5.7.09

Novembrada
SEGUNDO ANA CARLA PIMENTA

Início da rua Felipe Schmidt (Florianópolis-SC). Repressão ao
ato que pediu a libertação dos estudantes presos.
A foto é minha.

"Novembrada, um protesto esperado", título do vídeo documentário da formanda em Jornalismo pela Estádio de Sá, Ana Carla Pimenta, com estréia hoje (6.7), às 20 horas, no auditório do Palácio Cruz e Sousa, palco dos protestos de 30 de novembro de 1979 contra o presidente figueiredo e a ditadura civil-militar.

O vídeo reúne imagens inéditas do episódio e entrevistas com estudantes, jornalistas, historiadores, sociólogos, personalidades políticas e populares que vivenciaram aquele momento. O trabalho abrange os protestos do dia 30 e seus desdobramentos, que fazem parte das mobilizações pelo fim do regime militar no país.

O documentário foi produzido como Trabalho de Conclusão do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá orientado pela professora Regina Zandomênico.

Ana Carla Pimenta optou nesse primeiro momento por versão compacta, visando cumprir as formalidades acadêmicas, ouvindo lideranças estudantis, o ex-senador e advogado dos estudantes presos e enquadados na Lei de Segurança Nacional, Nelson Wedekin, o ex-governador Esperidião Amin, o atual procurador geral do estado, Sadi Lima, e a historiadora Marlene de Fáveri, entre outros.

Outra versão mais completa está sendo planejada. “Falta obter recursos financeiros para viabilizar um documentário maior, que contenha todas as entrevistas realizadas”, diz Ana Pimenta.

CONVITE

Um comentário:

CARMEN KOWALSKI disse...

Neste dia, Toninho Kowalski era assessor do Governador e eu fui fazer uma visita para ele com nossa filha que tinha, então, 1 ano e 6 meses. Chegando no Centro, estva um horror.
Entramos, eu e nossa filha, na antiga Casas Arapuã, hoje, Livrarias Catarinense, e nos enfiamos literalmente embaixo de uma mesa exposta para venda no momento exato em que um cavalo da Polícia Militar levantou as patas e investiu contra nós duas.
Alguém nos viu e chamou o Toninho que mandou alguém nos resgatar.
Fizemos parte, assim, deste momento histórico para o Brasil.