19.7.09

Começa a fase preparatória da 2ª
Conferência
Municipal de Cultura

Foto: Assessoria de Comunicação/FFC.

Evento deve acontecer setembro ou outubro de 2009. A primeira reunião foi na quinta-feira (17.7), coordenada pelo superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. A próxima será na sexta-feira (24.7), às 17 horas, na Casa da Memória (Centro). A Conferência Municipal resulta de diretrizes do Plano Nacional de Cultura que sugere a discussão do tema central Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento, Por essa proposta serão realizados debates em torno de cinco eixos temáticos: Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável; Cultura e economia criativa; e Gestão e institucionalidade da Cultura.

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz reafirmou aos participantes que a Fundação Franklin Cascaes está empenhada na construção de políticas públicas para a Cultura. Segundo ele, isso abrange não só a realização de uma conferência democrática e participativa, mas também a implantação do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural, que poderá ter o caráter deliberativo, consultivo e normativo. “Isso vai ficar definido nas atribuições. Estamos trabalhando intensamente para implantar essas medidas ainda em 2009”, disse.

A reunião teve a presença dos escritores Salim Miguel, Flávio José Cardozo, Amilcar Neves, Júlio Queiroz, Vítor da Rosa, Jair Francisco Hamms e Maria de Lourdes Ramos Krieger. Também participaram Murilo Silva, representando o Gabinete do Deputado Estadual Pedro Baldissera (PT) e César Floriano, representante da cultura no Plano Diretor Participativo, além de técnicos da FCFFC e da Secretaria Municipal de Administração (PMF).

Presença dos representantes da Ordem dos Músicos do Brasil; Polyphonia Khoros; Projeto Orquestra-Escola; Regional-Sesc; Fundação Catarinense de Cultura; Secretaria de Estado da Cultura; Fundação Cultural Badesc; Associação Cultural Panvision; Fundo Municipal do Cinema (Funcine); Cinemateca Catarinense; Mostra de Cinema Infantil; Curso de Cinema da UFSC; Academia Catarinense de Letras; Círculo Ítalo-Brasileiro; Associação Catarinense de Artistas Plásticos; Associação Nipo-Catarinense; Ordem dos Advogados do Brasil; Associação dos Artesãos da Feirarte; Associação Cultural Sol da Terra; Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial; Grupo Afro-Catarina; Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros; Aliança Francesa; Casa dos Açores; Barca dos Livros e Arquivo Histórico de Florianópolis.

(Baseado em texto de Dieve Oehme/17.7.2009. Assessoria de Comunicação FFC)

*
Esqueceram de nós (1)

Nenhuma localidade do distrito de Santo Antônio de Lisboa e imediações foi contemplada com qualquer atividade dos 22 anos da Fundação Franklin Cascaes. Nem de uma singela sessão do projeto Cinema nas Comunidades lembraram. Bacana!


*
Diploma de Jornalista
Santa Catarina está na luta!*

O Sindicato dos Jornalistas já mantinha uma luta constante em defesa da regulamentação profissional e desde o dia 17 de junho, quando da derrubada do diploma pelo STF, o SJSC ampliou esse trabalho. Desde então, organizou assembléias, reuniões e a busca de apoio no poder legislativo, traduzido com a aprovação de moções que reivindicam a volta do diploma.

Foram realizadas até o momento oito assembléias da categoria – Florianópolis, Concórdia, Criciúma, São Miguel do Oeste, Tubarão, Itajaí, Lages e Jaraguá do Sul – e em todas firmou-se a proposta de defesa intransigente da exigência de formação superior específica para o exercício da profissão. Algumas dessas cidades formaram as Comissões de Resistência e Luta dos Jornalistas de Santa Catarina, formadas por profissionais, estudantes e entidades aliadas a reivindicação da categoria. A próxima assembléia ocorre em Rio do Sul, dia 4 de agosto, e é possível que na mesma semana as reuniões também aconteçam em Blumenau e Joinville.

O presidente Rubens Lunge, que participou dos oito encontros, salientou que as assembléias têm sido significativas: “estamos nos fortalecendo e precisamos ampliar a luta em defesa do diploma, em defesa da profissão”. Destacou ainda o trabalho dos dirigentes do interior na busca de apoio entre os vereadores catarinenses.

Em outra frente, o SJSC acionou os parlamentares de SC em busca de apoio à luta da classe, resultando na aprovação de moções favoráveis ao diploma nas Câmaras de Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Criciúma e Florianópolis. O Legislativo de Seara vota requerimento de igual teor na segunda-feira, dia 20/07. A Assembléia Legislativa de Santa Catarina também se engajou no processo com aprovações de duas moções.

* Texto da assessoria de comunicação do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina. Veja a matéria completa e as deliberações do Estado para a reunião nacional entre a FENAJ e os Sindicatos.

Nenhum comentário: