Bloco
ENGENHO DE DENTRO
Fedo assume a presidência
ENGENHO DE DENTRO
Fedo assume a presidência
O Bloco Engenho de Dentro tem nova diretoria. Em reunião ocorrida há pouco, Alfredo Queiroz (Fedo) foi eleito para a presidência da entidade criada em 1995.
A assembléia realizada da sede da Sociedade Cultural Baiacu de Alguém (Santo Antônio de Lisboa), escolheu os demais integrantes da diretoria: Horário (René) Gomes (vice), Manoel Cândido da Luz (Marreco, 1º secretrário), Dejair Lima (2º secretário), Manoel Hercílio Marciano (Déca, 1º tesoureiro), Gabriel de Lima (2º tesoureiro), Gabriel Vaz Píres (diretor de patrimônio), Maria Antônio Campos Gomes (Toninha, diretora social e cultural) e Wictor Silva Dutra (diretor de produção e eventos).
O Conselho Fiscal passa ser integrado por Altair de Lima (presidente), Sérgio Roberto Bertoldo, Djalma de Lima, Roldão Vaz Píres e Vardevino de Lima (membros). A sede provisória do Engenho de Dentro funciona no galpão de Antônio Píres da Cunha (Toninho), no início da travessa que leva o nome de sua mão (Jandira Píres da Cunha), em Sambaqui.
A assembléia realizada da sede da Sociedade Cultural Baiacu de Alguém (Santo Antônio de Lisboa), escolheu os demais integrantes da diretoria: Horário (René) Gomes (vice), Manoel Cândido da Luz (Marreco, 1º secretrário), Dejair Lima (2º secretário), Manoel Hercílio Marciano (Déca, 1º tesoureiro), Gabriel de Lima (2º tesoureiro), Gabriel Vaz Píres (diretor de patrimônio), Maria Antônio Campos Gomes (Toninha, diretora social e cultural) e Wictor Silva Dutra (diretor de produção e eventos).
O Conselho Fiscal passa ser integrado por Altair de Lima (presidente), Sérgio Roberto Bertoldo, Djalma de Lima, Roldão Vaz Píres e Vardevino de Lima (membros). A sede provisória do Engenho de Dentro funciona no galpão de Antônio Píres da Cunha (Toninho), no início da travessa que leva o nome de sua mão (Jandira Píres da Cunha), em Sambaqui.
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Fotos de mestres
Exposição no Cesusc
Abre nessa terça-feira (7.6) no Cesusc a exposição fotográfica “Paris 75-05 : 30 ans de décalage”, dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, com obras dos fotógrafos Flávio de Oliveira e João Pedro Assumpção. É uma visita a París a partir da visão de dois profissionais em diferentes momentos de suas vidas.
Diz o texto informativo da exposição:
"É uma mostra singular em sua pureza fotográfica, em sua plenitude visual, sua franqueza estética, sua narrativa que ultrapassa a formalidade temporal, mostrando claramente a declaração de amor destes fotógrafos pela fotografia tradicional, por imagens atemporais, pela verdade estética e claro por Paris.
Vale a pena estar diante desta mostra fotográfica que efetiva em seu conjunto estético uma das mais belas obras feitas pelo labor incessante, pelo conhecimento técnico e artístico e sobre tudo pelo conhecimento da fotografia.
Age com casualidade o destino quando une dois fotógrafos que produziram tanto sem saber que um dia seus caminhos se cruzariam, sendo fruto deste encontro esta monumental obra que Paris merecia por sua existência possuir".
Vale a pena estar diante desta mostra fotográfica que efetiva em seu conjunto estético uma das mais belas obras feitas pelo labor incessante, pelo conhecimento técnico e artístico e sobre tudo pelo conhecimento da fotografia.
Age com casualidade o destino quando une dois fotógrafos que produziram tanto sem saber que um dia seus caminhos se cruzariam, sendo fruto deste encontro esta monumental obra que Paris merecia por sua existência possuir".
“Paris 75-05 : 30 ans de décalage”
Complexo de Ensino Superior de Santa (Cesusc)
SC-401 - Trevo de Santo Antônio de Lisboa
Abertura dia 7.7.2009 (terça)
20 horas
Complexo de Ensino Superior de Santa (Cesusc)
SC-401 - Trevo de Santo Antônio de Lisboa
Abertura dia 7.7.2009 (terça)
20 horas
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Oficina no CIC
Sugestão de oficina de férias para crianças de 6 a 10 anos, entre os dias 20 e 25 dessse mes, coordenada pela educadora corporal Fernanda Damerau Cruz. A programação inclui: a) preparação teatral: corpo, voz, postura e apresentação; b) percussão corporal e ritmos; c) noções básicas de mímica; d) teatro de bonecos de pano; e) comédia e clown (palhaço); f) construção e encenação de uma história.
Local: Oficinas de Arte – Centro Integrado de Cultura – CIC
Data: 20 a 24 julho 2009
Horário: 14h30 às 17h30 horas
Preço: R$ 150,00
Reservas: (48) 3234-4715, 3953-2314, 3953-2310 e 9969-0603 ou ofarte@fcc.sc.gov.br
Observação: trazer lanche e vestir roupas confortáveis
Data: 20 a 24 julho 2009
Horário: 14h30 às 17h30 horas
Preço: R$ 150,00
Reservas: (48) 3234-4715, 3953-2314, 3953-2310 e 9969-0603 ou ofarte@fcc.sc.gov.br
Observação: trazer lanche e vestir roupas confortáveis
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O alerta de Hobsbawn
Acaba de sair a mais nova reflexão de Eric Hobsbawn, publicada no site Rebelión, intitulada "Después del siglo XX: Un mundo en transición". Para o historiador inglês, a raça humana tem 50% de possibilidades de sobreviver ao séxulo 21. Mas o autor afasta o cunho apocalíptico da análise e afirma que "si la humanidad sobrevivió al siglo XX, igualmente lo hará en el siglo XXI".
Segundo ele, o "el mundo de principios del siglo XXI se caracteriza por tres sucesos principales:
• Las enormes fuerzas que aceleran la velocidad de nuestra capacidad de producción y que, al hacerlo, cambian la faz del mundo. Esto es así y así continuará.
• Un proceso de globalización acelerado por la revolución en el transporte y las comunicaciones, nos indica que: a) sus efectos mayores corresponden directa o indirectamente a la globalización económica; aunque b) se presenta en todos los campos excepto en los del poder político y la cultura, en la medida en que dependen del idioma.
• El reciente pero rápido cambio en la distribución de la riqueza, el poder y la cultura, de un patrón establecido que duró de 1750 a 1970 a uno todavía indeterminado.
Confira o restante da reflexão de Hobsbawn.
• Las enormes fuerzas que aceleran la velocidad de nuestra capacidad de producción y que, al hacerlo, cambian la faz del mundo. Esto es así y así continuará.
• Un proceso de globalización acelerado por la revolución en el transporte y las comunicaciones, nos indica que: a) sus efectos mayores corresponden directa o indirectamente a la globalización económica; aunque b) se presenta en todos los campos excepto en los del poder político y la cultura, en la medida en que dependen del idioma.
• El reciente pero rápido cambio en la distribución de la riqueza, el poder y la cultura, de un patrón establecido que duró de 1750 a 1970 a uno todavía indeterminado.
Confira o restante da reflexão de Hobsbawn.
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