8.9.09

Proteção garantida
PONTA DO SAMBAQUI SERÁ
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO


Chuva não impediu visita a tomada de decisões.

A região da Ponta do Sambaqui (Sambaqui, Florianópolis-SC) será transformada em unidade de conservação vinculada ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), com plano de manejo e conselho gestor. Isso deve acontecer através de uma parceria entre entidades comunitárias e sociais de Sambaqui e a Floram, com a participação de órgãos como Patrimonio de União, Marinha do Brasil e Iphan, entre outros.

A primeira conversa nesse sentido ocorreu a pouco na Ponta do Sambaqui, com a presença do presidente da Floram, Gerson Basso, e representantes dos maricultores, Clube Triunfo, Associação de Bairro de Sambaqui (ABS) e Conselho Comunitário de Sambaqui. O assunto volta a ser debatido na próxima segunda-feira, dia 14.9, às 16h30, na Floram.

A idéia de transformação da área num parque urbano está descartada, pois ficaria menos protegida do que está agora, como patrimônio paisagístico de natural do município de Florianópolis (Decreto Municipal nº 116/85). Uma arquiteta da Floram deve elaborar um projeto para a Ponta, com o mínimo de intervenção no ambiente natural. Basso, que não conhecia o local, ficou encantado com a beleza e a preservação da Ponta do Sambaqui.

O intendente Maurício Meurer acompanhou a movimentação. Ficou acertado que na próxima semana funcionários da Intendência de Santo Antônio de Lisboa e da Floram vão fazer uma capina no local.



*
Maricultura irregular
começa a ser retirada



Nenhum comentário: