14h. Venha participar! O povo de Honduras em luta precisa de cada um! (Elaine Tavares)




Fotos: CMI-Honduras.
*
Resultados do
Concurso Literário
Sábado, 26.9.2009, no Cesusc

Pessoal,

Este é o convite para o Dia de Responsabilidade Social do Cesusc, onde às 11h serão entregues os prêmios às crianças classificadas no 1º Concurso Literário da Semana Cultural de Santo Antonio de Lisboa. Será apresentado o livro com as obras selecionadas.

Esperamos todos lá.
Um abraço,
Lúcia.

*
Emanuel na TV Senado

Amigos (as)
Saudações.
Fui informado que será exibida na TV Senado, no dia 27 de setembro, domingo (às 8:00, com reprise às 20:00), entrevista que concedi sobre o meu último livro, o romance "Olhos Azuis -Ao Sul do Efêmero".
Esperando que a programação seja mantida, ficaria feliz se os amigos (as) dessem
uma espiada.
Fraternalmente, Emanuel Medeiros Vieira

*
SUL DA ILHA
DEBATE
SANEAMENTO


AMOCAM, Núcleo Distrital do Campeche e Núcleo Distrital do Pântano do Sul do PDP, SOS Esgoto Sul da Ilha, FEEC – Federação das Entidades Ecologistas Catarinense, INMAR - Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima e Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche

CONVIDAM:

1ª OFICINA PARA
SISTEMAS DE TRATAMENTO
ALTERNATIVOS DE ESGOTO

DIA 26 de setembro de 2009

Hora: das 13h30 às 18h30

Local: Clube Catalina (av. Pequeno Príncipe, em frente à Escola Brigadeiro Eduardo Gomes)


Roteiro:

Momento 1: Apresentação do conteúdo e reflexão.

Momento 2: Exercício aplicado à região do sul da Ilha (trabalho em grupos).

Momento 3: Junção das experiências e fechamento de um produto final.


Pela primeira vez se discutirá em Florianópolis, de forma séria e aprofundada, sistemas alternativos de tratamento de esgotos, necessidade advinda das imensas dificuldades encontradas diante das soluções apresentadas pela Prefeitura Municipal e a concessionária local desse serviço, a Casan. Na região do sul da Ilha, o projeto previa inicialmente dispor do efluente final da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Rio Tavares, que desemboca na Baía Sul atravessando a Reserva Extrativista do Pirajubaé.

Posteriormente, a Casan apresentou um projeto reformulado, no qual o efluente final da ETE localizada próximo ao Bairro Carianos disporia seus efluentes finais na Baía Sul, o que causou rejeição e indignação por parte da população local, especialmente dos maricultores.

Por último, a Casan, reformulando novamente seu projeto para o sul da Ilha, apresentou a solução de jogar os efluentes finais no mar aberto, por via de um emissário submarino a ser construído entre as praias da Joaquina e do Campeche, causando forte rejeição em todas as comunidades do sul da Ilha.

Apesar das diversas discussões já havidas no processo do Plano Diretor Participativo, com a realização de vários seminários sobre o tema saneamento nos diferentes Núcleos Distritais do sul da Ilha, nunca se produziram alternativas concretas aos projetos de tratamento de esgotos apresentados pela Casan ao longo dos últimos anos. Daí a importância dessa oficina, que inaugura um novo olhar, uma nova abordagem sobre o tema, e abrirá uma salutar discussão que interessa a todos os habitantes de Florianópolis.

Participe da 1ª Oficina para Sistemas de Tratamento Alternativos de Esgotos!

Contatos: nucleodistritalcampeche@gmail.com.

Nenhum comentário: